30 de abr. de 2010

Em homenagem ao Dia do Trabalho a "Oração do Trabalhador"

Meu Pai que estais no céu, quem estais aqui é teu filho que acredita na sabedoria do Criador e que entrega a vida em suas Mãos. Estou aqui lhe pedindo que me ajude arrumar um emprego para que eu possa sustentar minha família com dignidade sem precisar que eu roube ou faça alguma coisa de errado.

Quero continuar com minha dignidade para que meu nome seja respeitado sem que eu precise pecar.

Meu Deus quero lhe agradecer por tudo que você me deste até hoje e olhe sempre meus passos.

Amém.







Iara Melo

1º Ano G

Aluna da Profa. Ana Maria B. Santos Castro

Não Existem Obstáculos para Aumentar o Conhecimento: as novas tecnologias chegando até as extensões



O Colégio Estadual Professor Ivan atualmente dispõe de uma clientela bastante diversificada, alunos da SEDE e Extensões, sendo que os das extensões são aqueles que moram distantes da zona urbana, mas que possuem o mesmo direito à educação. Atualmente em nossa escola temos salas em vários distritos, tais como: Amarelas, Corguinho, Moréias, Pedra Branca, São Mateus, Santa Lúcia e Tatajuba. Todos esses distritos ficam distantes de nossa SEDE, mas através do apoio da 4ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – 4ª CREDE conseguimos viabilizar aulas dinâmicas dentro de nossos ambientes de aprendizagem.

Hoje (30/04/2010) recebemos a visita dos alunos da Extensão de Amarelas – Casa de Parto, onde a turma foi dividida em dois grupos, fazendo uma permuta entre os ambientes.

Foram ministradas aulas de física e química pela Professora Sonia Lima, com os seguintes conteúdos: Escalas termométricas, Temperatura, Termômetro (Física) e Reações Químicas (Química).

Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar na prática o conteúdo estudado na teoria, fazendo um comparativo, enriquecendo assim o seu conhecimento dentro do contexto estudado.

No Laboratório Escolar de Ciências os alunos puderam conhecer as instalações do ambiente como também vivenciar a prática do conteúdo abordado em sala de aula, a turma ficou bem entusiasmada com os experimentos, houve muitos questionamentos no momento da exploração do conteúdo.

No Laboratório Escolar de Informática tiveram ao seu alcance um mundo de possibilidades de aprendizagens, visuais, textuais, entre outras, agregando o conhecimento teórico da professora em sala de aula e as experiências vivenciadas no LEC às informações adquiridas na pesquisa de estudo no LEI.


Parabéns Professora Sonia Lima pela iniciativa!


Professor Coord. do LEI - CEPI

Oséias Araújo






29 de abr. de 2010

Evolução da Escrita através dos tempos

O tema trabalhado pela professora Dinalva tem como foco: “ A Evolução da Escrita"

Este trabalho foi desenvolvidos pelos alunos através de pesquisas na internet e livros, que foram apresentados por meio de cartazes, murais e slides. De posse dessas informações os alunos foram levados a produzirem textos como: a importância da leitura no passado e hoje, e como a escrita pode gerar privilégios sociais.

Tendo sido desenvolvido esses conceitos sobre os registros históricos sobre a escrita, foram confeccionados folhetos de cordéis, com o objetivo de se conhecer melhor a história . Esse gênero foi escolhido, no entanto, porque é uma expressão cultural muito conhecida por nossa gente. E para o fechamento do tema foi exibido o filme: Lula, o filho do Brasil - que conta a trajetória de um homem que lutou muito para ser alfabetizado, e isso fez a diferença em sua vida, pois o mesmo dificilmente teria sido presidente do Brasil, se simplesmente não soubesse ler e escrever.

Objetivo:

Ø Conhecer e saber explicar como surgiram as primeiras formas de escrita;

Ø Compreender que a criação da escrita representou na revolução cultural a humanidade;

Ø Saber relacionar a noção de poder com a obtenção de informações que a leitura de palavras escritas possibilita;

Ø Despertar a reflexão para a problemática dos analfabetos no passado e no presente.

Professora Dinalva



PROJETO ARTE - PRIMEIRO APRENDER


Aprendendo através de formas Atrativas e Inovadoras


Diante das necessidades de leitura, escrita e interpretação, decidi trabalhar em Arte e Educação o conteúdo teatro, mostrando para os alunos de uma forma bem clara para estimular, mostrar e instigar com mesmos o valor pela Arte.

Foi trabalhado, socializado, desenvolvido e estudado todas as características pertinentes para a realização de um teatro vivo, onde eram exigidos esforços, ensaios, fundamentos para a execução da esquete teatral.

