26 de nov. de 2010

OBMEP 2010 - O CEPI é destaque no Ceará

Resultados comprovados! Orgulho para o CEPI

Saiu o resultado final da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Pública – OBMEP 2010, e nossa instituição foi premiada pela pontuação de nossos alunos na segunda fase. No estado do Ceará três escolas (Sobral, Juazeiro e Camocim) foram premiadas com Kit de material esportivo e livros/vídeos para composição de uma biblioteca básica em matemática e ciências, pelo reconhecimento do desempenho dos alunos. Foram requisitos para esta premiação o maior número de alunos aprovados da escola e pontuação geral nas provas.
Os nossos alunos que tiveram um bom êxito receberão menção honrosa e terão possibilidades de serem incluídos no Programa de Iniciação Científica Jr. de acordo com as regras do edital da OBEMEP.

Este título é para vocês! Parabéns

Agnaldo Ferreira da Rocha Filho – 3º A

Felipe Costa do Nascimento – 2º D

Hugo de Araújo Monteiro – 3º E

José Carlos Brandão de Araújo – 3º C

Maria Isabela Marques da Paz – 3º D

Rafaela de Freitas - 3º D

Santiago Pontes Freire Figueiredo – 3º A

Suyane Magalhães da Paz – 1º A

Vivyane Greice Marques Almeida – 2º B

Yago Medeiros Dutra – 3º B

Núcleo Gestor

24 de nov. de 2010

Semana da Leitura

Em referência ao Dia internacional do Livro, destacamos aqui para os nossos leitores a importância e relevância de um livro causador de grandes repercussões na história da humanidade, a ‘Bíblia’. Este livro é hoje o único que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e que está em quase todas as casas. Discutido e analisado por grandes mestres do conhecimento, de filósofos, juristas, sociólogos a cientistas, o conteúdo deste livro causou e ainda causa diversas polêmicas acerca de valores, comportamentos, vida coletiva, política, religião, sexualidade, ciência entre outros assuntos. Guerras, cisões e alianças também tiveram como pano de fundo o conteúdo das escrituras sagrada.

Do leigo ao intelectual, já fez uso de suas referências; é tão antigo em sua origem, porém, sempre atual. Em seu conjunto de livros encontramos Leis, História, Poesias, Profecias, Doutrinas, etc.

A Bíblia foi o primeiro livro impresso em latim, no ano de 1455 pelo alemão Johannes Gutenberg que inventou a imprensa mecânico móvel.

Marciana Pereira de Araújo-Professora Coordenadora do LEI


'border=






23 de nov. de 2010

Alerta! Recolhimento dos livros didáticos



O Centro de Multimeios informa aos alunos regularmente matriculados nesta escola, que os livros didáticos recebidos no início do ano de 2010, deverão ser devolvidos nas datas abaixo descriminadas, distribuídas em turnos e turmas para que outros alunos no ano de 2011 tenham os mesmos direitos de utilizá-los.

Agradece Centro de Multimeios/Núcleo Gestor

22 de nov. de 2010

CEPI comemorou o Dia da Consciência Negra

No última sábado, dia de 20 de Novembro o CEPI realizou evento na escola, conforme calendário escolar o Dia da Consciência Negra, sob a organização do Professor Coordenador de Área de Ciências Humanas Paulo César juntamente com os professores da área, articulando atividades culturais que deram ênfase a contribuição da cultura africana para o povo brasileiro. Dentre as algumas das atividades foram realizadas apresentações de danças com ritmos de origem africana, grupos musicais, paródia, apresentação de slides e desfile de garotos e garotas para valorizar a beleza negra.

Paulo César - Professor Coordenador de Área.

Parabéns aos novos acadêmicos!

O Núcleo Gestor da escola parabeniza nossos alunos pela aprovação no Vestibular 2010 da UAB em Camocim nos cursos de Administração em Gestão Pública - Bacharelado e Letras Português – Licenciatura.
O CEPI orgulha-se pelo desempenho de nossos alunos e anseia pelo sucesso nesta nova etapa escolar como universitários. Nossas expectativas para o futuro dos nossos acadêmicos é que seja promissor e que possam contribuir para a sociedade camocinense através do seu conhecimento e profissionalismo.

