8 de mar. de 2011

Mulheres...O que comemoramos?

Guerra dos gêneros ou luta pela igualdade?

A História sempre suprimiu a capacidade intelectual do gênero feminino, deixando-a nos bastidores do seio familiar, reduto machista, com proibições sociais, políticas, religiosas entre outros, criando a falsa ideia de que a mulher é um ser inferior, incapaz e indigna de tomar decisões. Até os pensadores cometeram tal infâmia através da filosofia, com produções filósóficas que irracionalizava a capacidade cognitiva da mulher; portanto, considerava-se o trabalho intelectual uma atividade exclusiva para os homens, tornando a participação da mulher quase que inexistente. Porém, a própria história se encarregou de mostrar o contrário; de mostrar que por traz de grandes homens sempre havia uma grande mulher.


Esse passado, marcado de impossibilidades ao universo feminino, vem sendo desbravado pela ousadia de mulheres que lutaram e ainda lutam, não para dizer que são melhores que os homens, mas para mostrar que homens e mulheres não diferem em essência e conhecimento, podendo juntos tornarem o mundo mais justo, sem os abismos culturais/religiosos que ainda se encontram entre homens e mulheres (violência, abusos, discriminação, exclusão...).

São muitas as conquistas, mas ainda não é hora de parar. Vamos utilizar a liberdade que temos hoje e demonstrar que através do conhecimento ainda podemos conquistar ainda mais.


O nosso papel, em particular, é contribuir na construção de um mundo melhor através da educação.

Parabéns Mulheres brasileiras, parabéns Mulheres do CEPI.


Professora Marciana Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário