27 de nov. de 2009

Fotos do momento Soul Black





































Fotos 1 e 2: Exposição artística.

Foto 3: Dança pop rock.
Foto 4: Teatro sobre o tema.
Fotos 5: Paródia sobre o tema: Afro-descendente.
Foto 6 e 7: Desfile da beleza negra.
Foto 8: Dança Maculelê

Clique na imagem para amplia-la.










19 de nov. de 2009

Simulando para preparar (SPAECE - 2009)

O Colégio Estadual Professor Ivan Pereira de Carvalho estará realizando nos dias 19 e 20 de novembro o 1º simulado para preparação do SPAECE – 2009, que acontecerá entre os dias 24, 25 e 26 de novembro. Todos os esforços estão sendo realizados no sentido de melhorar o aprendizado e desenvolver o hábito de estudo, adotando uma postura de preocupação com o conhecimento, bem como preparar os nossos alunos para participação em concursos e vestibulares. A partir da oficina realizada pelo Núcleo Gestor da escola junto aos professores desta instituição, foram elaboradas questões de Português e Matemática levando em consideração os descritores do SPAECE e em sala de aula antecipadamente , conforme consta em seus planos foram feitas revisões de conteúdos. Este tipo de ação é uma identidade da comunidade cepiana.

13 de nov. de 2009

Preparando para a 'Cidadania'

Após a realização da I Semana da Cidadania abordando a temática da Educação Fiscal, o Colégio Professor Ivan abraça a proposta da Fundação Demócrito Rocha em parceria com a Universidade Aberta do Nordeste e o jornal ‘O Povo’, que oferta o curso à distância através dos fascículos semanais que trabalham o tema ‘Educação Fiscal e Cidadania’. Os professores da área de Ciências Humanas estarão incluindo em suas aulas o acompanhamento e estudo dos fascículos, com suas atividades direcionadas e incluídas no processo avaliativo do 4º bimestre. Para tanto, todos os alunos do 2º e 3º anos estarão realizando o seu cadastro individual no laboratório de informática da escola, sendo acompanhados em particular pelos professores das disciplinas de Filosofia e Sociologia.
“A necessidade de criar um ambiente de debate, discussão e que desperte a criticidade de nossos educandos é compromisso de todos os que fazem parte da comunidade cepiana”. (Núcleo Gestor)

11 de nov. de 2009

Trabalhando para Superar Metas

No período de 23 a 27 de novembro de 2009 o Colégio Estadual Professor Ivan estará recebendo os avaliadores do SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação das Escolas Públicas do Ceará). São duas provas uma de Língua Portuguesa e outra de Matemática que serão aplicadas nas três séries do Ensino Médio, com o objetivo de verificar o nível de proficiência dos nossos alunos para, através deste resultado, implantar políticas públicas que elevem ainda mais o nível da qualidade do serviço prestado pela educação pública. Como forma de incentivar os alunos a buscar melhores resultados, o Governador Cid Ferreira Gomes assinou a Lei Nº 14483/2008 que assegura a cada aluno que atingir o nível de proficiência adequado para o Ensino Médio (325 pontos para Língua Portuguesa e 350 pontos em Matemática) um microcomputador. Acreditando no potencial dos nossos alunos, estamos instigando-os a buscar além das metas estabelecidas pelo governo, para tanto, os professores estão empenhados em desenvolver atividades que estejam de acordo com as matrizes de referência das disciplinas, como aulas de reforço e simulados. Como contrapartida houve um comprometimento dos pais (a partir de sensibilização feita na Aula da Família, dias 03 e 05 de novembro) e dos próprios alunos para criar, em casa, horários de estudo voltados para o referido exame.

Respeitando as diferenças

O Colégio Estadual Professor Ivan construindo uma educação voltada para o respeito às diversidades, implementa mais uma ação educacional, através da iniciativa da Professora Coordenadora da Área de Ciências Humanas Marciana Pereira, das Professoras da referida área e com a colaboração da professora de apoio do Centro de Multimeios Adriana Vasconcelos, desenvolveram uma série de propostas que tem como objetivo cultivar um sentimento de igualdade, respeito e valorização cultural. Os professores desenvolveram atividades com o intuito de estabelecer uma discussão sobre a temática, com apresentação de vídeos, leitura de textos informativos, pesquisas, apresentação de slides, entre outras que possibilite a ampliação do conhecimento sobre o assunto. Como ápice da ação a escola decidiu comemorar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) com apresentações artístico-culturais como: danças, teatro, música, paródia e exposição de artes visuais.