28 de ago. de 2009

Fórum do Grêmio Escolar

Aconteceu ontem (27/08) o Fórum dos Grêmios da Escolas estaduais em Camocim. O referido Fórum foi realizado na nossa escola, e teve a participação dos líderes de salas, e de convidados como os representantes dos grêmios do Ceja João Ramos, Liceu de Camocim, EEEP Monsenhor José Augusto, entre outros convidados. Neste fórum foi discutidos temas como o protagonismo juvenil na sociedade e na escola. Veja as fotos deste momento:

Segunda fase do desafio de Geografia

O núcleo gestor e o corpo docente do Colégio Estadual Prof. Ivan Pereira de Carvalho parabeniza os alunos, abaixo relacionados, pela classificação para a 2ª fase da Olimpíada de Geografia:

1º Lugar - 22 Acertos:
  • Francisco Marcos Gomes de Brito;
2º Lugar - 18 Acertos:
  • Antonio Rodrigo P. Ferreira Lopes;
  • Marcus Brenno Ferreira da Silva;
3º Lugar - 17 acertos:
  • Álefe do Nascimento Araújo;
  • Redner Johan Melo de Brito;
4º Lugar - 16 Acertos:
  • Gabriel Humberto Selhorst;
  • Taline Nascimento Silveira;
  • John Makanaki de O. Sales Bernardino;
  • Victor Alves Dorneles de Almeida;
5º Lugar - 15 Acertos:
  • Sabrina Mathias Rodrigues;
  • Sônia Maria Pereira da Silva;
  • John Klinsmann Paixão da Silva;
  • Felipe da Costa do Nascimento;
  • Maria Tamires de Vasconcelos Lima;
6º Lugar - 14 Acertos:
  • Naylton de Oliveira Alves;
  • José Éllison Barbosa;
  • Maria Vanderlene Silva de Lima;
  • Antonio Jeferson Araujo;
  • Miquéias Saldanha Fontenele;
  • Saloma Ferreira de Melo;
  • Francisco Jefferson Magalhães Chaves;
  • Antonia Elane Sales Feitosa;
  • Ayrton Senna Ricardo Monteiro;
  • Nagirlene de Oliveira Correia;
  • Samuel de Oliveira Matos;

22 de ago. de 2009

As inscrições não serão mais reabertas.

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região cassou a liminar que prorrogava as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A decisão da justiça foi tomada na sexta-feira, 21, no começo da noite.
A medida liminar havia sido concedida pela Justiça Federal do Rio de Janeiro para reabrir o prazo de inscrição para o Enem, encerrado há mais de um mês. O cronograma do exame não será alterado.

Fonte: MEC

Equipes em Campo.

Ontem tivemos nossa segunda reunião com ass equipes do minha terra 2009, e as equipes ja estão mostrando suas produções sobre seus temas. Ainda estão um pouco tímidos, mas para quebrar um pouco este gelo, e melhorar a participação e a compreensão do ambiente, está marcado para hoje (22/08) às 15h00min, uma bate-papo no ambiente, com todos os participantes do nosso colégio. Segundo as pautas (já definidas), nossos alunos começaram a produzir um belo trabalho, aguardem as fotos e os vídeos destes trabalhos. Ah! Vejam as fotos da nossa reunião:

Atividades no LEI.

O desenvolvimento de atividades curriculares, seja projetos, seja aula, é algo pertinente e essencial para a existência de um laboratório de informática educativa, numa escola. A presença de um professor que lidere tal laboratório, instigando os demais docente de uma instituição educacional a utilizá-lo, é algo fundamental para o desenvolvimento das atividades já citada. Neste segundo seemestre, estamos percebendo que a "semente plantada" no primeiro semestre começou a germinar. Somente nesta semana várias turmas participaram de atividades no LEI, foram desde primeiro ano até os terceiros, com aulas de português e história, envolvendo a parceria dos professores das disciplinas já citadas e o LEI. Sabemos que, precisamos intensificar este trabalho e expandir para as disciplinas das ciências da natureza. Enfim, o trabalho começa a mostra os resultados, veja as fotos abaixo de algumas atividades desenvolvidas nesta semana (17 a 21/08) .

21 de ago. de 2009

TV escola na Web.

