31 de mai. de 2010

LITERATURA EM FOCO


Escrava Isaura


Os alunos de 1º ano do Ensino Médio do CEPI , estão sendo estimulados pelos professores da área de Linguagens e Códigos a utilizarem o blog da escola, para a prática de leitura de obras literárias.


No momento a obra trabalhada é Escrava Isaura de Bernardo Guimarães.


Boa leitura à todos!!!



A Escrava Isaura



Isaura é uma moça linda. É desejada por muitos homens. Tem a pele quase branca, sendo filha de uma mulata e um branco. Mas ela não tem liberdade para agir por sua vontade, porque é uma escrava. Ela pertence a Leôncio, um fazendeiro autoritário que não admite ser contrariado e quer o amor da moça. Por isso, Isaura é obrigada a fugir para longe.


Essa é a historia principal do romance de Bernardo Guimarães,escritor que estava interessado em discutir a maior vergonha social brasileira, a escravidão. Por mais de 300 anos o Brasil conviveu com gente sendo propriedade de gente. Isaura, mesmo tendo pele quase branca, sofre os horrores da falta de liberdade, nesta historia romântica com final feliz.


A ação de A Escrava Isaura transcorre no inicio do reinado de dom Pedro II, na década de 1840.quando o romance foi publicado, em 1875,o Brasil ainda vivia sob o reinado de Dom Pedro II,e a economia da nação ainda dependia do trabalho escravo e das plantações de café .

Professoras:Livramento e Cláudia Lireda - Linguagens e Códigos


Dia do Desafio



Praticamos atividades na aula de Português
.: O que é o dia do desafio :.

Realizado sempre na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam a rotina e pratiquem 15 minutos de atividade física. Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição para tentar envolver nas atividades a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes. É uma disputa amigável, que estimula a participação. No desafio, os vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração, a criatividade, a liderança, o espírito comunitário e começam a compreender a importância de fazer da atividade física um hábito para os outros dias do ano.
No di 26 de maio, quarta-feira passada, na aula de Português, da professora Selmira, os alunos foram todos para a quadra da escola a pedido dela, para que lá fossem realizados alguns exercícios físicos. Os alunos ficaram meio surpresos, pois não sabiam muito bem desse dia. Lá, os alunos rodearam a quadra em fila, e ela explicou um pouco sobre esse dia. Muita gente, tem o corpo todo em forma, mas não tem nada que o impeça de praticar algum exercício mesmo assim, insistem em ter uma vida sedentária, sem praticar sequer um exercício, já tem outros que tem muita vontade de praticar algo, mais por algum motivo, não podem.
Passamos cerca de 10 min na quadra, logo após fomos para a sala onde lá tivemos mais um pouco de dinâmicas, dessas bem legais onde todos se envolveram, foi bem interessante!
Aluno: Francisco Jeferson 2ºA
Professora Selmira - Língua Portuguesa.

28 de mai. de 2010

Aula de Campo – Educação Física

Visando o melhoramento das aulas de Educação Física, os alunos do 3° ano - Sítio Santa Lúcia, anexo do Colégio Estadual Professor Ivan Pereira de Carvalho, tiveram a oportunidade de visitar uma academia, no caso a “Personal Junior” localizado na Rua Santos Dumont, Bairro São Pedro. No local os estudantes foram acompanhados e orientados pelo instrutor Dário, os estudantes conheceram as instalações, os equipamentos e suas funções. O instrutor Dário ministrou uma palestra abordando alguns temas como: a importância de fazer corretamente os exercícios, ter uma boa alimentação saudável, o perigo do uso dos anabolizantes e a importância da hidroginástica na recuperação de pessoas que sofreram acidentes. No final da palestra surgiram perguntas, mostrando o interesse dos alunos na palestra.


Professor Jedelson

Educação Física - Sítio Santa Lúcia




26 de mai. de 2010

Fazendo Diferente...

Hoje no 5º tempo estará acontecendo um trabalho de Física realizado de forma diferente. Os alunos deverão utilizar o Laboratório de Informática da escola para acessar o blog e resolver a atividade que se segue abaixo. O mesmo será realizado por duplas, onde tentarão resolver as questões através do blog, enviando as resoluções para o email do professor Hilário. Após a análise e correção das atividades, o professor estará reenviando para o email dos alunos com suas devidas considerações. Bom trabalho para todos!



