30 de mai. de 2009

Projeto Pessoas Desaparecidas - Participação do Blog

Estamos participando do Projeto Pessoas Desaparecidas. Portanto, a partir desta data você, nosso internauta, sempre encontrará do lado direito do blog um banner, com várias pessoas desaparecidas. Se conhecer alguma entre em contato, com email fornecido no Banner.

21 de mai. de 2009

Novas Regras para postagem no blog.

A partir desta data só será possível comentar as postagens usuários que possuírem conta no google.com. Esta mudança está relacionada a alguns usuários que estavam utilizando-se de contas falsas para denegrir o nome de algumas pessoas da escola.

17 de mai. de 2009

15 dias de saudades.

Passaram-se 15 dias da partida de nosso diretor. A comunidade escolar cepiana ainda sente muita saudades. Foi realizada ontem na igreja matriz de Camocim, uma missa em recordação de Rogério. Esteve presente quase todos professores do CEPI e estudantes, foi uma bela celebração. Veja abaixo o vídeo em homenagem a José Rogério dos Santos Alves.

15 de mai. de 2009

Edital de Convação de Assembléia Geral.

UNIDADE EXECUTORA DO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR IVAN PEREIRA DE CARVALHO





EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL




Convoca-se professores(as), pais de alunos(as), alunos(as) maiores, funcionários(as) do Colégio Estadual Professor Ivan Pereira de Carvalho, localizado a Rua Riachuelo, 2231 no bairro do Cruzeiro, na cidade de Camocim - Ce, bem como quaisquer membro da comunidade interessados em prestar serviços à referida escola, ou acompanhar o desenvolvimento de suas atividades pedagógicas, administrativas e financeiras, para uma Assembléia Geral que será realizada aos dezenove dias, do mês de maio do corrente ano, às dezesseis horas, na sede da Escola para discussão e deliberação sobre os seguintes assuntos:



1- Deliberar sobre a constituição da Unidade Executora da referida Unidade Escolar
2- Discutir e aprovar o estatuto da entidade.
3- Eleger e dar posse aos membros da Diretoria, dos Conselhos Fiscal e Deliberativo e de respectivos suplentes.



Camocim, 15 de maio de 2009



Maria Elizabete Magalhães
Diretora

11 de mai. de 2009

Os resultados estão aparecendo.

Como já foi citado em outras postagens, ainda existem professores resistentes ao trabalho junto às tecnologias, entretanto, na nossa escola esta realidade está mudando a cada dia. Durante o primeiro bimestre letivo tivemos poucas atividades no lei, por vários motivos, seja pela adequação do quadro docente, ou por desinteresse de alguns professores, na verdade o motivo da não-utilização não importa o que importa, é que estes professores estão cada vez mais interessados em utilizar o lei nas suas aulas. E isto é gratificante pra nós, que estamos a frentes do LEI. Ver os números de atendimentos aumentarem faz perceber que a insistência e a perseverança é a solução para trazermos os professores ao LEI. Um exemplo interessante foram os atendimentos do mês de abril, tivemos 400 (quatrocentos) alunos utilizando-se do LEI, principalmente em aulas ministradas pelos professores. Claro que neste montante tivemos a participação da nossa escola no projeto Brasil ponto a ponto. Onde participou algumas disciplinas como História, Geografia, Sociologia e Filosofia. O importante é que estamos tendo professores desenvolvendo atividades, no LEI. Certamente no mês de maio iremos melhorar este número de atendimento.

Solidariedade, se aprende na escola.

O Professor Emiliano, colaborador deste blog, e professor Regente do Centro de Multimeios do CEPI, juntamente com um grupo de alunos desta escola, e aqui destaco o aluno monitor Lincoln Arrais, iniciaram desde o dia 7 de maio o projeto SOL (Salvar outros Lugares). Este projeto está sendo uma grande sacada destas pessoas, pois está ajudando nossos irmãos granjenses e chavalenses, com gêneros alimentícios, água potável, roupas etc. Diante deste gesto de solidariedade, só nos resta apoiar e ajudar no que for preciso, e é isto que toda a escola tá fazendo, AJUDANDO. É só você leitor dirigir-se ao Colégio Estadual Professor Ivan, com seu donativo e doar, para que nossos irmãos possa ter um pouco mais de conforto neste recomço tão difícil. As doações estão sendo encaminhadas às vítimas das enchentes, pela Polícia Militar do Estado do Ceará. Se você possui uma conta do orkut.com, e quer participar da comunidade do projeto é só clicar aqui e participar divulgar este projeto . Não perca tempo participe!
Contato para doações:
Tel: 3621-6471 - Falar com Prof. Emiliano
Colégio Estadual Professor Ivan
Rua Riachuelo 2231 - Cruzeiro
CEP: 62400-000
Camocim - CE

