27 de fev. de 2011

FIQUEM ATENTOS!


Breve será feito a seleção para alunos monitores do Centro de Multimeios!
Aguardem!!

SAÚDE EM FOCO

O mosquito da dengue volta a atacar no verão

Não espere que alguém fique doente para combater o Aedes aegypti.

FAÇA SUA PARTE E ESTARÁ CONTRIBUINDO PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO!

24 de fev. de 2011

FIQUE ESPERTO....


OS MÓDULOS DO PRIMEIRO APRENDER LOGO LOGO ESTARÃO EM SUAS MÃOS.
AGUARDE!!!


ENTREGA DO LIVRO DIDÁTICO

CEPI inicia a entrega dos livros didáticos para os alunos de 2º e 3º Anos a partir do dia 23 de Fevereiro de 2011 e se estendera´até o dia 28 de fevereiro.Logo em seguida, serão entregues os módulos do Primeiro Aprender para os alunos de 1º Ano e logo em seguida os mesmos alunos de 1º Ano receberão seus livros didáticos que servirão de apoio junto com o projeto .
Toda esta entrega será organizada e realizada de maneira a tender a todos os alunos por turno, por isso nada de se precipitar, logo logo estarei expondo no blog e afixando na sala de aula o horário em que cada turma receberá seus livros.

Centro de Multimeios.

Lembre-se: O livro didátio é seu maior amigo e aliado para um futuro promissor! Leia mais e zele pelo seu livro.






Centro de Multimeios.

22 de fev. de 2011

FIQUE DE OLHO!

VEM AÍ...




I CONCURSO LITERÁRIO

Regulamento

O Centro de Multimeios do Colégio Estadual Professor Ivan Pereira de Carvalho está promovendo o I Concurso Literário / 2011 para os alunos regularmente matriculados em quaisquer dos cursos oferecidos pela instituição, previsto para a culminância dia 25 de março de 2011, quando se comemora no mesmo mês O Dia Nacional da Poesia – 14 de Março, trabalhando o mês literário. Desta maneira, resolve estabelecer que:
- Encontram-se abertas ao corpo discente do Centro de Multimeios do CEPI, no período de 07 a 11 de março, as inscrições para o Concurso de Poesias / 2011;
- Poderão participar todos os alunos regularmente matriculados no Ensino Médio, SEDE ou Extensões;
- Cada candidato poderá participar com, no máximo, 03 (três) trabalhos – 01 (um) por modalidade – poesia, cordel, conto ou crônica;
- As poesias poderão versar sobre a temática: “Ceará Terra da Luz”;
- Os trabalhos deverão ser entregues diretamente ao Centro de Multimeios do CEPI, momento em que deverá assinar a Lista de Entrega dos trabalhos literários.
Todos os candidatos devem atentar para os seguintes critérios:
1. Os trabalhos devem ser digitados em folha de papel tamanho A4;
2. Colocar nas folhas onde constam as produções, apenas o nome;
3. Em um envelope menor e à parte, fornecer os seguintes dados:
• nome completo;
• título do(s) trabalho(s);
• instituição em que estuda;
• curso, turma, série, turno ;
• endereço completo (inclusive CEP) e telefone para contato;
4.Não serão julgados os trabalhos que não atenderem às exigências constantes no presente regulamento;
5.Os trabalhos serão julgados por uma Comissão Julgadora formada por 05 (cinco) professores, os quais serão obrigatoriamente de Língua Portuguesa;
6.Os critérios de avaliação serão baseados nos seguintes aspectos:
- originalidade;
- criatividade;
- correção gramatical;
- exploração de recursos inerentes à poesia, tais como:
- rima (verso branco ou não),
- ritmo;
- riqueza no uso de figuras de linguagens, sobretudo as metáforas, etc.;
obedecer ao tema.
- exploração de recursos inerentes à contos, tais como:
- narrativa linear curta;
- apresentação da situação;
- linguagem simples e direta;
- habilidade com as palavras;
obedecer ao tema.
- exploração de conteúdos inerentes à cordel, tais como:
- originalidade;
- rima, ritmo;
- obedecer a estrutura de um cordel;
- obedecer ao tema dado;
- exploração de recursos inerenes à crônicas, tais como:
- texto curto e inteligível (de imediata percepção);
- apresenta marcas de subjetividade – discurso na 1ª e 3ª pessoa;
- emprego de recursos estilísticos.
- pontuação expressiva;
- obedecer ao tema.
7. Ao inscrever-se, o candidato já estará declarando que os seus trabalhos são originais, e que são de sua autoria;
8. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão (Centro de Multimeios e Núcleo Gestor);
9. Os resultados fornecidos pela Comissão serão de caráter irrevogável;
10. Os 03 (três) melhores trabalhos de cada modalidade ( poesia, cordel, conto e crônica ) classificados farão parte, com destaque na Noite Literária e publicação no Blog da Escola;
11. A Culminância do I Concurso Literário acontecerá no dia 25 de março de 2011, com a apresentação na “Noite Literária” às 19h onde serão apresentadas em espaço propício no pátio da escola os 12(doze) melhores trabalhos ( já separados por modalidade), com destaque para os 1º lugares de cada modalidade;
 Os 1º Lugares serão premiados com MEDALHA de honra ao mérito e com livros.