25 de mai. de 2010

1ª Oficina da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro

É HORA DE COMBINAR !
Fazer com que o aluno tenha capacidade para ser crítico e o conheça bem o que está lendo ou até mesmo do que se trata. É notório que isto está sendo uma tarefa cada vez mais difícil, árdua e complexa.
Tenho um grande objetivo que é desenvolver uma metodologia de ensino voltada para o "despertar" do prazer da leitura e escrita, propiciando momentos onde os alunos tenham acesso à fontes como: internet, biblioteca, revistas, jornais, entre outras, incentivando-os a despertarem para o ato de ler e escrever.
Nos dias 20 e 21 de Maio, aconteceu a primeira Oficina de Língua Portuguesa com os alunos das 1ª séries A, B e C do Ensino Médio, com o objetivo de trabalhar, desenvolver e escrever "crônicas", sobre as pessoas, os costumes, tradições, abordando a temática: "O lugar onde vivo."






Professora : Cláudia Lireda- Língua Portuguesa

A COPA ESTÁ CHEGANDO!!!



Novas gifs e mensagens de Brasil



Contagem regressiva, e aos poucos as vitrines são tomadas pelo verde-amarelo, o comércio começa a vender mais televisores, a bandeira do Brasil passa a ser estampada em quase todos os objetos e acessórios do povo brasileiro. O “espírito nacionalista” parece se alardear no coração de quase todos os brasileiros. As diferenças se desfazem, é quase uma mágica, esquecemos os problemas (sociais, políticos, religiosos, entre outros), os deixamos de lado, tudo isso para acompanhar de perto o desempenho de nossos jogadores. Mas, e quando tudo isso acaba? Para responder esta pergunta vou me utilizar do termo da filosofa brasileira Marilena Chauí, o “verdeamarelismo”. Esse termo utilizado pela filosofa é aplicado para explicar a alienação do povo brasileiro que no seu cotidiano esquece-se de demonstrar esse efêmero momento de patriotismo que se apresenta somente nos períodos da copa do mundo.
Fora este momento, o verde-amarelo não tem mais significado entre o povo brasileiro. As vitrines voltam a expor as tendências da moda, as pessoas retornam as suas atividades cotidianas, e o patriotismo se reveste em individualismo. Parece até engraçado, retornam as suas críticas esquerdistas (aos sem-terra, sem-teto, mulheres, crianças, deficientes físicos e outros), mas não se propõe a resolvê-las. Não é contraditório?


Não devemos esquecer-nos da nossa identidade, somos sim brasileiros, mas não só em períodos de copa do mundo. Vamos fazer valer a frase: ‘sou brasileiro e não desisto nunca’ e o patriotismo deve ser uma constante no coração de cada canarinho.
Marciana Pereira
Professora de Sociologia e Filo
sofia

24 de mai. de 2010

Por dentro da Matemática

História da Matemática

A matemática é a ciência dos números e dos cálculos. Desde a antiguidade, o homem utiliza a matemática para facilitar a vida e organizar a sociedade. A matemática foi usada pelos egípcios nas construção de pirâmides, diques, canais de irrigação e estudos de astronomia. Os gregos antigos também desenvolveram vários conceitos matemáticos. Atualmente, esta ciência está presente em várias áreas da sociedade como, por exemplo, arquitetura, informática, medicina, física, química etc. Podemos dizer, que em tudo que olhamos existe a matemática.
Abaixo, um pequeno histórico da evolução histórica da matemática :
4000 a.C. - Na Mesopotâmia, os sumérios desenvolvem um dos primeiros sistemas numéricos, composto de 60 símbolos.
520 a.C. - O matemático grego Eudoxo de Cnido define e explica os números irracionais.
300 a.C. - Euclídes desenvolve teoremas e sintetiza diversos conhecimentos sobre geometria. É o início da Geometria Euclidiana.
250 - Diofante estuda e desenvolve diversos conceitos sobre álgebra.
500 - Surte na Índia um símbolo para especificar o algarismo zero.
1202 - Na Itália, o matemático Leonardo Fibonacci começa a utilizar os algarismo arábicos.
1551 - Aparece o estudo da trigonometria, facilitando em pleno Renascimento Científico, o estudo dos astros.
1591 - O francês François Viète começa a representar as equações matemáticas, utilizando letras do alfabeto.
1614 - O escocês John Napier publica a primeira tábua de algorítimos.
1637 - O filósofo, físico e matemático francês René Descartes desenvolve uma nova disciplina matemática : a geometria analítica, com a misitura de álgebra e geometria.
1654 - Os matemáticos franceses Pierre de Fermat e Blaise Pascal desenvolvem estudos sobre o cálculo de probabilidade.
1669 - O físico e matemático inglês Isaac Newton desenvolve o cálculo diferencial e integral.
1685 - O inglês John Wallis cria os números imaginários.
1744 - O suíço Leonard Euler desenvolve estudos sobre os números transcendentais.
1822 - A criação da geometria projetiva é desenvolvida pelo francês Jean Victor Poncelet.
1824 - O norueguês Niels Henrik Abel conclui que é impossível resolver as equações de quinto grau.
1826 - O matemático russo Nicolai Ivanovich Lobachevsky desenvolve a geometria não euclidiana.
1931 - Kurt Gödel, matemático alemão, comprova que em sistemas matemáticos existem teoremas que não podem ser provados nem desmentidos.
1977 - O matemático norte-americano Robert Stetson Shaw faz estudos e desenvolve conhecimentos sobre A Teoria do Caos.
1993 - O matemático inglês Andrew Wiles consegue provar através de pesquisas e estudos o último teorema de Fermat.
Principais áreas da Matemática: - Aritmética - Álgebra - Geometria - Geometria Analítica - Porcentagem - Trigonometria - Estatística - Educação Matemática

Fonte: http://www.suapesquisa.com/matematica/ (acesso: 24/05/2010 as 16hs)

Fazendo diferente...

