29 de out. de 2010

V OLICAM

Hoje às 17:00h acontecerá a abertura da V OLICAM, com volta olímpica nas principais ruas da cidade, seguindo para o ginásio poliesportivo para solenidade de abertura. Neste evento acontecerá o desfile para escolha do garoto e garota OLICAM, exposição de stande e apresentação de danças.

O CEPI terá participação em todas as atividades que serão realizadas e modalidades esportivas.

O stande da escola apresentará os dois projetos existentes no CEPI – ‘Projeto Esporte na Escola’ sob a coordenação da Professora Ana Cristina Albuquerque Dias e Professor Cleuton Vieira, e o ‘Projeto Segundo Tempo’ sob a coordenação do Professor Evandinilson Domingos de Araújo.




28 de out. de 2010

Vestibular UVA



Terá inscrições somente via Internet


A partir do dia 25 de outubro os candidatos poderão acessar o endereço eletrônico http://vestibular.uvanet.br e fazer suas inscrições para o Vestibular 2011.1 da Universidade Estadual Vale do Acaraú. O Vestibular destina-se ao preenchimento de 1.115 vagas nos 19 cursos de graduação da UVA, para ingresso no primeiro semestre do ano de 2011. O período de inscrições termina no dia 12 de novembro de 2010 e a Comissão Executiva do Processo Seletivo da UVA (CEPS) chama a atenção dos candidatos de que “a inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto bancário, que deverá ser realizado até o dia 12 de novembro de 2010”. A taxa de inscrição no Vestibular é de R$ 100,00 (cem reais) e o boleto pode ser impresso após o preenchimento da ficha de requerimento de inscrição on-line.

Fonte:UVA


Maiores informações clique aqui

SPAECE 2010

Nos dias 16, 17 e 18 de Novembro de 2010 serão realizadas as provas do SPAECE 2010.

A novidade esse ano é que a abrangência do Sistema foi ampliada. A Seduc expandiu a avaliação do Ensino Médio para as três séries de forma censitária, pois antes focava apenas a última deste nível de ensino (3º ano). Assim, passa a ter três focos: Avaliação da Alfabetização -SpaeceAlfa (2º ano), implementada em 2007; Avaliação do Ensino Fundamental(5º e 9º anos) e Avaliação do Ensino Médio(1º, 2º e 3º séries).

O Spaece também incluirá questionários voltados ao aluno para obter dados sobre o perfil sócio-econômico e sua trajetória escolar; assim como ao professor e ao diretor, com a finalidade de traçar o perfil e a prática docente e de gestão desses profissionais.

O Spaece será realizado de forma censitária em aproximadamente 628 escolas estaduais e 6.656 escolas municipais, dos 184 municípios do Ceará. As informações coletadas permitem diagnosticar a qualidade da educação pública em todo estado. Os indicadores têm servido de base para a implementação de políticas públicas e de novas práticas pedagógicas nas escolas e nos municípios que se utilizam dessas informações.

A avaliação do sistema educacional no Ceará é uma estratégia fundamental para identificar os processos de aprendizagem na educação básica. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação do Estado (Seduc).

16 de Novembro

1ª Série do Ensino Médio

17 de Novembro

2ª Série do Ensino Médio

18 de Novembro

3ª Série do Ensino Médio





ENEM 2010

Nos dias 06 e 07 de Novembro serão realizadas as provas do ENEM. Lembramos que os alunos do estado do Ceará seguirão o horário oficial de Brasília, ou seja, deverão estar no local uma hora antes – 11h.

As provas ocorrerão das 13h às 17h30 de 6 de novembro, com questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No dia 7 de novembro, a prova será realizada das 13h às 18h30, com perguntas sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, além de redação, e matemática e suas tecnologias.

Segundo o Inep, os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, de acordo com o horário de Brasília. Não será permitida a entrada do inscrito que se apresentar após o horário estipulado.

