25 de jun. de 2009

Dica Enem: Confira como a física é aplicada no Enem.

Devido às particularidade da prova do Enem, ser um bom leitor, capaz de compreender bem a proposta e o contexto de cada questão fará toda a diferença nos exercícios de física. As questões podem ser formuladas com a utilização de várias estratégias e formas: desde textos propriamente ditos a combinações de textos com tabelas, gráficos, esquemas e diagramas diversos.

"Todas as questões que se utilizam de tabelas, gráficos, esquemas e processos não prescindem do texto, como elemento de apresentação do contexto e de ligação entre as informações. As questões em geral se referem às situações do dia-a-dia do próprio aluno ou da sociedade em que ele se insere em âmbito menor ou maior", explica o professor de física do Cursinho da Poli Venerando Santiago de Oliveira, também autor de parte do material utilizado no curso preparatório para o Enem.

Em geral, os dados e informações são ferramentas para a elaboração da solução. "Não basta buscar e apresentar o dado e pronto: questão resolvida! É necessário entender seu significado, participação e influência na situação à qual ele se refere e como, a partir dele se pode construir uma estratégia de solução. As ferramentas gráficas utilizadas podem ser na forma de pictogramas, cartogramas ou diagramas - os chamados gráficos mesmo", comenta Oliveira.

Dicas importantes
Num gráfico, principalmente num diagrama dito cartesiano:

a) Leia o título do gráfico para entende o assunto.
b) Observe as grandezas apresentadas, os dois eixos para saber o que está sendo representado.
c) Verifique as unidades e se há ordens de grandeza "escondidas" nesses eixos.
d) Olhe para a "curva" e entenda o comportamento geral desse gráfico: se há um comportamento único, se há mais de um comportamento (crescimento ou decrescimento).
e) Procure e identifique pontos de máximo e mínimo e os "zeros" ¿ pontos onde a curva corta o eixo horizontal. Esses normalmente são pontos bastante significativos, pois representam situações onde algo mais importante acontece.
f) Interprete o significado desses máximos ou mínimos.
g) Verifique os intervalos onde há crescimento ou decrescimento.

Normalmente, fazendo isso você estará antecipando as perguntas a serem feitas depois.

Em tabelas, verifique:

a) O título da tabela e as grandezas a serem apresentadas.
b) As unidades e outras informações que possam estar "escondidas" no cabeçalho da tabela.
c) Os valores, procurando destacar o maior e o menor valor ou valores que mostrem uma inversão de tendência (os dados estavam crescendo e de repente começam a diminuir e vice-versa).
d) Observe também que a tabela lhe dá acesso direto aos valores dos dados. O gráfico facilita o entendimento global do conjunto. Portanto, cada um tem sua vantagem.

Num diagrama esquemático (fluxograma, organograma, heredograma):

a) Identifique os elementos que compõem o conjunto.
b) Identifique as relações entre eles: hierarquia, ordem temporal, ordem espacial, rotas alternativas entre os elementos.
c) Examine o processo completo e procure identificar onde a informação fornecida pela pergunta poderia ser encaixada nesse esquema.

Fonte: Portal Terra


TICs na Nova Escola deste mês.

A ascenção das tecnologias em prol da educação está em voga a cada dia. Neste mês a Revista Nova Escola traz na matéria de capa o tema de forma bem atualizada e com dicas sobre a aplicação das TICs nas diversas disciplinas. Veja a reportagem abaixo:

"TICs, tecnologias da informação e comunicação. Cada vez mais, parece impossível imaginar a vida sem essas letrinhas. Entre os professores, a disseminação de computadores, internet, celulares, câmeras digitais, e-mails, mensagens instantâneas, banda larga e uma infinidade de engenhocas da modernidade provoca reações variadas. Qual destes sentimentos mais combina com o seu: expectativa pela chegada de novos recursos? Empolgação com as possibilidades que se abrem? Temor de que eles tomem seu lugar? Desconfiança quanto ao potencial prometido? Ou, quem sabe, uma sensação de impotência por não saber utilizá-los ou por conhecê-los menos do que os próprios alunos?

Se você se identificou com mais de uma alternativa, não se preocupe. Por ser relativamente nova, a relação entre a tecnologia e a escola ainda é bastante confusa e conflituosa. NOVA ESCOLA quer ajudar a pôr ordem na bagunça buscando respostas a duas questões cruciais. A primeira delas: quando usar a tecnologia em sala de aula? A segunda: como utilizar esses novos recursos?