Reunião com alunos monitores

No dia 29 de abril, estivemos reunidos com os alunos monitores, para socializarmos algumas ações com os mesmos. A reunição teve as seguintes pautas:
  • Integrar os alunos que se ofereceram como voluntários para o Centro de Multimeios.
  • Rever a disponibilidade de cada aluno monitor / voluntário;
  • Refazer os horários dos monitores;
  • Reforçar o cumprimento dos horários;
  • Criar um calendário de reunião (preferencialmente mensalmente);
  • Oficina sobre inclusão digital (monitoria);
  • Todos os alunos monitores estiveram presentes neste momento tão interessante.
Na reunião fizemos uma nova escala dos monitores, para que os mesmo possam ter ciência de seus horários de atuação. Veja a seguir a referida escala:
Veja o vídeo motivacional apresentado na reunião. O referido vídeo tinha como objetivo, fazer o aluno monitor refletir sobre sua função no LEI, para que possa realizar com mais afinco e perseverança:

História na Web.

Mais uma parceria que estar dando bons frutos, a professora Toinha, estar cada vez mais atuante no LEI. A citada professora mostrou-se aberta para o uso da internet na sua sala de aula, após planejarmos juntos, a professora ja trouxe várias turmas para pesquisas no LEI, e isto é excelente. Toinha sempre traz novidades sobre temas para pesquisas e seus alunos demonstram muito interesse, sobretudo, por estes temas serem pesquisasdos na internet. A última atividade, até então, desenvolvida no LEI teve como público-alvo suas turmas do turno noite (2ºF, 3ºE e 3ºF). Pretendemos manter estas atividades durante todo ano. Vejas as principais imagens destas atividades:

Parcerias que estão dando certo.

Graças ao incentivo e à insistência, estamos paulatinamente trazendo os professores das diversas áreas para desenvolverem atividades/pesquisas no LEI. A conquista de novos professores para trabalharmos juntos, ainda estar sendo devagar mas chegaremos lá. Desta vez a professora Edvânia, professora de química, trouxe os alunos do terceiro ano C do ensino médio para pesquisarem sobre álcool e sua utilização na sociedade, a turma mostrou-se interessada pela temática, a referida pesquisa se deu no dia 29 de abril. A professor Edvânia já traz seus alunos para realizarem pesquisas no LEI, vamos agora manter este trabalho com a professora, e trazer outros colegas para trabalharmos em parcerias.

Oficina de Pesquisa na Internet para Docentes.

Foi realizada no período de 27 a 30 de abril, a Oficina de Pesquisa na Internet para Docentes do CEPI. A referida oficina, tinha como objetivo subsidiar o professor com o maior número possíveis de metodologias de pesquisas para serem realizadas com o apoio da internet. Tivemos a participação das três áreas do conhecimento. Segundo o que foi possível observar, através de avaliações, os nossos professores sentem-se bastante leigos para utilizarem a informática em sala de aula. Partindo deste ponto, é que realizaremos mais momentos com o objetivo de atrair mais os professores para o LEI. Vejas algumas fotos da oficina:


Disponibilizamos neste post o material utilizado na oficina:
PS: Esta postagem só está sendo realizada hoje por motivos climáticos, explico.:Fui passar o feriado de primeiro de maio na casa de meus pais, em Parnaíba - PI, ao tentar retornar no dia 03/05, fui surpreendido pelo rompimento do acesso à Chaval-Ce. Impossibilitando meu retorno e atualização do blog, com estas informações.

7 de mai. de 2009

Comunidade AMIGOS DE ROGÉRIO ALVES

Se você tem conta no orkut.com, e quer ficar com a lembrança deste baluarte da educação e da irreverência, Rogério, clique aqui e faça parte da comunidade que lembrará sempre quem foi José Rogério dos Santos Alves. Ele jamais sairá da nossa lembrança. Saudades eterna!!!

Homenagem Póstuma a José Rogério dos Santos Alves

Parte Nosso Diretor

A comunidade cepiana está de luto, pois no último domingo, partiu para junto do PAI, o nosso inesquecível amigo José Rogério dos Santos Alves, nosso diretor. Rogério parte deixando um legado incomparável, seja de amigos, seja de feitos educaionais para a comunidade de Camocim. Nós, professores, funcionários, alunos e amigos em geral, só temos a lametarmos sua partidade tão repentina, por outro lado, regozijarmos por ter a certeza de ter mais um anjo a olhar por todos nós, sobretudo, os da comunidade cepiana.