No dia 21 de maio nos 2º anos da tarde E e C, aconteceram aulas de campo de Biologia, onde os alunos juntamente com o professor Joab de Paula percorreram as dependência do colégio observando as folhas das árvores e plantas encontradas no local. Foram observados os tipos de folhas (simples, composta, recomposta) fazendo a definição dos seus constituintes, houve interação mútua dos alunos desde a coleta até a classificação no final da aula. Cada aluno ficou com pelo menos uma folha para ser colocada no caderno e classificada conforme o que foi observado na aula prática.

Prof. Joab
Biologia

Um novo jeito de escrever

"A adopção de uma única ortografia entre países de língua portuguesa pode ser óptima."

Se este texto fosse escrito em Portugal, a frase anterior estaria corretíssima.Já no Brasil, a letra "P"(nas palavras adopção e óptima) está sobrando e parece erro de digitação - apesar de todos sabermos que se trata do mesmo idioma.Do ponto de vista da ortografia, existem diferenças bastante relevantes na língua portuguesa.E não apenas entre os dois países.Nas outras seis nações que falam e escrevem o português ( Angola, Cabo Verde,Guine-Bissau, Moçambique, São Tomé e Timor-Leste) ocorre o mesmo.

Para acabar com essas diferenças, foi criado, em 1990, um acordo ortográfico- que começa a vigorar no Brasil.

A existência de duas grafias oficiais acarreta problemas na redação dedocumentos em tratados internacionais e na publicação de obras de interesse público, defendia o filólogo Antônio Houaiss, o principal responsável pelo processo de unificação aqui no Brasil.

Do ponto de vista prático, ganha força o idioma falado no BRASIL. Isso porque os portugueses terão de promover mais mudanças na escrita do que nós.

Fique de olho em nossas postagens!!!
Saiba mais sobre os próximos passos da implementação do novo acordo.
Fonte:www.atica.com.br/novaortografia/index_.htm

21 de mai. de 2010

ALUNOS DO CEPI CELEBRAM O DIA MUNDIAL DA DIVERSIDADE CULTURAL

No dia 21 de maio é celebrado o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, evento promovido pela UNESCO dando seguimento à adoção da Declaração Universal da Diversidade Cultural, em novembro de 2001 e pela Assembleia Geral das Nações Unidas através da Resolução 57/249. A data serve para promover mais diálogo entre culturas e povos e o respeito às diferenças.
O Dia é uma oportunidade para se aprofundar na compreensão sobre os valores da Diversidade Cultural e para se aprender melhor sobre como “viver juntos”. É por esta razão que a UNESCO apela a seus Estados Membros, assim como à sociedade civil a celebrar este Dia Mundial por meio do envolvimento do maior número possível de parceiros.
Segundo a UNESCO, a diversidade é uma fonte de força e de unidade. A agência da ONU também lembrou que o tema é um dos desafios mais importantes para muitas sociedades atualmente.
Nos dias 19 e 20 de maio, os alunos das turmas dos 3º anos A, B, C e D turnos manhã e tarde realizaram diversas pesquisas sobre a diversidade cultural de todas as etnias e raças existentes no mundo. Ao todo foram pesquisados 12 temas dos quais foram abordados: A Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural; A Convenção Sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais; Os Crimes contra a Honra Étnica e Racial; A Cultura Americana, A Cultura Europeia, A Cultura Africana, A Cultura Asiática, A Cultura Brasileira, Afro-descendente e Indígena e A Cultura Cearense. As apresentações foram realizadas em sala de aula e nas dependências da escola com intuito de promover a socialização das pesquisas e as idéias adquiridas.
No dia 21 de maio os trabalhos ficaram expostos no mural e nas dependências da escola para compartilhar as experiências com todos os alunos da escola.



Professor Paulo César Pereira – Filosofia e Sociologia


Links para Pesquisa

Link do site da UNESCO sobre o Dia da Diversidade Cultural

http://www.unesco.org/pt/brasilia/about-the-office/prizes-and-celebrations/world-day-for-cultural-diversity-for-dialogue-and-development/

Link da Declaração Universal da Diversidade Cultural

http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001271/127160por.pdf