29 de out. de 2009

I Semana da Cidadania- Concurso de redação da CGU "Todos pela ética e cidadania: como posso contribuir para uma sociedade melhor?"

Os escândalos na sociedade nos espantam cada vez mais, pois é inaceitável que o homem seja capaz de usar o poder que tem para manipular o meio em que vive. A ética nesse caso já não existe e a cidadania muito pior é difícil respeitar o direito do próximo.
O que podemos perceber ao longo da evolução é que a inteligência humana está superando todos os seus limites, um mundo egoísta onde todos só pensam no seu próprio “eu” e o “nós” já não tem tanta importância. Uma conquista, é o direito de voltar, de escolher quem pode nos representar e são nessas escolhas que a decepção aparece, pois quem achava perfeito para uma representação politica acaba tornando-se um escândalo onde a perspectiva de quem escolheu vai ficando perdida. É dinheiro na cueca, viagens caríssimas com direito a família, gato e cachorro, os mensalões estão a solta e cabe a nós mudarmos essa situação.
Já que não temos bons exemplos em nossa política que isso possa partir de pequenas ações, na família, na escola através do grêmio estudantil, no trabalho, enfim buscar a melhoria mesmo que os indicadores apontem para a desistência. A conscientização tem que vir do berço, pois mudar uma mente já feita não adiantaria muita coisa. Se nos acomodarmos tudo continuará tudo continuará do mesmo jeito: sem respeito, sem ética, sem moral e sem cidadania.
Os grandes pensadores e filósofos, só são conhecidos porque expuseram suas idéias, agora está em nossas mãos o dever de buscar ações e atitudes que façam essa idéias serem propostas em prática e exercidas com respeito e dignidade, pois a vida é uma luta constante onde o bem comum vale muito mais.

Identificação
Escola: CEPI
Município: Camocim
Aluno/ Aluna: Thayres de Almeida Melo
Professor(a): Marciana Pereira
Série: Médio- 3º ano
UF: Ceará
Idade: 17

28 de out. de 2009


Vivemos numa sociedade competitiva, que transforma nosso semelhante em “oponente”, já que tantas vezes consideramos a vida como uma luta social, em que precisamos deixar para trás vários concorrentes, tantas vezes nem nos importando com o destino deles.
É certo que o livre arbítrio permite a liberdade de escolha entre o que definimos ser bom ou mau. Mas precisamos utilizá-lo como padrão também na hora da escolha de nossas ações, resgatando valores que desprovidos de nossa atenção, mas que são básicos para que a situação ser lapidada em mudanças que tragam a harmonia social.
O amor, a paz, a solidariedade, a compaixão, a não violência, a amizade e a preocupação com o próximo são valores humanos que nos diferenciam dos animais. Precisamos respeitar as diferenças individuais e cuidar da nossa grande família social, buscando a igualdade .
Sem a harmonia entre todas as pessoas, o caminho segue na direção contrária da felicidade e do sucesso, e a vida acaba se chocando de frente com um grande muro de infelicidades e tristezas.
Precisamos trabalhar juntos, construindo tijolos por tijolos elos entre os valores morais, éticos e humanos, impulsionando as novas gerações e em todas as pessoas o sentimento de convivência social, com ética e cidadania.

Colégio Estadual Professor Ivan Pereira de Carvalho

Aluno:Jonas Ermelino de Sousa Filho

Professor(a):Marciana Pereira

3º Ano E

Turno:Noite


Frequentemente se diz que vivemos num século onde a ciência e a tecnologia se desenvolveram muito mais do que em toda existência humana anterior. Porém, não se pode afirmar que essas importantes e inegáveis conquistas do homem lhe tenham proporcionado igual evolução no terreno da ética e da moral.
A sociedade está passando por uma profunda crise ética e moral, porque a prática dos valores humanos foi esquecida. Somente o ser humano pode cumprir por inteiro o percurso da trajetória terrena através do amor, da ação correta, da não violência e da paz, porque seu destino é alcançar a meta suprema, que é o conhecimento da verdade.
Quando assimilamos então, esta sociedade, ou mesmo nossa vida, percebemos que faltam certas atitudes, que gostaríamos de ver vivenciadas por todos, pois sabemos que os resultados serão positivos e beneficiarão a muitos. Estou falando dos valores humanos.
A toda hora a vida nos dá oportunidade de exercitarmos nossa cidadania, porque para SER é necessário TREINAR.
O remédio para curar o mundo está em cada um de nós. Se tivermos a consciência de assumir a responsabilidade que nos cabe, certamente nosso mundo, será muito mais feliz, porque VIVER É UM ATO DE CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO.

Nathrícia Brito

1º Ano “F” Turno: Tarde

Colégio Estadual Professor Ivan