Dá para responder à pergunta inicial estabelecendo, de cara, um critério: só vale levar a tecnologia para a classe se ela estiver a serviço dos conteúdos. Isso exclui, por exemplo, as apresentações em Power Point que apenas tornam as aulas mais divertidas (ou não!), os jogos de computador que só entretêm as crianças ou aqueles vídeos que simplesmente cobrem buracos de um planejamento malfeito. "Do ponto de vista do aprendizado, essas ferramentas devem colaborar para trabalhar conteúdos que muitas vezes nem poderiam ser ensinados sem elas", afirma Regina Scarpa, coordenadora pedagógica de NOVA ESCOLA.

Da soma entre tecnologia e conteúdos, nascem oportunidades de ensino - essa união caracteriza as ilustrações desta reportagem. Mas é preciso avaliar se as oportunidades são significativas. Isso acontece, por exemplo, quando as TICs cooperam para enfrentar desafios atuais, como encontrar informações na internet e se localizar em um mapa virtual. "A tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo de hoje", afirma Marcia Padilha Lotito, coordenadora da área de inovação educativa da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Em outros casos, porém, ela é dispensável. Não faz sentido, por exemplo, ver o crescimento de uma semente numa animação se podemos ter a experiência real."

Fonte: Nova Escola

19 de jun. de 2009

Simulados online.

A partir do início das inscrições do Enem 2009, as instituições começam a mobilizar-se para preparar seus alunos, e a nossa escola, é claro, não vai ficar para trás.
Selecionamos aqui alguns simulados online, para o Enem 2009 e também sites onde você pode baixar provas comentadas de outros Enem. Veja a seguir a lista com os endereços, clique em cima para acessar:
  1. Provas comentadas;
  2. Prova e resolução
  3. Simulados online I;
  4. Simulados online II;
Os nossos professores estão preparados para tirar as dúvidas sobre as diversas áreas do conhecimento, que venham a cair no Enem. Caro leitor, agora é só estudar e garantir um bom resultado no Enem 2009.

Inscrições Enem 2009.

Em parceria com o LEI desta escola, o professor Valmendes (Língua Portuguesa), começou a trazer seus aluno para realizarem suas respectivas inscrições no Enem 2009. A primeira turma contemplada com este momento foi o terceiro ano do ensino médio turma C, da tarde, turma esta de bons e esforçados alunos, como as demais turmas da nossa escola. Valmendes, demonstra com esta ação sua intensa preocupação com o futuros de seus educandos, e certamente, já está intensificando seus conteúdos programáticos, para desta forma preparar melhor seus alunos para este Enem, que será realizado em outubro do corrente ano. Aguarde em breve, imagens deste momento de socialização com os alunos.

Novidades sobre o Enem 2009.

Este blog é uma fonte de complementação da aprendizagem dos nossos alunos e leitores. Partindo desta premissa é que a partir desta data estaremos disponibilizando, um espaço para publicação de matérias, dicas, vídeos, etc; sobre todas as novidades do Enem 2009. Portanto, caro leitor utilize este blog da melhor forma possível, e estude bastante para tirar boas notas neste Enem. Boa Sorte! Boa leitura.

Curso a Distância: Astrofísica do Sistema Solar.

A Divisão de Atividades Educacionais do Observatório Nacional dando continuidade ao seu projeto de "Ensino a Distância", apresentada aos leitores da revista Café Orbital o curso "Astrofísica do Sistema Solar".
Não é necessário qualquer conhecimento prévio de astronomia para acompanhar o nosso curso a distância uma vez que ele está voltado para um público não especializado em ciências exatas. Nosso objetivo é difundir e atualizar o conhecimento científico de todas as pessoas interessadas em astronomia.
Devido à sua característica abrangente, durante o curso abordaremos, várias vezes, assuntos muito básicos, o que não deve ser entendido pelos professores participantes ou por aqueles que já possuem bons conhecimentos de astronomia como um demérito à sua competência. Para estes haverá seções especiais, optativas, onde alguns assuntos serão apresentados de modo bem mais técnico.
O curso a distância de "Astrofísica do Sistema Solar" oferecido pelo Observatório Nacional é inteiramente grátis. Nenhuma taxa será cobrada, por qualquer atividade, aos participantes do curso. Os certificados serão emitidos e enviados, sem qualquer custo, para aqueles que completarem o curso com eficiência (Nota mínima= 7,0).
Se você receber qualquer mensagem ou sugestão que indique custos, envie imediatamente uma cópia para "cave@on.br" para tomarmos providências.