As turmas do 1º ano D apresentaram as peças teatrais partindo dos clássicos infantis: Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Deu a Louca nos Contos e Cinderela, onde os mesmos demonstraram-se interessados e empenhados com a atividade proposta, interagiram com as personagens de uma forma bem divertida, criativa, mostrando um grande elo ao repassar os contos


O objetivo para com os alunos era explorar e trabalhar a leitura e interpretação de uma forma atrativa, dinâmica e diferenciada, renovando e levando os mesmos a tomarem gosto pela aprendizagem, dentro e fora da sala de aula.



Profa. Cláudia Lireda Fontenele

28 de abr. de 2010

Criatividade 10 X 0 Irresponsabilidade

Quem dos professores não passou pelo momento de ter de pedir aos seus alunos que se mantivessem em silêncio numa segunda-feira pela manhã no primeiro tempo depois de um final de semana de clássicos nos estádios brasileiros?

É essa minha situação semanal no 2º ano B do CEPI. Embora eu seja uma amante de esporte, todos sabem que sou torcedora do Guarany de Sobral, essa situação deveria tomar outro rumo. Então pensei que essa discussão não deveria ficar na sala de aula mas, abranger toda a escola. Diante disso seguimos alguns passos. Detectamos os quatro alunos que mais estão inseridos nessas discussões (Rony, Jonh Klinsmann, Júlio César e John Makanaki), em seguida direcionamos a atividade. Eles deverão semanalmente alimentar o blog da escola com discussões esportistas, utilizando também fotos, tabelas, gráficos, enquetes e discussões.

O objetivo é permitir que o aluno desenvolva aquilo que ele gosta de fazer, discutir sobre esportes com os colegas da escola, mas oferecendo-lhes novas ferramentas que levarão a desenvolver mais ainda suas potencialidades e habilidades como escrita, criatividade, trabalho em grupo, etc.

Rejane Lima

Professora de Geografia

26 de abr. de 2010

Aprendendo a Fazer no CEPI

Diante da heterogeneidade da sala de aula e consequentemente, dos diferentes ritmos por parte dos alunos, o professor se ver diante de uma situação em que, parte da classe já compreendera bem o conteúdo, e outra parte precisa de um reforço. O que fazer nessa hora para que nenhum dos grupos sejam prejudicados?

É hora de buscar as parcerias.

Foi essa a situação e a solução encontrada na aula de Geografia no conteúdo sobre escala. O aluno Wisley se propôs a fazer a revisão com os colegas que precisavam de uma reforço enquanto a professora trabalharia com pesquisa na internet com os demais alunos da classe.

O exercício, já elaborado e respondido pela professora, foi repassado ao aluno monitor que foi um parceiro imprescindível nesse momento. Nessa atividade todos ganham, tanto o aluno monitor que aprendeu a fazer sendo solidário como os colegas que tiveram a oportunidade de revisarem o conteúdo e os colegas que já dominavam o conteúdo pois conseguiram ir em frente. Os colegas que não foram pra sala de informática foram informados do site que foi pesquisado para que pudessem fazer o mesmo em um outro momento.

Os alunos aprenderam que podem fazer acontecer quando se trabalho em parceria, com humildade e companheirismo.

REJANE LIMA

Professora de Geografia

Atividades Inovadoras - Projeto Primeiro Aprender

Os professores de Arte e Educação trabalharam no primeiro bimestre de 2010, o conteúdo Teatro, mostrando aos alunos a importância dada às linguagens: oral, escrita, gestual, emocional, plástica, visual e sonora, onde as mesmas se fundam na apresentação de uma peça teatral, tarefa que exige esforço, exercícios individuais e de grupo, além de muitos ensaios.
As turmas de 1º ano apresentam estas peças teatrais partindo dos clássicos infantís com o objetivo de produzir as diferentes linguagens que os homem usam para se comunicar, pois contribui para o desenvolvimento da observação e das linguagens do aluno, deixando de lado seus medos, traumas, inseguranças e timidez, quanto ao assunto abordado.

Profa. Ana Maria B. Santos Castro
Prof. Evandinílson Domingues de Aaraújo

23 de abr. de 2010

ELEIÇÕES DO GRÊMIO


Muitos estudantes no decorrer das lutas estudantis, principalmente na época em que a burguesia brasileira mostrou mais explicitamente as “suas garras” (na Ditadura Militar), não foi porque simplesmente reivindicavam educação pública, democrática e de qualidade e sim porque a classe dominante sabia e sabe que os estudantes têm clareza de que é necessário uma transformação radical da sociedade. É necessário somarmos força nesta organização para que possamos avançar em nossa luta a fim de garantir educação como direito e sem discriminação de qualquer espécie. E hoje dia 23 de abril de 2010, está acontecendo no Colégio Estadual Professor Ivan Pereira de Carvalho a Eleição para Grêmio Estudantil, onde de forma democrática os alunos estão desenvolvendo a cidadania exercendo o seu direito de votar e escolher os seus representantes. Parabéns
Emiliano Véras - Regente Multimeios.
>


Projeto Leitura e Escrita



Trabalhando Romeu e Julieta


A professora Cláudia Lireda da área de Linguagens e Códigos está aplicando uma metodologia de ensino voltado para o despertar do prazer da leitura, analisando resultados e valores quantitativos e qualitativos, propiciando momentos onde os alunos possam ter acesso à fontes de pesquisas como: biblioteca da escola, livros, jornais entre outros, apreciando e incentivando a leitura.
Nos dias 15 e 16 de Abril, levou os alunos de 1º anos A, B e C para a biblioteca, para roda de leitura, onde foi socializado e instigado o livro “Romeu e Julieta” de William Shakespeare com o objetivo de incentivar e desenvolver a leitura e escrita dos educandos.

