31 de jul. de 2008

Curso Introdução à Educação Digital no CEPI.


Como citado em portagem anterior, temos que repassar essa formação aos demais colegas professores, que estão em nossas escolas, entretanto, é agora que o desafio começa, o planejamento a seguir é apenas uma simulação do que se pretende fazer, espero que condiza com a verdade, vamos lá!

Ferramentas que irei utilizar para a realização do curso:
  1. Email;
  2. Grupos de discussão;
  3. Fóruns;
  4. Blog;
  5. Bate-papo;
  6. Documentos virtuais;
  7. Gerenciador de ambientes de aprendezangens;
Pretendo inicialmente ministrar o curso para os alunos monitores, para que os mesmos sirvam como apoio quando for ministrado o curso para os professores. Será formadas duas turmas, ambas homogêneas. A primeira turma é para os professores que já tenham noção de informática e a segunda para quem ainda não tenha noção de informática, quando forem formadas as turmas para os professores.
Como serão 40h/a, será ministrada 20 presenciais e 20 à distância utilizando o ambiente de aprendizagem citado anteriormente. A idéias é que inicie ainda no mês de agosto para os professores.
Espero que tudo dê certo an realização deste curso. Este Blog será usado como diário, onde todo dia os cursistas registraram suas experiências.

Curso Introdução à Educação Digital.


O Curso Introdução à Educação Digital, para os coordenadores de LEI, das escolas públicas estaduais do Ceará, na região da 4ª CREDE, iniciou no dia 28/07/2008, com a apresentação do projeto e todos os subsídios e metodologias necessários para o repasse aos professores das escolas, os quais tais professores pertencem.
Conforme o Guia do cursista, um dos subsídios necessários e mais importante do curso, os objetivos são:

  • Objetivo geral
    • Este curso visa a contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização significativa de recursos de computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e recursos da internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.
Iremos sair deste primeiro com a difícil, mas não impossível, missão de repassar aos professores esse valioso curso, para melhorar a prática pedagógica e tornar mais dinâmica e agradável as aulas destes professores.


Educação Digital no CEPI

Olá! Obrigado por visitar o Blog da nossa escola.

Aqui é o espaço para a publicação das produções textuais dos nossos alunos, e vocês como leitores críticos, estão convidados a comentarem tais publicações. Entretanto, ainda não temos produções de nossos alunos, estamos iniciando o semestre com o planejamento do Curso Introdução à Educação Digital, promovido pelo NTE/Camocim em parceria com o MEC/SEDUC/4ª CREDE.