24 de set. de 2009

CEPI promove a I Semana da Cidadania

"A ética é a estética de dentro” (Artur Shopenhauer)

O Colégio Estadual Professor Ivan Pereira de Carvalho busca despertar a consciência cidadã de seus educandos através de ações que visam a reflexão e disseminação sobre práticas voltadas para o bem comum de todos. Esse desejo surgiu a partir da realização do Projeto Política para além do senso comum no ano de 2008 que teve como atividades: estudos e reflexões seguidos de seminários e debates, concurso literário e atividades artísticas (dança, teatro e recital) sobre os clássicos da política , desenvolvidos nas aulas de Filosofia, Sociologia, Arte e Língua Portuguesa.

No ano de 2009 damos continuidade com ações que visam conscientizar e desenvolver o exercício da cidadania, desta vez trabalhando a importância da educação fiscal, mobilizando toda a comunidade na arrecadação de notas e cupons fiscais em prol da Associação dos Moradores da Boa Esperança que desenvolve um trabalho voltado para as melhorias de seu bairro através dessa arrecadação. Em face dessa proposta levaremos o aluno para conhecer essa realidade motivando-os e sensibilizando-os a serem agentes multiplicadores e facilitadores dessa ação voltada para a melhoria da mesma. As atividades ocorrerão de 23/09 a 30/09/2009.

"Educação fiscal é uma maneira de corrigir educando o cidadão como um direito, um dever e uma prática para o despertar de nossa consciência" Felipe Ferreira, 2ºE

19 de set. de 2009

Apresentaçãoes que encerraram nossa Feira.

A nossa segunda e última noite foi muito melhor que a primeira. As apresentações puderam superar todas as expectativas, os jurados (Prof. Naldo, professora Jesus, Rogério, professora Betinha e professora Clívia - Superintendente 4ªCREDE) ficaram surpresos com tudo que foi apresentado por nossos alunos na noite. Tivemos belas danças, apresentações musicais muito bonitas e o melhor: alunos e alunas se revelando no mundo da música. As apresentações musicais foram um destaque especial, sobretudo, os alunos do NAEC (Núcleo de Artes, educação e Cultura da Secretária de Cultura - PMC) que demonstraram o quanto são bons com música, aqui fica nossos agradecimentos. Os jovens da Igreja Evangélica Bela Vista tocaram músicas que levaram o público à emoção, obrigado por terem animado nossa festa. Obrigado a todos que ajudaram fazer nossa feira se tornar um sucesso. Confira as fotos logo abaixo:


Jurados passaram pelos stands

Durante toda a manhã desta sexta-feira (18/09), os jurados percorreram todos os stands da nossa feira, onde os alunos expuseram seus trabalhos. Tivemos como jurados: Sr. José Maria (Regional de Saúde), Prof. Neudson (APEOC), Prof. Brito (Coord LEC/CEPI), Prof. Paulo (Diretor EEEP Monsenhor José Augusto) e a professora Elvira Véras (Orientadora 4ª CREDE). Os jurados ficaram maravilhados com tanta riqueza de detalhes e quanto os nossos alunos estudaram e capricharam para expor seus trabalhos. Confira algumas fotos destes momentos:


18 de set. de 2009

Documentário "O tratamento do Lixo de Camocim"

Mais um trabalho produzido pelos nossos alunos. Documentário sobre o tratamento do lixo na cidade de Camocim. Assista o vídeo e confira a qualidade:


Documentário produzido pelos alunos das localidades: Torta e Moréias

Nossos alunos das extensões também produziram documentários, e ficou simplesmente excelente a qualidade do material produzido. Veja o vídeo produzido por nossos alunos abaixo:



Mais um trabalho dos nossos alunos

A nossa I Feira de Artes, ciências e cultura, foi riquíssima no que diz respeito às apresentações das produções dos nossos alunos. Veja mais um vídeo produzido por eles, neste caso a campanha publicitária mostra as belezas naturais de Camocim:


Campanha publicitária produzida por nossos alunos.

Campanha publicitária que foi exibida na primeira noite da nossa feira. Produzida pelos alunos, esta campanha mostra a rica beleza arquitetônica de Camocim, confira a campanha abaixo:


Vídeo produzido por nossos alunos.

Uma das apresentações da noite foi um documentário sobre a pesca predatória do caranguejo na nossa região. O trabalho foi produzido pelos alunos dos 2° ano da manhã. O trabalho ficou muito bom coisa de profissional. Confira o documentário na íntegra e aguarde mais novidades:

Os trabalhos da noite.

Aguardem a publicação dos trabalhos que foram apresentados na primeira noite. Estaremos publicando alguns vídeos no nosso blog, referente aos trabalhos dos nossos alunos. Aguardem!