Os candidatos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 6 e 7 de novembro só poderão levar para a prova caneta esferográfica transparente de tinta preta. Por questões de segurança, não será permitido o uso de lápis, borracha, apontador, lapiseira ou grafite.

Cerca de 4,6 milhões de estudantes vão fazer as provas. Além de caneta preta, os candidatos não podem esquecer de levar um documento original de identificação com foto e o cartão de confirmação de inscrição, que deve chegar na casa dos participantes até 25 de outubro. Serão aceitos como documento de identificação: carteira de identidade, carteira de trabalho, passaporte, carteira de habilitação com foto ou identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, valham como documento de identidade.

Fonte: Agência Brasil/Terra

Para maiores informações e esclarecimentos acesse o site: http://www.enem.inep.gov.br/



25 de out. de 2010

Atenção - Aula da Família

A partir do dia 26 de outubro o Colégio Estadual Professor Ivan, estará realizando a 3º Aula da Família deste ano letivo. O encontro acontecerá com a participação do Núcleo Gestor, Professores, Pais e Alunos e tem como objetivo apresentar a situação da aprendizagem de cada aluno, os problemas enfrentados pelos professores e informações relacionadas a organização da escola, aproveitando o momento para apresentar aos pais e alunos o ambiente do 'Aluno Online'.