Quaisquer informações, procurar na biblioteca os professores; Adriana Vasconcelos, Emiliano Véras ou Lourdes Lima, ou ainda, no Laboratório Escolar de Informática - LEI os professores Oséias Araújo e Marciana. Como também, outras Informações no Blog da escola.



Camocim, 22 fevereiro de 2011.
Centro de Multimeios

18 de fev. de 2011

Carnaval. O que é?

Esclarecendo...
Mas como definir o carnaval? É uma ocasião em que a vida diária deixa de ser operativa e, por causa disso, um momento extraordinário é inventado. Como toda festa, o carnaval cria uma situação em que certas coisas são possíveis e outras devem ser evitadas. Sabemos que o carnaval é definido como “liberdade” e como possibilidade de viver uma ausência fantasiosa e utópica de miséria, trabalho, obrigações, pecado e deveres. Numa palavra, trata-se de um momento onde se pode deixar de viver a vida como fardo e castigo. O carnaval é percebido como algo que vem de fora, com uma onda irresistível que nos domina, controla e, melhor ainda, seduz inapelavelmente. É também descobrir que todos são iguais ou podem ser iguais perante o carnaval. O carnaval é basicamente uma inversão do mundo. Uma catástrofe. Só que é uma reviravolta positiva e esperada, planificada e, por tudo isso, vista como desejada e necessária em nosso mundo social. No carnaval trocamos o trabalho que castiga o corpo pelo uso do corpo como instrumento de prazer e beleza. Pela mesma lógica, o carnaval permite a troca e a substituição dos uniformes pelas fantasias.
Ora, é precisamente por estar vivendo num mundo assim constituído, onde as regras do mundo diário estão temporariamente de cabeça para baixo, que posso ganhar e realmente sentir uma incrível sensação de liberdade. No carnaval, nós, brasileiros, cantamos e, geralmente, podemos fazer o que cantamos, o que permite que as pessoas se olhem e, subitamente, se vejam em sua unidade como “pessoas” e em sua diversidade como membros de uma comunidade social e politicamente diferenciada. Carnaval, pois, é inversão porque é competição numa sociedade marcada pela hierarquia. É movimento numa sociedade que tem horror à mobilidade, sobretudo à mobilidade que permite trocar efetivamente de posição social.

Livro O que faz o brasil, Brasil ? - Roberto DaMatta,1986

Capítulo V. O carnaval, ou mundo como teatro e prazer

Boa Leitura!

Não esqueça de postar sua opinião no Fórum!Estamos aguardando!

Professora Marciana Pereira - LEI

15 de fev. de 2011

Projeto - Sexualidade e Drogras: Saber pra quê?