Professora Cláudia Lireda

"Quando fala o amor, a voz de todos os deuses deixa o céu embriagado de harmonia."
William Shakespeare


OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

A Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, tem como objetivo refletir sobre as práticas do ensino da leitura e da escrita com foco em gêneros textuais ( crônicas e artigos de opinião).


Os professores Cláudia Lireda e Evandinilson Domingues, tiveram uma grande oportunidade de participarem no dia 12/04/2010 da oficina da Olimpíada de Língua Portuguesa, ministrada pela professora Elane Costa na 4ª CREDE de Camocim, onde foi bastante positivo para o campo educacional, pois tiveram a tarefa de repassar e socializar com os professores da área. O encontro com os professores aconteceu na escola – CEPI - no momento de planejamento, no dia 19/04/2010. O momento foi muito rico, pois repassaram, socializaram e debateram idéias referente à Olimpíada de forma clara e concisa, utilizando-se de recursos midiáticos e didáticos como ferramentas para o professor desenvolver com os alunos em sala de aula.
A realização desta oficina foi um sucesso!
Parabéns aos professores da área!

16 de abr. de 2010

A pergunta que não quer calar!


Os nossos recém chegados do ensino fundamental das diversas escolas da rede municipal, ao começar a ministração das disciplinas de Filosofia e Sociologia pelos professores da casa, questionam-se sobre o porquê destas estarem inseridas na proposta curricular de nossa escola, já que não disciplinas ofertadas neste nível de ensino citado.
Há quase três meses nossos educandos já estão vivenciando esta nova experiência escolar, contando com os profissionais desta área de conhecimento. A verdade é que, a pergunta ‘Porque estudar Filosofia e Sociologia?’, ainda inquieta muitos alunos.
As vezes não paramos para pensar que viver em sociedade é colocar em prática conceitos e ideologias, que precisam ser analisadas e questionadas. Mas de fato o que acontece é que tão somente queremos viver a vida sem pensa - lá de forma crítica e sobre aquilo que estamos fazendo. E o que isso tem a ver com Filosofia e Sociologia? Bem, são estas disciplinas (não desprezando as demais) que buscam instigar nos homens o estilo reflexivo da vida. É por isso que surge esta inquietação, pois a sociedade contemporânea torna-se cada vez mais imediatista, sem se preocupar com o pensar de forma critica. E esta é a principal finalidade destas disciplinas.



Dicas para quem deseja iniciar o pensamento critico:
- Assista telejornais para compreender a dinâmica da sociedade;
- Abstraia dos filmes e telenovelas mensagens relacionadas a sua realidade para ser discutidos com colegas e professores;
- Leia livros da área ( nossa biblioteca conta com um acervo de livros para quem deseja iniciar o estudo destas disciplinas)
Vamos começar agora? Se você deseja que algum assunto relacionado a Filosofia e a Sociologia seja abordado no blog envie sugestões.



Professora Marciana

14 de abr. de 2010

O espaço nosso de todo dia


Vendo a necessidade de construir com os alunos um conhecimento de cartografia além do teórico, os alunos do 3º ano C tiveram a oportunidade de fazer na prática o uso das noções cartográficas para se locomoverem dentro da escola.

Para que a atividade tivesse o efeito desejado, os alunos foram levados para um local que seria o centro e o local de partida de nossa empreitada. A classe foi dividida em cinco equipes de seis pessoas. Cada equipe elaborou um mapa indicando o caminho a ser percorrido e o local a chegar, as dica de orientação deveria ser os pontos cardeais e colaterais e a medição do espaço era feita em passos. As equipes tiveram trinta minutos pra elaborarem seu mapa. Logo em seguida os mapas foram trocados e o objetivo era chegar no lugar exato programado pela outra equipe.

Os alunos perceberam que a prática do trabalho com os pontos cardeais e colaterais é bem mais difícil que os trabalhos teóricos. De repente, o espaço em que eles estavam todos os dias se tornou desconhecido. Importante também foi o trabalho de equipe com a mediação de conflitos e raciocínio rápido.

Apenas duas equipes conseguiram chegar nos locais escolhidos, e como recompensa receberam um incentivo na nota.

Rejane Lima

Professora de Geografia