26/10/10


Turma

Hora


1º A

8:30 à 9:30



1º B

10:00 à 11:00



1º E

14:00 à 15:00



1º F

16:00 à 17:00



1º H

18:30 à 19:30



1º I

20:30 à 21:30



27/10/10


Turma

Hora


1º C

8:30 à 9:30



1º D

10:00 à 11:00



1º G

14:00 à 15:00



2º C

16:00 à 17:00



1º J

18:30 à 19:30



2º F

20:30 à 21:30



28/10/10


Turma

Hora


2º A

8:30 à 9:30



2º B

10:00 à 11:00



2º D

14:00 à 15:00



2º E

16:00 à 17:00



2º G

18:30 à 19:30



2º H

20:30 à 21:30



29/10/10


Turma

Hora


3º A

8:30 à 9:30



3º B

10:00 à 11:00



3º C

14:00 à 15:00



3º D

16:00 à 17:00



3º E

18:30 à 19:30



3º F

20:30 à 21:30





Núcleo Gestor

Outubro/2010


20 de out. de 2010

Aula Interativa: Felicidade Clandestina – Clarice Lispector


Ela era gorda, baixa, sardenta e de cabelos excessivamente crespos, meio arruiva¬dos. Tinha um busto enorme, enquanto nós todas ainda éramos achatadas. Como se não bastasse, enchia os dois bolsos da blusa, por cima do busto, com balas. Mas possuía o que qualquer criança devoradora de histórias gostaria de ter: um pai dono de livraria.
Pouco aproveitava. E nós menos ainda: até para aniversário, em vez de pelo menos um livrinho barato, ela nos entregava em mãos um cartão-postal da loja do pai. Ainda por cima era de paisagem do Recife mesmo, onde morávamos, com suas pontes mais do que vistas. Atrás escrevia com letra bordadíssima palavras como “data natalícia” e “saudade”.
Mas que talento tinha para a crueldade. Ela toda era pura vingança, chupando balas com barulho. Como essa menina devia nos odiar, nós que éramos imperdoavelmente bonitinhas, esguias, altinhas, de cabelos livres. Comigo exerceu com calma ferocidade o seu sadismo. Na minha ânsia de ler, eu nem notava as humilhações a que ela me submetia: continuava a implo-rar-lhe emprestados os livros que ela não lia.
Até que veio para ela o magno dia de começar a exercer sobre mim um tortura chinesa. Como casualmente, informou-me que possuía As reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato.
Era um livro grosso, meu Deus, era um livro para se ficar vivendo com ele, comendo-o, dormindo-o. E, completamente acima de minhas posses. Disse-me que eu passasse pela sua casa no dia seguinte e que ela o emprestaria.
Até o dia seguinte eu me transformei na própria esperança de alegria: eu não vivia, na¬dava devagar num mar suave, as ondas me levavam e me traziam.
No dia seguinte fui à sua casa, literalmente correndo. Ela não morava num sobrado como eu, e sim numa casa. Não me mandou entrar. Olhando bem para meus olhos, disse-me que havia emprestado o livro a outra menina, e que eu voltasse no dia seguinte para buscá-lo. Boquiaberta, saí devagar, mas em breve a esperança de novo me tomava toda e eu recomeçava na rua a andar pulando, que era o meu modo estranho de andar pelas ruas de Recife. Dessa vez nem caí: guiava-me a promessa do livro, o dia seguinte viria, os dias seguintes seriam mais tarde a minha vida inteira, o amor pelo mundo me esperava, andei pulando pelas ruas como sempre e não caí nenhuma vez.
Mas não ficou simplesmente nisso. O plano secreto da filha do dono da livraria era tran¬qüilo e diabólico. No dia seguinte lá estava eu à porta de sua casa, com um sorriso e o coração batendo. Para ouvir a resposta calma: o livro ainda não estava em seu poder, que eu voltasse no dia seguinte. Mal sabia eu como mais tarde, no decorrer da vida, o drama do “dia seguinte” com ela ia se repetir com meu coração batendo.
E assim continuou. Quanto tempo? Não sei. Ela sabia que era tempo indefinido, enquan¬to o fel não escorresse todo de seu corpo grosso. Eu já começara a adivinhar que ela me escolhe¬ra para eu sofrer, às vezes adivinho. Mas, adivinhando mesmo, às vezes aceito: como se quem quer me fazer sofrer esteja precisando danadamente que eu sofra.
Quanto tempo? Eu ia diariamente à sua casa, sem faltar um dia sequer. Às vezes ela dizia: pois o livro esteve comigo ontem de tarde, mas você só veio de manhã, de modo que o emprestei a outra menina. E eu, que não era dada a olheiras, sentia as olheiras se cavando sob os meus olhos espantados.
Até que um dia, quando eu estava à porta de sua casa, ouvindo humilde e silenciosa a sua recusa, apareceu sua mãe. Ela devia estar estranhando a aparição muda e diária daquela menina à porta de sua casa. Pediu explicações a nós duas. Houve uma confusão silenciosa, entrecortada de palavras pouco elucidativas. A senhora achava cada vez mais estranho o fato de não estar entendendo. Até que essa mãe boa entendeu. Voltou-se para a filha e com enorme surpresa exclamou: mas este livro nunca saiu daqui de casa e você nem quis ler!
E o pior para essa mulher não era a descoberta do que acontecia. Devia ser a descoberta horrorizada da filha que tinha. Ela nos espiava em silêncio: a potência de perversidade de sua filha desconhecida e a menina loura em pé à porta, exausta, ao vento das ruas de Recife. Foi então que, finalmente se refazendo, disse firme e calma para a filha: você vai emprestar o livro agora mesmo. E para mim: “E você fica com o livro por quanto tempo quiser.” Entendem? Valia mais do que me dar o livro: “pelo tempo que eu quisesse” é tudo o que uma pessoa, grande ou pequena, pode ter a ousadia de querer.
Como contar o que se seguiu? Eu estava estonteada, e assim recebi o livro na mão. Acho que eu não disse nada. Peguei o livro. Não, não saí pulando como sempre. Saí andando bem devagar. Sei que segurava o livro grosso com as duas mãos, comprimindo-o contra o peito. Quanto tempo levei até chegar em casa, também pouco importa. Meu peito estava quente, meu coração pensativo.
Chegando em casa, não comecei a ler. Fingia que não o tinha, só para depois ter o susto de o ter. Horas depois abri-o, li algumas linhas maravilhosas, fechei-o de novo, fui passear pela casa, adiei ainda mais indo comer pão com manteiga, fingi que não sabia onde guardara o livro, achava-o, abria-o por alguns instantes. Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade. A felicidade sempre ia ser clandestina para mim. Parece que eu já pressentia. Como demorei! Eu vivia no ar... Havia orgulho e pudor em mim. Eu era uma rainha delicada.
Às vezes sentava-me na rede, balançando-me com o livro aberto no colo, sem tocá-lo, em êxtase puríssimo.
Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante.