Abertura da I Feira de Artes, Ciências e Cultura do CEPI

A primeira noite da nossa Feira de Artes foi um sucesso. Com um grande público prestigiando as apresentações, é que ficou melhor e mais bonito. Nesta primeira noite tivemos como jurados professor Brito (professor desta casa), professora Socorro Pereira (Superintendente da 4ªCREDE) e Tadeu Nogueira (Blog Camocim Online). Os mestres de cerimônia foram: coordenadora Ana Cristina e professor Emiliano, ambos foram um show a parte de elegância e simpatia, e cumpriram com afinco suas atividades da noite. Inicialmente nossa diretora, professora Betinha, deu as boas vindas a todos, em seguida passou a palavra aos mestres de cerimônia que chamaram os convidados para compor a mesa de jurados. Infelizmente, tivemos alguns contratempos,com vândalos tentando atrapallharr a nossa festa, mas graças a sintonia entre a equipe organizadora a festa não perdeu seu brilho. Confira abaixo as imagens da noite:



17 de set. de 2009

Organização das Equipes

Vejam as fotos das equipes da nossa feira organizando seus stands:

Programação da I Feira de Artes, Ciências e Cultura do CEPI

Os preparativos para a nossa I Feira de Artes, Ciências e Cultura do CEPI, estão a todo vapor. Professores e alunos estão organizango a escola, para fazer uma grande Feira de artes, ciência e cultura. Neste momento (14h45min) uma equipe enche balões para começar a ornamentação da escola, e só falta pouco mais de uma hora para iniciarmos. Aguarde novidades! Para conhecer nossa programação clique no link a seguir:

I Feira de Artes, Ciências e Cultura do CEPI

Apresentação

Estamos vivenciando um período cheio de transformações e novas descobertas da nossa relação com o planeta e sua sustentabilidade, logo surge a necessidade de discutirmos o Meio Ambiente e as condições sócio, econômicas e culturais do nosso município e região, através de apresentações de trabalhos científicos ornados com produções teatrais, dança, música, artes visuais e literárias, tudo isso você vai encontrar na I Feira de Artes Ciências e Cultura do CEPI, pois a arte de viver é cuidar e proteger.
Objetivos
  • Estabelecer uma relação dinâmica dos conhecimentos específicos das disciplinas curriculares do ensino médio envolvendo as problemáticas educacionais, sociais, culturais, econômicas e ambientais, de caráter local, regional, estadual ou nacional.
  • Promover o domínio de diferentes linguagens ao desenvolverem registros e comunicações de forma escrita, gráfica e artística, de forma individual ou coletiva, com a produção, a utilização e o intercâmbio de textos, desenhos, vídeos e/ou demais recursos audiovisuais;
  • Desenvolver a iniciação científica, cultural, tecnológica ou pedagógica interna e externa, compatível com a natureza das atividades realizadas a partir do desenvolvimento da pesquisa científica e produções artístico-culturais.
Justificativa

A escola, sensível às mudanças ocorridas na nossa realidade, tem se empenhado em atender aos anseios e necessidades resultantes das mudanças que ocorrem na natureza e na sociedade, para tanto consideramos emergente discutirmos temas de relevância social, em especial, o Meio Ambiente, de forma a preservá-lo e utilizá-lo de maneira sustentável e consciente.
Portanto, desenvolvendo metodologias que valorizam a reflexão, o aprender pelo fazer, a compreensão, o incentivo à pesquisa e iniciação científica. e não apenas a assimilação de conteúdos , surgiu a I Feira de Artes Ciências e Cultura do CEPI que visa contribuir de forma eficiente e eficaz no desenvolvimento de competências, além de possibilitar um espaço rico para o desenvolvimento da pesquisa, da criatividade, da revelação de talentos e das habilidades dos alunos, dos professores e da instituição em geral.
Programação

17.09.09 – Quinta-feira

16:30 hs – Abertura dos Estandes

19:00 hs – Abertura Oficial
  • Apresentações:
  • Artes Literárias;
  • Documentário;
  • Campanha Publicitária;
  • Teatro.

18.09.09 – Sexta-feira

  • 8:00hs às 11:00hs – Visitação aos Estandes
  • 16:00 hs – Visitação aos Estandes
  • 19:00 hs – Apresentações:
  • Música;
  • Dança
  • 21:00 hs – Apresentação da Banda de Música do Naec
  • 22:00hs – Premiação.