A TV Escola é um canal do Ministério da Educação, sobre educação e para a educação. No ar 24 horas por dia, o canal exibe os melhores documentários e séries nacionais e internacionais.
Para professores é uma ferramenta de formação continuada, pois, além dos vídeos, exibe comentários e dicas pedagógicas. Para os alunos, uma fonte de conhecimento e aprendizagem sobre História, Ciências, Matemática, Geografia, Língua Portuguesa e todas as outras áreas curriculares da Educação Básica.
Pois é, tudo isto era disponível apenas para quem tinha antena parabólica ou em sua escola o kit da tv escola, no entanto, isto está mudando a tv escola também está na internet, basta acessar http://portal.mec.gov.br/tvescola/, e se conectar com uma vasta programação educativa.

Fonte: Tv Escola

MEC vai recorrer da decisão da Justiça sobre inscrições no Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) tomou conhecimento, por fax, do teor da medida liminar da Justiça Federal do Rio de Janeiro que determina a reabertura do período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), encerrado há mais de um mês.
As inscrições dos estudantes no exame transcorreram normalmente e não houve registro de problemas relativos à exigência do CPF. Mais de 4,5 milhões de estudantes inscreveram-se no Enem.
A medida liminar foi proferida sem que o Inep ou o Ministério da Educação fossem ouvidos. O instituto recorrerá da decisão, com o objetivo de assegurar o cronograma de aplicação dos exames do Enem.
Entretanto, até o sistema de inscrições do ENEM 2009, continua encerradas as inscrições.

Fonte: MEC

18 de ago. de 2009

Posse do Grêmio Estudantil GEVA

Sexta-feira passada (15/08) foi empossado novo Grêmio da nossa escola, a equipe já tinha siddo eleita a algum tempo, entretanto, por diversos motivos, ainda, não tinham empossados. Diante de tantos desafios, o grêmio encarará uma jornada de trabalhos intensos, para poder manter a qualidade de nossas lideranças estudantis, até então. A atual equipe, tem como presidente um jovem aluno estudante do segundo ano ddo ensino médio, Felipe. Fica a torcida para que o Grêmio consiga estabeler uma harmoniosa relação com o Núcleo Gestor.

Aula da Família

No último 08/08 aconteceu em nossa a aula da família, realizada com presença massiça dos pais de nossos alunos. Esta reunião teve como objetivos, apresentar o núcleo gestor e as notas dos alunos, aos seus respectivos pais. O primeiro momento, foi realizado no nosso pavilhão central, onde nossa diretora deu as boas-vindas aos pais e em seguida houve uma palestra sobre Família, proferida pelo presidente do Conselho Tutelar de Camocim, Aderaldo Lima. Lima, foi bastante enfático,quanto a educação dos nossos jovens, principalmente a educação que se aprende em casa, que é a base para a educação da escola, ele também falou sobre as drogas no nosso município. Em seguida, os pais dirigiram-se às salas de seus filhos para receberem dos professores os boletins.
Vale lembrar que esta postagens, só está sendo realizada agora por problemas técnicos.

17 de ago. de 2009

Estamos no Minha Terra 2009.

Hoje (segunda-feira), fizemos nossa primeira reunião alusiva à participação da nossa escola no Projeto Minha Terra 2009. Nesta reunião escolhemos as equipes com seus respectivos temas e pautas, todos os participantes (24 alunos) ficaram muito interessados, sobretudo, com as temáticas escolhidas por eles mesmo. Dos participantes interessados, quase todos estiveram presentes, ou seja, tivemos um grande número nesta reunião, saimos com algumas decisões tomadas, algumas por exemplo, diz respeito ao início das execuções de atividades, já iniciadas no ambiente. Veja abaixo as equipes:
Equipe 01:
  • Tema: Cidade e Trabalho
Equipe 02:
  • Tema: Cidade e qualidade de vida;
Equipe 03:
  • Tema: Cidade e participação social;
Equipe 04:
  • Tema: Cidade e cultura;
Veja abaixo as imagens da reunião:

15 de ago. de 2009

Iniciamos o curso de TIC

Hoje demos início ao curso Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC, o referido curso tem carga horária de 100h, e é promovido pelo MEC/SEED/SEDUC-CE. AS inscrições eram optativas, ou seja, o professor está livre para querer ou não inscrever-se, desta forma tivemos 26 inscritos para este curso. Nosso primeiro encontro presencial foi bastante proveitoso, todos os cursistas, presentes, mostraram-se muito entusiasmado pela metodologia a ser aplicada no curso. A previsão de término das unidades será em dezembro, até lá teremos muitas postagens no blog.

13 de ago. de 2009

Resultado do Projeto Brasil ponto a ponto.