Lispector, Clarice. Felicidade Clandestina. In Felicidade Clandestina. Rio de Janeiro, Rocco, 1998.

18 de out. de 2010

Concurso de Redação - Cultura Afro-brasileira

Em comemoração a Semana dedicada á Cultura Afro-brasileira, referente ao dia 20 de novembro – DIA DE ZUMBI, a Secretária da Educação do Estado do Ceará/SEDUC, em parceria com a Coordenadora de Desenvolvimento da Escola/CDESC, realizará o I Concurso de Redação das Escolas Públicas Estaduais da Rede de Ensino do Estado do Ceará, com o tema a ser desenvolvido com o gênero dissertativo: ‘A contribuição da cultura africana para a construção da história do Brasil’.

Os professores das Áreas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas estarão fundamentando a temática, paralelo aos trabalhos que serão desenvolvidos durante o Projeto 'Nossa Cor, Nossa Cultura', onde o mesmo abrirá um leque de discussões e posicionamentos críticos que contribuirão como suporte na elaboração dos textos.

Esta ação busca afirmar e valorizar a influência da cultura Afro, na estruturação e construção da sociedade brasileira.
Agarre esta idéia e participe!


Marciana Pereira / Adriana Vasconcelos / Oséias Araújo
Centro de Multimeios

Animais e Plantas da Nossa Região

Fauna e Flora

Aos dias 11 de outubro de 2010, aconteceu na localidade do Sítio São Mateus, com as turmas do 2º A e B, do CEPI, uma aula de Excursão Científica com o objetivo de coletar e analisar as características da fauna e flora do local.

O intuito da aula é despertar o interesse dos alunos durante a realização do Projeto de Biologia, tendo como tema: Animais e Plantas de Nossa Região – Vertebrados e Invertebrados.

Ao realizar a atividade in lócus, os alunos ficaram conhecendo as diversidades dos filos encontrados no berçário dos mangues, além de construir o conhecimento sobre a diversidade do Ecossistema que os mesmos detectaram e como acontece a vida na comunidade, onde foi realizada a aula.

Antônio José

Professor de Biologia

15 de out. de 2010

Idealização da I FEIRA DE CIÊNCIAS INTERNA

No dia 06/10/10, os Professores Coordenadores do LEC – Francisca Edvania dos Santos Sousa e Osmair Charles estiveram reunidos juntamente como os professores da área de Ciência da Natureza, para traçarem estratégias que seriam desenvolvidas no decorrer do 4º período. Neste encontro ficou definido que seria trabalhado juntamente com os alunos dentro das disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia a Feira de Ciências Interna, onde os alunos irão produzir trabalhos utilizando materiais concretosa que despertem a criatividade, motivando-os a aprenderem de forma dinâmica e prática, desenvolvendo assim, suas habilidades de maneira mais prazerosa.


Professora: Francisca Edvania dos Santos Sousa.


PARABÉNS PROFESSOR

O Centro de Multimeios parabeniza todos os professores que compõem o corpo docente da escola Colégio Estadual Professor Ivan- CEPI, pelo belíssimo trabalho e dedicação que vem desempenhando para o crescimento desta instituição e valorização do aluno com peça principal deste trabalho, acreditando que todos podem e devem fazer o melhor de si para que, ao sair daqui, levar um conhecimento intelectual e de mundo ajudando-o a construir uma nova e grandiosa história na sua vida profissional.