O programa do curso
  • O índice geral que estamos apresentando é o conteúdo básico do curso de "Astrofísica do Sistema Solar". Ele mostra os tópicos principais que serão cobertos durante este período de aulas.
  • O índice pode ser alterado durante a execução do curso.
  • Novos itens serão acrescentados ao índice de modo que você, ao acessá-lo, ficará sabendo detalhes sobre os assuntos já abordados e aqueles que virão a seguir;
  • Dificilmente um item será suprimido mas isto pode acontecer. Certamente muitos itens serão acrescentados.
Duração do curso

O programa do curso "Astrofísica do Sistema Solar" é muito vasto. Para que seu conteúdo seja absorvido o melhor possível, o curso será realizado entre junho/2009, início das inscrições, e Agosto/2010.

Onde as aulas são apresentadas
  • Os assuntos das aulas serão colocados passo a passo no site "Ensino a Distância" do Observatório Nacional. Não disponibilizamos qualquer material impresso, mesmo para os participantes inscritos, e não poderemos atender a qualquer pedido de fotos ou material impresso.
  • Os assuntos serão abordados seguindo a ordem apresentada no índice. Se você está ansioso por um determinado assunto, tenha calma: um dia ele aparece!
  • Aos poucos você irá distinguindo quais os itens já abordados. Estes estarão destacados na cor azul, com "links" para páginas onde você encontrará o texto explicativo sobre o assunto.

Clique aqui e faça sua inscrição.

Fonte: Observarório Nacional

Vitória certa!!!

Foi confirmado a vontade da comunidade escolar: A professora Maria Elizabete Magalhães, nossa querida Betinha, é a nossa diretora eleita. Aconteceu, durante dois dias (17 e 18/06), as eleições para diretor da nossa escola. Com uma única candidata, e esta com uma simpatia singular, o processo de votação aconteceu dentro da maior tranquilidade possível. Professora Betinha, conquistou seus votos, devido sua trajetória como docente nesta instituição, muito querida por todos não foi tão difícil ser eleita, nossa diretora. Betinha já fazia parte da equipe escolhida pelo saudoso Professor Rogério. Depois assumiu a função de diretora pró tempore e agora foi escolhida como nossa diretora. Eleita com 94,75% dos votos, resta agora ficarmos na torcida para sua gestão (4 anos) seja abençada por Deus, e que Ele possa sempre dar sabedoria nas suas decisões, enquanto diretora. Parabéns Professora Betinha! Veja os dados da apuração dos votos:

Número de votantes: 1792
Votos válidos: 1698
Votos Brancos: 93
Nulos: 1

Utilidade Pública

Diante da atual realidade, onde muitos usuários são leigos quanto ao uso da informática, sobretudo, quando o assunto é vírus de computador; resolvemos divultar uma matéria presente na revista InfoExame deste mês. Antes de ler a matéria vamos saber como funciona um vírus de computador através do vídeo abaixo:


A matéria trata dos softwares antivírus gratuitos, classificando-os e citando suas características. Segundo a revista, o Avast continua sendo o melhor antivírus gratuito. Veja o ranking abaixo:
  1. Avast Home Edition 4.8;
  2. Avira Antivir Personal 9;
  3. Comodo Internet Security 3.9;
  4. Avg Antivirus Free 8.5;
  5. Rising Free Antivirus 2009;
  6. Pc Tools Antivirus Free Edition 6
Contudo, caro leito o grande protagonista na relação pessoal/pc é o usuário, na grande maioria, das vezes mesmo com um bom antivírus o computador é infectado, por um email, software desconhecido, etc; tudo isto por inexperiência em usar o computador. É necessário ter muito cuidado com tudo que se coloca no pc, se não estará infectado e na grande maiorias das vezes é necessário formatar o computador. Portanto, caro leitor é melhor se prevenir contra esta peste virtual, uma quase pandemia sileciosa.

Fonte: InfoExame

16 de jun. de 2009

Estratégias para o Enem 2009.

Novo Enem

O Ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais.

A proposta tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.

As universidades possuem autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo:

• Como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;
• Como primeira fase;
• Combinado com o vestibular da instituição;
• Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

Fonte: MEC

O que vai cair no Enem?

Você sabe o que vai cair no Enem? Não? Clique no link abaixo e descubra.

Fonte: Enem 2009

Iniciou as inscrições do Enem 2009.

O Exame Nacional do Ensino Médio está diferente. Agora, ele servirá como processo seletivo para ingresso nas universidades e nos institutos federais. A prova está mais abrangente, com questões mais próximas da realidade dos estudantes. O novo exame também ajudará a melhorar a qualidade do ensino médio. As inscrições para a prova deste ano, que será realizada em outubro, estão abertas até 17 de julho e devem ser feitas no portal do Ministério da Educação.