O Resultado do Projeto Brasil ponto a ponto, foi divulgado. Nós estamos felizes em ter participado com os nossos alunos respondendo a pergunta-chave do projeto: "O que precisa mudar no Brasil para sua vida melhorar de verdade?". O Resultado da pesquisa não foi surpresa, os participantes da pesquisa clamaram, re forma geral, por melhoria na educação, ficando com 21% dos temas abordados nas respostas (isto em nível de Brasil). No nosso estado não foi diferente o tema mais abordado também foi educação, ficando com 20,5%. Observamos que estamos criando uma consciência que para o Brasil melhorar nossa educação também tem que melhorar, e já estar melhorando significativamente. O Gráfico em Roxo representa os resultados do Brasil, e o em azul os resultados do Ceará.

Fonte: Brasil ponto a ponto

11 de ago. de 2009

Secretaria de Saúde do Estado divulga informe H1N1 às escolas.

Com o objetivo de informar e orientar as escolas da rede pública, que retornam às aulas na próxima segunda-feira, dia 3, sobre a forma adequada de conduzir as atividades em virtude da nova gripe, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará divulgou uma nota técnica sobre a Influenza A (H1N1). A secretária da Educação, Izolda Cela, encaminhou hoje, dia 28, pela manhã, comunicado às Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação(Crede) e à Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza(Sefor) sobre o assunto. Além da nota, a mensagem orienta que as informações sejam divulgadas para escolas e a comunidade em geral em suas regiões.

Informe técnico sobre influenza A (H1N1) aos diretores de estabelecimentos de ensino.

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde, em virtude da situação epidemiológica atual da Influenza A (H1N1) e considerando a necessidade de informar e orientar a comunidade escolar (creches, escolas e universidades) sobre a forma adequada de conduzir as atividades educacionais na volta às aulas, faz uma série de recomendações. A Secretaria da Saúde leva em consideração que a nova gripe tem alta transmissibilidade e que para este novo vírus (H1N1) a população não está imunologicamente protegida. Mas observa que na região Nordeste o período de maior incidência da gripe sazonal ocorre no primeiro trimestre de cada ano e portanto o risco de disseminação do vírus é menor no atual período. Até o momento a maioria dos casos tem evoluído para cura, características semelhantes a da influenza sazonal, com baixa letalidade. Considerando que ações de prevenção e proteção podem contribuir para o controle da disseminação do novo vírus respiratório e que devem ser amplamente divulgadas entre as comunidades escolares, as recomendações são:

  • Não suspender ou adiar o início das atividades curriculares nas escola;
  • Pessoas gripadas devem ficar em casa no período de transmissibilidade, ou seja, 7 dias após o inicio dos sintomas. Devem aumentar a ingestão de líquidos e procurar assistência médica. Não utilizar medicamentos sem orientação médica, especialmente o Ácido Acetil Salicílico;
  • As pessoas devem higienizar as mãos com água e sabão líquido antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro;
  • Proteger com lenços, preferencialmente descartáveis, a boca e nariz ao tossir ou espirrar para evitar disseminação das secreções (etiqueta respiratória);
  • As pessoas devem evitar compartilhar objetos de uso pessoal como: copos, pratos, talheres, canudos, toalhas.
Fonte: Seduc-Ce

Influenza A (H1N1)

Olimpíadas Escolares 2009 - Nós estivemos lá!

O Colégio Estadual Professor Ivan Pereira de Carvalho parabeniza os alunos que participaram das Olimpíadas Escolares. Veja a seguir o nome dos participantes:

Modalidade: Futsal Masculino
Vice-campeões em Sobral - CE
  • Francisco Emídio Viana de Oliveira Júnior - 3°A
  • Ruan Klain Gomes Araújo - 2°A
  • José Neuton Bezerra Lima - 1° G
  • Kelton de Sousa do Nascimento - 2°B
  • Francisco Melo de Sousa Júnior - 2°C
  • Francisco Jarbas Paiva Filho - 2°B
  • Genildo dos Reis de Souza - 2°C
Modalidade: Tênis de Mesa Masculino
Participante da fase estadual em Fortaleza - CE
  • Waldy Antonio Mota Lopes Filho - 1°G
Modalidade: Judô Masculino
Participante da fase estadual em Fortaleza - CE
  • João Francisco Soares Freitas Cardoso - 2°B
DESTAQUE ESPECIAL DESTA MODALIDADE
  • Lineker Alberto Araujo Frota - 2°A -> 3°Lugar
Parabéns a todos pelo esforço e pela garra, para nós, todos vocês são vencedores.

Núcleo Gestor

Estamos no Twitter.