Professora Adriana Vasconcelos
recado para orkut

RecadosOnline

16 de Outubro - Dia da Ciência & Tecnologia

“A Ciência avança em função das necessidades geradas pela sociedade. Muitas pesquisas têm sido desenvolvidas na tentativa de solucionar problemas sociais, como a Aids, a desnutrição, a falta de energia, a poluição, etc. Por sua vez, o aperfeiçoamento tecnológico contribui para o desenvolvimento da Ciência. Graças aos computadores, cálculos que os cientistas levavam dias para realizar, hoje são feitos em alguns minutos. Os químicos hoje podem projetar e modelar materiais a partir de estudos computacionais sem precisarem realizar nenhum experimento com tubo de ensaio.”( trecho extraído do livro- Química e Sociedade)
A Ciência, a tecnologia e a sociedade têm caminhado na busca de soluções de grandes problemas, mas também têm provocado consequências desastrosas para a vida humana no planeta.
Em comemoração a esse dia nós coordenadores do LEC, resolvemos trabalhar essa temática com todas as turmas da escola, levando os alunos para o Laboratório de Informática com a finalidade dos mesmos realizarem pesquisas sobre o avanço da ciência e da tecnologia nas diversas área de conhecimento: Matemática, Química, Física e Biologia.

Francisca Edvania dos Santos Sousa.
Coordenadora do LEC e professora de Química
Spring Text - http://www.springtext.com

doctor ratings

AO MESTRE , COM CARINHO!

Mestre,
É aquele que caminha com o tempo,
propondo paz, fazendo comunhão,
despertando sabedoria.

Mestre é aquele que estende a mão,
inicia o diálogo e encaminha
para a aventura da vida.

Não é o que ensina fórmulas, regras,
raciocínios, mas o que questiona
e desperta para a realidade.

Não é aquele que dá de seu saber,
mas aquele que faz germinar
o saber do discípulo.

Mestre é você, meu professor amigo
que comprende, estimula,
comunica e nos enriquece com
sua presença, seu saber e sua ternura.
(N.Maccari)









14 de out. de 2010

Culminância do Projeto Vamos Discutir Política

Como ápice de nosso projeto, no dia 08 de outubro, reunimos os alunos no turno da noite no pátio da escola para socialização das atividades desenvolvidas pelos alunos ao longo do projeto. Alunos dos diversos turnos formaram grupos de apresentação musical, paródia, apresentação de cenas do documentário ‘Pro Dia Nascer Feliz’ e como momento especial a apresentação comentada do slide sobre conscientização política pelos alunos Francisco Marcos e Jamili Macáriodo 2º ano ‘B’. No momento foi apresentado a segunda edição do jornal da escola ‘Folheando’.

Marciana Pereira/Óseias Araújo/Adriana Vasconcelos

Centro de Multimeios



Roda Viva

O Papel do Poder Legislativo

Na quinta –feira do dia 07 de outubro, sob a organização dos professores do Centro de Multimeios (Marciana Pereira, Adriana Vasconcelos e Oséias Araújo) e Núcleo Gestor, realizou-se no pátio da escola uma roda de debates com os alunos dos 1º anos do turno noite, a fim de apresentar e conscientizar os nossos alunos sobre a função do poder legislativo municipal, tendo como interlocutor do momento o nosso ex-aluno e atual vereador Emanuel Vieira, que apresentou de forma clara como é a atuação dos vereadores na câmara municipal, além de fazer outros esclarecimentos relacionados a Política, para a atender aos anseios curiosos de nossos alunos. Esta ação faz parte das atividades do Projeto Vamos Discutir Política.

Marciana Pereira / Oséias Araújo.

Coordenadores do Laboratório Escolar de Informática



Para sempre...


Gifs Animados

SELMIRA

Há pouco mais de uma semana, nós alunos do CEPI fomos surpreendidos por trocas inesperadas. Devido o concurso do Estado feito há pouco tempo, alguns professores tiveram que sair das salas que ensinavam para que os novos professores pudessem assumir. Os mesmos já começaram a dar aula. Pois bem, devido o longo tempo que passamos com essa professora, resolvemos fazer uma pequena homenagem. Então, eu desde já, quero desejar à ela tudo de bom e que ela continue fazendo esse belo trabalho que sempre fez.