Fonte: Enem 2009

Apresentação do ambiente ThinkQuest

Iniciamos, hoje, o repasse para nossos professores sobre o ambiente de aprendizagem ThinkQuest. Em parceria com o governo do estado do Ceará, a Oracle, está disponibilizando o ambiente ThinkQuest para que seja trabalhado em todas as escolas da rede pública estadual do Ceará. O citado ambiente é rico em ferramentas de aprendizagem, sobretudo, no que diz respeito ao trabalho envolvendo projeto educacionais. A área do conhecimento contemplada hoje com a formação sobre o ambiente foi a de Ciências humanas, amanhã (17/06/2009) será a de Ciências da natureza e na próxima segunda Linguagens e Códigos. Os professores demonstraram interesse em desenvolver a nova metodologia/ferramenta com suas turmas. Confira logo abaixo as fotos do encontro com os professores de Ciências humanas:


15 de jun. de 2009

Aulas de química.

Desde a semana passada a professora de química, Edvânia, está trabalhando o assunto átomos com os alunos do primeiro ano do ensino médio. Com as pesquisas os alunos descobriram sites interessantes, como youtube.com que mostra um documentário sobre o acidente com o césio 137, em Goiânia(GO). Tais aulas estão sendo realizadas no LEI. Veja os vídeos:

11 de jun. de 2009

Produção cordelista dos nossos alunos.

O terceiro ano do ensino médio na turma E, produziu, sob orientação do professor Valmendes, um cordel sobre a Semana de Arte Moderna. O professor mostrando, e os alunos confirmando que é possível aprender utilizando de meios diferenciados. Parabéns ao professor e à turma. Clique sobre o SlideShow para visualizar melhor as imagens.

9 de jun. de 2009

54 anos, ensinando com qualidade.

Hoje estamos comemorando 54 anos de uma trajetória pautada no sucesso do processo ensino-aprendizagem. Veja abaixo o nosso histórico:

O Ginásio Estadual Padre Anchieta recebeu autorização para funcionamento condicional no dia 19.05.1952 através da portaria Ministerial N.º 501, de Artigo 128 da Constituição Estadual e continuou sendo autorizado quando necessário até hoje. No dia 10 de Dezembro de 1955, o Professor Ivan Pereira de Carvalho, chegou a Camocim a convite do então Prefeito Municipal Murilo Aguiar, para dirigir o Ginásio Padre Anchieta, iniciando as aulas no dia 01 de Março de 1956. E em 1º de Março de 1966 foi autorizado o funcionamento do Curso Normal, passou a denominar-se Colégio Estadual Padre Anchieta. E está localizado a rua Riachuelo, N.º 2231, Bairro - Cruzeiro - Camocim – CE. Hoje, trabalhamos exclusivamente com Ensino Médio formando nas três séries deste nível de ensino.

Há três anos, a escola resolveu homenagear o seu grande mentor e passou a ser chamada Colégio Estadual Professor Ivan Pereira de Carvalho – CEPI.

Desde sua fundação o CEPI, já conseguiu grandes conquistas com os Jovens Camocinenses, preparando os mesmos para atingir um patamar intelectual e progredir na vida, enfocando seu trabalho na formação de um cidadão atuante e participativo, consciente de seus direitos e deveres. È certo que os desafios existem e possuem a proporção de uma escola de renome, porém a equipe trabalha num clima de fortalecimento de laços de união para que juntos possamos superar cada dificuldade encontrada e cheguemos a um resultado de sucesso, essa é a missão da família CEPI.

A Escola possui uma estrutura física ampla e completa pois temos, atualmente, 08 Salas de Aulas, 01 Sala de Leitura e 01 Biblioteca com um acervo invejável e computadores com acesso à Internet, 03 Laboratórios de Informática com acesso banda larga para as pesquisas acadêmicas, 01 Laboratório de Ciências, 01 sala de projeção e 01 quadra poliesportiva, além disso nossa escola se amplia através das extensões na Zona Rural do nosso município num total de 22 turmas.

Parabéns a toda comunida cepiana.



2 de jun. de 2009

Formação em Tecnologias na Educação.

Aconteceu na semana de 25 a 29 de maio de 2009, no NTE da 4ª CREDE, a Formação "Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC", para Professores de LEI - Laboratório Escolar de Informática. O curso tem como objetivo oferecer subsídios teóricos, metodológicos e práticos para que os professores e gestores escolares possam compreender, planejar e utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que aprimorem a aprendizagem dos alunos.

Fonte: 4ª CREDE