FICHA TÉCNICA


Maria Elizabete Magalhães
Diretora

Ana Cristina Albuquerque Dias
Coordenadora Escolar

Silvana Modesto de Oliveira Castro
Coordenadora Escolar

Leno Hugo Ferreira da Silva
Coordenador Escolar

Maria Ivoneide Sabino Pinto
Secretária Escolar

Emiliano Pinheiro Véras
Regente do Centro de Multimeios

Professores Coord. de Áreas
Evandinilson Domingos de Araújo
Marciana Pereira de Araújo
Raimunda Rodrigues Mesquita

Para ver o folder completo clique aqui.

É hoje! Abertura da I Feira de Artes, Ciências e Cultura do CEPI.

O Colégio Estadual Professor Ivan Pereira de Carvalho tem a honra de convidar toda a comunidade escolar e a sociedade camocinense a se fazer presente a I Feira de Artes, Ciências e Cultura do CEPI, que realizar-se-á nos hoje (17/09) e amanhã (18/09), em nossa escola.
Aguardem mais novidades sobre a feira.
Comissão Organizadora

4 de set. de 2009

Visita às Extensões de Corguinho e Pedra Branca

O acompanhamento pedagógigo realizado pelos nossos coordenadores vem sendo intensificado a cada semana. Desta vez, ocorreu na localidade de Corguinho, ontem (03/08). Estiveram presentes na visita o coordenador Olivando, a diretora Elizabete, e os conselheiros tutelares de Camocim Edilene e Roque, os quais foram conversar com os alunos sobre o jovem na sociedade, drogras, entre outros temas. Este mesmo grupo descolou-se à noite para Pedra Branca, onde realizaram a aula da família, atividade rotineira do Núcleo Gestor, para informar os pais e responsáveis pelos alunos sobre sua situação e rendimento escolar. Vejam as imagens destes momentos logo abaixo:

3 de set. de 2009

Atividades de Língua Estrangeira

A cada dia nossos alunos se superam quando o assunto é a execução de atividades que saem um pouco da mesmisse. Trabalhar com metodologias diferenciadas, faz parte da prática de muitos professores, nos dias atuais quem não trabalhar desta forma, provavelmente, será discretamente excluído do mercado de trabalho.
Na nossa escola, isto é uma constante. Professores de Linguagens e códigos estão trabalhando de diversas formas para melhorar a aprendizagem dos alunos, e ontem (02/09) foi a vez da professora Cláudia Faustino(Língua Estrangeira), que assistiu as apresentações de seus alunos, através de músicas internacionais sendo cantadas e dançadas pelos mesmos. Veja as imagens abaixo:

2 de set. de 2009

Planejamento das extensões.

Sábado (29/08) ocorreu em nossa escola, reunião para planejar ações para a melhoria de indicadores das extensões. Reunião presidida pelos coordenadores Cristina, Silvana e Olivando. Foram debatidos temas visando auxiliar o processo de ensino aprendizagem dos alunos das localidades onde temos escolar anexas a nossa escola. Veja as fotos abaixo:

Aula da Família em Amarelas

No último dia 28 de agosto do corrente ano, ocorreu em Amarelas (Zona Rural de Camocim - Ce) a aula da família com os familiares dos estudantes daquela localidade. Em Amarelas funciona, turmas que são extensões da nossa escola. Esteve presente no evento, além das famílias, os professores, a coordenadora escolar responsável pelas extensões professora Silvana Modesto e o professor coordenador do LEI Cícero Rocha. Na ocasião, foram entregues os boletins dos alunos, onde continha os rendimentos de cada um, e tratado de situações pertinentes a cada aluno. Houve , ainda, neste mesmo evento uma pequena reunião com os responsáveis do Laboratório daquela escola, e o professor Cícero, onde foi tratado temas como: a utilização pedagógica do ambiente, a instrumentalização para um melhor atendimento, entre outros.
Este encontro foi de grande aproveitamento, para todos os envolvidos em prol da melhoria da educação daquela localidade. Na oportunidade, gostaríamos de parabenizar os alunos de Amarelas que foram classificados para a segunda fase da Obmep 2009, são eles:
  • Alexandrino Brito de Souza - 3°Lugar - 3° ano I;
  • Francisco Johnes Silva dos Santos - 4° Lugar - 3° ano I;
Vejam as imagens da aula da família logo abaixo:

Resultado da primeira fase da OBMEP 2009.

O Núcleo Gestor do Colégio Estadual Professor Ivan Pereira de Carvalho, tem o orgulho de divulgar o resultado da primeira fase da OBMEP 2009. Todos os classificados para a segunda fase estão de parabéns pelo resultado obtido, e os que não conseguiram êxito valeu pela participação, estudem um pouco mais e no próximo sucesso!

Clique aqui para visualizar a lista dos classificados para a 2ª fase da OBMEP 2009.