Amamos você Selmira!

Segue abaixo algumas homenagens

Glitter Para Orkut

Corações - Glitter Para Orkut

Professora...

Hoje estou aqui para falar de uma pessoa bastante alegre, carinhosa e mãe de todos nós. Com ela crescemos, amadurecemos, rimos, aprendemos a vencer obstáculos, enfim deciframos a palavra superação, mostrando nosso melhor. Foi dela que recebemos vários puxões de orelha e conselhos para tentarmos ser pessoas melhores. Tenho certeza que construímos pontes indestrutíveis, laços maternais, momentos únicos que ficaram guardados em nossos corações. Não tem como esquecer uma mulher amável, "louca do juízo" e cheia de carinho para dar para seus alunos. Não sei como vai ser daqui pra frente, mas tenho a certeza que não vai ser como antes, não daremos mais aquelas velhas risadas, não teremos mais aquelas conversar sérias, mas sempre iremos ter você como um exemplo de conhecimento e experiência. Só quero te desejar sorte e tudo de melhor na sua vida, que você independente do que acontecer lembre de nós como símbolo de alegria e amor. E pode ter certeza que você irá fazer muita falta em sala, muito mesmo. Te amamos e sempre lembraremos de você.

De Ayrton Senna

Corações - Glitter Para Orkut

ProfessoraGlitter Para Orkut

Deus criou o homem com várias qualidades, pessoas especiais, que nos enche de alegria. Mas um dia (creio eu), ele pensou: Vou criar um espírito que traga felicidade ao próximo, que possa aconselhar os outros, amiga, um pouquinho de simpatia, brincalhona e com um "poucão de loucura" e chamarei de SELMIRA. É professora, além de tudo isso, você veio melhor do que o encomendado veio como educadora, veio para nos levar a um caminho de vitória e como tudo tem seu lado roxo e escuro, veio para nos atentar, nos levar à loucura com trabalhos, provas, advérbios, adjetivos, gramática e tudo que nos leva a tomar um "doril", (brincando mais com um pouco de verdade). Todo mundo falava de uma Selmira, e havia risada no meio das palavras: Sel Kkk, Mira Kkk, e isso me fez ficar curiosa, para saber como seria o meu modelo de loucura quando tivesse 56, brincadeira, quando fosse mais velha. Aí um certo dia, entra uma mulher, aparentemente séria, de cabelos escuros, toda trabalhada no salto, que nos deixam abobalhados com sua forma de ensinar, suas piadas e suas histórias, e a partir daí que entendi aquelas risadas no meio do seu nome. Criamos sentimentos por essa mulher, o respeito, carinho e o amor, coisas que poucos professores conseguem. Além de professora, amiga, "loka", mulher, era mãe, que as vezes confunde se é os da sala ou os de casa que dá mais trabalho. E é por esses detalhes que a faz ser especial em nossas vidas (Ora, sabe lá quantos palhaços ela já foi). O mais interessante, é as escapadas de gangues que ela nos conta, "doida"...

Não queria que fosse embora, não pela matéria, te desejo tudo de bom, que onde tiver conte nossas histórias, fale que conheceu um monte de miniaturas de Selmira, e para todo o sempre FALE CONOSCO SEM SE ESCONDER! Sei que matamos qualquer um de vergonha, mas é assim mesmo!

De Dayane

Selmira

Você é uma professora loukinha, mais sempre vai estar em meu coração.

De Thauann

Professora, seus momentos no 2º "A" com certeza serão eternizados por todos, por que além da aprendizagem dávamos boas risadas. Obrigado por tudo.

De Yohansson




Recados Para Orkut - Click Aqui! http://www.recados.net