Para acompanhar a evolução dos blogs, estamos entrando na era dos microblogs. O Twitter, se tornou umas das ferramentas mais interessante para a comunicação e divulgação da internet. Sua utilização como TIC, ainda é bem tímida, contudo nossa escola, pretende utilizar-se desta ferramenta para divulgar, de forma mais rápida, suas ações. Para nos acompanhar no Twitter é muito fácil é só clicar no link a seguir e ser nosso seguidor, entretanto, é necessário ter um cadastro para tanto, situação esta que é resolvida com poucos cliques. Então o que está fazendo aí que ainda não clicou. Venha nos acompanhar no Twitter: http://twitter.com/colprofivan.

Feliz dia do estudante

No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.

Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.

Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.

Portanto, através deste blog homenageamos todos os nossos alunos pela passagem do seu dia. Feliz dia do Estudante. Perserverança Sempre!

Fonte: Site Velhos Amigos.

5 de ago. de 2009

RELATORIO DAS AÇÕES REALIZADAS NO LEI - PRIMEIRO SEMESTRE 2009

“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o
que se faz, de tal forma que, num dado momento,
a tua fala seja a tua prática.”
Paulo Freire


As adversidades pelo qual o Colégio Estadual Prof. Ivan passou, inicialmente, comprometeu o desenvolvimento das atividades planejadas para o LEI, neste primeiro semestre, entretanto, diante da união estabelecida entre os agentes responsáveis , pelo desenvolvimento das atividades, foi possível superar as dificuldades e vencer os desafios que surgiram.
Durante os meses iniciais do primeiro bimestre, foi desenvolvido um trabalho de conscientização para a utilização das TIC, neste mesmo período foi realizado formações para uma nova equipe de monitores para auxiliarem na realização das atividades do LEI. Todas estas atividades foram postadas de forma quase simultânea no blog da escola , onde pode ser consultado por todos que demonstrarem interesse. A partir de um trabalho realizado junto aos professores, observou-se uma crescente procura para a realização de atividades no LEI, resultado disto é que no primeiro bimestre do corrente ano 756 (setecentos e cinquenta e seis) alunos utilizaram o laboratório para fazer pesquisas, ler atualidades, e, principalmente, participarem de aulas realizadas pelos professores das diveras disciplinas da grade curricular, destaca-se aqui os professores de linguagens e códigos. Logo no início do ano letivo foi realizado uma mobilização para formar uma equipe de alunos monitores para auxiliar no desenvolvimento de atividades do Centro de Multimeios, inicialmente foram escolhidos 12 (doze) alunos, entretanto, após um período de experiência ficaram apenas 8 (oito) alunos, estes por melhor se enquadrarem no perfil desejado. Todas as atividades desenvolvidas tanto por professores, LEI, Centro de Multimeios, quanto pelo Núcleo Gestor, foram publicadas e divulgadas através do blog da escola, tal ferramenta está tendo uma grande aceitação por parte de discentes e docentes.
No segundo bimestre foi possível realizar mais atividades no LEI. Foram realizadas, sobretudo, formações para os professores, mas também, foram realizadas formações com alunos monitores, inscrições para o ENEM, aulas, participação do curso “Tecnologias na educação: Ensinando e aprendendo com as TIC”, etc. A partir do segundo bimestre o CEPI passou a contar com mais computadores para o desenvolvimento de atividades, daí era preciso orientar o uso dessas máquinas por parte dos professores com seus alunos, foram realizadas algumas formações, onde as mesmas abordaram temas como “pesquisas na internet para docentes”, “conhecenco o thinkquest”, etc; Todas as citadas formações tiveram grande participação dos professores. Para um bom atendimento no LEI, os alunos monitores passaram, também, por formações quinzenais, onde os mesmos observaram situações-problemas reais, pelos quais os mesmos passavam no dia-a-dia, e como resolvê-las, todas as formações foram bastante participativas. Desde quando iniciaram-se as inscrições para o ENEM 2009, o lei atuou ativamente, juntamente com os professores de linguagens e códigos dos terceiros anos, para inscrever o maior número possível de alunos, e isto foi comprovado em matéria publicada no site da 4ª CREDE , a escola teve um total de 182 (cento e oitenta e dois) inscritos, 8,33% a mais que 2008. Com o incentivo e formações para os professores o número de aulas, pesquisas e atividades no LEI, manteve-se em relação ao primeiro bimestre, no segundo bimestre foram 741 (sete centos e quarenta e um) atendimento no LEI. Ou seja, durante o primeiro semestre do corrente ano o lei teve 1497 (um mil quatrocentos e noventa e sete) de atendimentos. Durante todo o mês de junho e julho aconteceu a formação para os coordenadores de LEI do curso “Tecnologias na educação: Ensinando e aprendendo com as TIC”, promovido pela SEED/MEC/SEDUC-CE, o referido do curso veio para subsidiar os coordenadores de LEI no repasse do mesmo do curso para os professores da escola, o número de inscritos no curso foi 26 (vinte e seis) professores.
Enfim, durante todo o primeiro semestre, mesmo diante de alguns contratempos, o trabalho desenvolvido no LEI, foi de grande importância para a melhoria da aprendizagem dos alunos, entretanto, verificou-se a necessidade de aumentar a realização de atividades no LEI, para continuar atuando na melhoria do processo ensino-aprendizagem. A coordenação do LEI, estará desenvolvendo ações que possam trazer mais ativamente os professores para realizarem atividades no LEI, sobretudo, os professores que, ainda, demonstram resistentes quanto ao uso das TIC.