Gifs de Formatura cartões - Gifs para Orkut
Parabéns!!!
Thiago Rodrigues Ferreira 3º Ano B – Sede / Curso-Letras - UAB/UFC
Yago Medeiros Dutra 3º Ano B – Sede / Curso-Administração em Gestão Pública - UAB/UFC
Hugo de Araújo Monteiro 3º Ano E – Sede / Curso-Administração em Gestão Pública - UAB/UFC
Maria Edilha Monteiro 3º Ano M– Tatajuba Extensão do CEPI / Curso-Administração em Gestão Pública - UAB/UFC
Maria Valdenice da Silva 3º Ano M– Tatajuba Extensão do CEPI / Curso-Letras Português - UAB/UFC
Maria Ivani Nascimento Alexandrino 3º Ano M– Tatajuba Extensão do CEPI / Curso-Letras Português-UAB/UFC

"O primeiro passo para conseguirmos o que queremos na vida é decidirmos o que queremos.”
Ben Stein

Núcleo Gestor


O CEPI comemora o Dia Internacional do Livro

O CEPI estará realizando atividades diversificadas na semana de 22 á 26 de novembro, comemorando a ‘Semana Cultural da Leitura' dentro do 'Projeto Despertando para a leitura’ em alusão ao Dia Internacional do Livro – 23 de Novembro. A proposta de trabalho que será apresentado ao professores de Linguagens e Código e Ciências Humanas é uma idealização da Professora Maria Adriana Vasconcelos. O cronograma de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula e nos ambientes de aprendizagem ( Sala de Leitura e LEI) tem como objetivo fortalecer um elo entre as novas tecnologias e o livro.

Centro de Multimeios

20 de nov. de 2010

Amostra de Experiências Científica

A nossa Feira de Ciências sob, a organização da Professora Coordenadora do LEC, Edvania Santos, foi um sucesso. Os trabalhos foram apresentados para os alunos dos turnos manhã, tarde e noite, no pátio da escola, e cada trabalho contou com equipes de alunos para explicação do conteúdo pesquisado para sua elaboração, demonstrando sua importância e o conhecimento obtido na realização dos trabalhos. A feira despertou curiosidade e admiração em nossos alunos que visitaram a exposição e entusiasmo naqueles que elaboraram as experiências. O CEPI reconhece e parabeniza pelo esforço, compromisso e potencial de nossos alunos e professores da área de Ciências da Natureza pela colaboração.

A realização deste trabalho gerou tanta satisfação que o CEPI a partir de já inclui no quadro de atividades permanente da escola a Feira de Ciências, para dar continuidade a uma aprendizagem significativa valorizando o nosso principal ator social, os nossos alunos.

Loboratório Escolar de Ciências

Núcleo Gestor

17 de nov. de 2010

I Feira Interna de Ciências

A nossa I Feira Interna de Ciências acontecerá nesta sexta-feira dia 19 de novembro. Os trabalhos foram realizados em sala de aula a partir de pesquisas prévias na internet no Laboratório de Informática da escola contando com os professores de Química, Física, Biologia e Matemática como orientadores das experiências científicas. Através deste trabalho os alunos puderam perceber como o conhecimento científico está no nosso cotidiano e pode ser realizado de forma prática, bem como entender a aplicabilidade de conceitos teóricos, apenas visto em livros.

A organização da Feira de Ciências é uma realização da Professora Coordenadora do LEC Edvania Santos.

Os trabalhos já foram apresentados em sala de aula e os melhores, selecionados para exposição no pátio da escola.

Confira algumas etapas dos trabalhos


Professora Edvania Santos.

Laboratório Escolar de Ciências/LEC

16 de nov. de 2010

Começou a aplicação do SPAECE 2010


Hoje o CEPI começou a receber os aplicadores para realização do SPAECE 2010 – Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará. As provas estão sendo realizadas nos três turnos nas séries de 1º Ano. Amanhã serão aplicadas as provas nas séries de 2º Ano e na quinta-feira nas turmas de 3º.
Os alunos estarão desenvolvendo habilidades nas disciplinas de Português e Matemática. Além destas questões os alunos também estarão respondendo a um questionário sócio econômico e sobre sua trajetória escolar, assim como os professores e diretor com o objetivo de traçar o perfil dos profissionais desta instituição.
E vem aí mais computadores!

Núcleo Gestor

Dia de Lazer do CEPI

12 de nov. de 2010

Nossa Participação na II Feira Regional - Resultados


13.jpg

O CEPI está de parabéns pela brilhante participação na II Feira Regional de Artes, Ciências e Cultura que aconteceu hoje na cidade de Granja. A apresentação dos trabalhos foi um sucesso, nossos alunos foram nota 10. Parabéns Professor Paulo César, Cláudia Lireda, Antonio José e Alex Barros pelo esforço e dedicação na coordenação dos projetos.
E o CEPI participará da II Feira Estadual em Fortaleza com a classificação do trabalho Robótica Educacional - Comunicar é Preciso dos autores Darlan Vinicios da Silva Fontenele Veras e Laresca Medeiros Dutra e Orientadora Professora Cláudia Lireda.
Avante!

Núcleo Gestor


Fazendo Discípulos

O nosso recém chegado Professor Danilo Santos e Silva, aprovado neste último concurso para Professor Efetivo do Estado irá participar do III Colóquio Abrindo Trilhas para os Saberes – “Professores em formação: a escola como lugar de pesquisa”, que acontecerá entre os dias 8 e 10 de dezembro no Hotel Marina Park. A escola orgulha-se por ter em nosso quadro de professores um ex-aluno, que após concluir sua etapa do ensino médio no CEPI, ingressa na faculdade e concluindo um curso de Ensino Superior, cresce em mais uma etapa sendo aprovado em concurso público e retorna como ‘Professor da Casa’. É motivo de orgulho e satisfação para todos da família CEPI colher os frutos de nosso trabalho. O exemplar aluno Danilo agora retorna como Professor Danilo Santos e Silva ministrando aulas de Inglês.
Núcleo Gestor

10 de nov. de 2010

HOJE É FESTA!!!

Frases para OrkutO CEPI comemora em momento solene a entrega dos computadores como premiação do bom desempenho dos alunos no SPAECE 2009. A iniciativa da premiação foi promovida pelo Governo do Estado do Ceará.

A cerimônia acontecerá no pátio da escola Colégio Estadual Professor Ivan- CEPI- às 20:30h contando com a presença do Núcleo Gestor , professores , alunos, pais e representantes da Secretaria de Estadual do Ceará - SEDUC e 4ª CREDE.

A escola foi agraciada com 31 alunos premiados.

PARABÉNS aos alunos vencedores, pelo esforço e dedicação!!!

Núcleo Gestor



9 de nov. de 2010

CEPI participa da II Feira Regional

No dia 12 de novembro, na cidade de Granja acontecerá a II Feira de Ciências, Arte e Cultura. No momento estarão sendo apresentados os melhores trabalhos produzidos pelas escolas estaduais da 4ª CREDE. Durante esta apresentação serão selecionados os projetos que melhor se destacaram para a fase Estadual em Fortaleza.

O CEPI estará apresentando seus melhores trabalhos educacionais, abaixo a relação dos projetos:

DOS RABISCOS À TECNOLOGIA – COMUNICAR É PRECISO.

Autores

Francisco Marcos Gomes de Brito (Aluno)

Francisca Sabrina Sousa Vasconcelos (Aluno)

Cláudia Lireda Fontenele Pinheiro (Professora)

EDUCAÇÃO FINANCEIRA FAMILIAR

Autores

Marcus Brenno Ferreira da Silva (Aluno)

Thayane Rodrigues Cardoso (Aluno)

Alex Barros Monteiro (Professora)

IDEOLOGIA, RELIGIÃO E OS MOVIMENTOS SOCIAIS NO CEARÁ.

Autores

Felipe Costa do Nascimento (Aluno)

Francisco Saulo de Mesquita de Araújo (Aluno)

Paulo César do Nascimento Pereira (Professor)

IMPACTO SÓCIO-HISTÓRICO-AMBIENTAL NO CARNAUBAL.

Autores

EmanoelOliveira dos Reis (Aluno).

Antonia Gláucia Reis Silva (Aluno).

Antonio José Alves da Silva.

ROBÓTICA EDUCACIONAL – COMUNICAR É PRECISO.

Autores

Darlan Vinicios da Silva Fontenele Veras

Laresca Medeiros Dutra

Cláudia Lireda Fontenele Pinheiro

4 de nov. de 2010

Você Sabia?

Ordem e Progresso

Sabe de onde vem a origem do lema da nossa bandeira ‘Ordem e Progresso’? O Filósofo Francês Augusto Comte já conhecido de nossos alunos das aulas de Filosofia e Sociologia, foi o criador da corrente filosófica chamada ‘Positivismo’; suas idéias estavam fundamentadas na idéia de que o progresso é uma lei da história da humanidade, e crença na ciência como meio para alcançar a ordem e o progresso da sociedade. Comte era um conservador declarado e contra tudo aquilo que impedisse a ordem social, portanto tudo na sociedade deveria ser controlado e planejado. Esse Comte parece um ‘pai linha dura’ que controla todos os passos de um filho, mas claro para o seu bem.

Suas idéias vieram para o Brasil em 1850.


Recadoseglitters.com

Laboratório Escolar de Informática

Centro de Multimeios