Camocim, 05 de agosto de 2009.


Cícero Pinho Rocha
Professor Coordenador do LEI/CEPI

O primeiro encontro presencial do curso TIC 100hs.

COMUNIDADO


O curso “Tecnologia na educação: Ensinando e aprendendo com as TIC”, promovido pela SEED/MEC/SEDUC-CE, de carga horária de 100 horas, terá seu primeiro encontro presencial dia 15 de agosto, das 08h às 12h, no LEI 03 (Antiga sala 10) nesta escola.

ATENÇÃO: é indispensável a presença de todos os inscritos neste dia, pois serão dados informações importantes sobre o citado curso.

Os professores inscritos são:


PROFESSOR

Área do conhecimento

Ana Cristina Albuquerque Dias

NG

Ana Maria Bernardino dos Santos Castro

Linguagens e Códigos

Ana Paula Bernardino dos Santos

Ciências Humanas

Antonia Maria Araújo Sales

Ciências Humanas

Antonio Alves Lustoza Carvalho

NG

Antonio Hilario da Silva

Ciências da Natureza

Cláudia Faustino de Oliveira

Linguagens e Códigos

Cláudia Lireda Fontenele Pinheiro

Linguagens e Códigos

Emiliano Pinheiro Veras

Linguagens e Códigos

Evandinilson Domingos de Araújo

PCA - Linguagens e Códigos

Francisca Edvania dos Santos Sousa

Ciências da Natureza

Francisco Antonio Silva Xavier

Linguagens e Códigos

Jairo Pereira Lima

Ciências da Natureza

Lady Diane Sousa Pereira

Ciências Humanas

Leno Hugo Ferreira da Silva

NG

Márcia Régis de Oliveira

Ciências da Natureza

Marciana Pereira de Araújo

PCA - Ciências Humanas

Maria Crizêlda dos Santos

Ciências Humanas

Maria Elizabete Magalhães

NG

Nayane Juvencio de Sousa

Linguagens e Códigos

Olivando Batista de Almeira

Ciências da Natureza

Raimunda Ferreira Lima Rocha

Linguagens e Códigos

Rejane Maria Lima de Sousa

Ciências Humanas

Samarone Gomes de Carvalho

Extensões

Selmira Maria da Rocha

Linguagens e Códigos

Silvana Modesto de Oliveira

NG


Quaisquer dúvidas procurar o professor Cícero no LEI.


Camocim, 04 de agosto 2009.



Cícero Pinho Rocha

Formador do Curso EATIC

4 de ago. de 2009

Questões-modelo do novo Enem

Caros alunos para o novo Enem existem diversas ideias do que vai cai, em termos de questões. Não se sabe se vai ser mais "difícil" ou mais "fácil", o que se sabe é que vai dar mais chances para o aluno ingressar na faculdade. Pensando nisto, o site do Enem, está disponibilizando questões-modelo para que o aluno possa ter uma base do que vai encarar no dia da prova. Portanto, aproveitem e baixem o arquivo com os modelos clicando aqui.

FONTE: ENEM 2009

Somos os primeiros

Segundo notícia publicada no site da 4ª CREDE, nossa escola saiu na frente no número de inscritos para o ENEM 2009, no nosso município. Na nossa regional, ficamos atrás somente do Colégio São José, de Granja. Durante o período de mobilização/inscrições, conseguimos realizar 182 inscrições. Agora resta torcer para que nossos inscritos consigam boa pontuação.

Fonte: 4ªCREDE

2 de ago. de 2009

Volta às aulas

Estaremos voltando às aulas neste dia 03 de agosto. A nossa escola está muito bonita para recepcionar nossos aluno. Estamos a todo gás para proporcionar grandes momentos de aprendizagens para estes jovens aprendizes.
Que Deus possa encaminhar-nos durante estes meses.
Boa sorte a todos!!!