Justificativa

Pensando na super valorização dada ao período carnavalesco por nossos jovens e adultos no Brasil, esta instituição de ensino irá trabalhar dentro das problemáticas implícitas e explícitas desta Festa Popular que tem estruturas grandiosas com fins de diversão, mas que tem tomado rumos divergentes, tornando-se uma festa sem regras e limites, portanto vale apena discutir quanto as suas conseqüências e entender como ela pode alienar as pessoas.

Objetivo

Com a abordagem central sobre educação para a sexualidade e o abuso do consumo de drogas no período carnavalesco, o Centro de Multimeios em parceria com os professores de Biologia, Química, Sociologia e Arte, estarão realizando mini palestras com o foco de orientar e discutir sobre as facetas dessa ‘Grandiosa Festa’, quanto á super valorização da mesma e suas conseqüências, fazendo uma análise histórica, sociológica e informações preventivas.


O Projeto será realizado na última semana do mês de fevereiro. Esta é uma realização do Centro de Multimeios

10 de fev. de 2011

Somando Saberes


Na primeira semana do mês de fevereiro a Biblioteca do CEPI teve uma aquisição de mais de 600 livros de diversos gêneros (Filosofia, Sociologia, Matemática, Biologia, Direito, Inglês, Espanhol, Literatura, dentre outros) e vários DVDs como recursos áudio-visual que irão enriquecer o seu acervo e garantir uma diversidade de material para a pesquisa de professores e alunos.

Uma parte do material já foi apresentado aos Professores Coordenadores de Área nos planejamentos semanais e professores das disciplinas pela Regente do Centro de Multimeios Professora Adriana Vasconcelos.

O Centro de Multimeios também estará realizando ações de divulgação deste material aos alunos para que os mesmos despertem o gosto pela leitura e reconheçam a importância do conhecimento em suas vidas.

Professora Adriana – Regente do Centro de Multimeios

Diagnósticar é o Caminho!


Com o objetivo de traçar metas e atender as necessidades dos nossos alunos recém-chegados do Ensino Fundamental das escolas Públicas Municipais e da Rede Privada, o grupo pedagógico do CEPI(Coordenadores Escolares, PCAs e Centro de Multimeios) estará realizando nos dias 10 e 11 de fevereiro nas turmas de 1º ANO do turno manhã, tarde e noite uma avaliação diagnóstica das disciplinas de Português e Matemática, para conhecer o nível de aprendizagem destes.

O resultado das avaliações servirão como instrumental de análise da situação de cada aluno, nos coletivo de professores, planejamentos semanais por área de conhecimento e também com os alunos em sala de aula com apresentação de gráficos, para que os mesmo busquem esforços para melhoria no rendimento escolar .

Núcleo Gestor.

7 de fev. de 2011

Upgrade na Sala de Projeção do CEPI

O CEPI já é história em Camocim, com mais de 50 anos de tradição na educação dos cidadãos camocinense. Nessa tragetória o CEPI passou por várias mudanças e vem trabalhando para manter um padrão elevado na qualidade do ensino para atender as necessidades da comunidade.
Visando sempre a melhoria e buscando acompanhar as inovações tecnólógicas na educação, o Núcleo Gestor não mediu esforços para equipar e revitalizar um dos ambientes de aprendizagem da escola, a Sala de Projeção, que por meio dos recursos midiáticos estará oferecendo um ensino dinâmico e prazerozo para nossos alunos e professores.
Para mediar esse processo a Sala de Projeção conta atualmente com um projetor multimídia no teto para melhor aproveitamento do espaço físico, ambiente climatizado, aparelho de DVD com leitor USB, TV de 42", mesa de som com amplificador e retorno de aúdio interno e externo, computador com acesso a internet, longarinas acochoadas e iluminação ambiente.
Os recursos para esta revitalização provém de fundos de manutençao da escola enviados pelo Estado e arrecadação advindos da SEFEPI com apoio da comunidade.
Núcleo Gestor

Aula Inaugural - 2011

Uma nova caminhada. No dia 31 de janeiro de 2011 o CEPI deu inicio ao ano letivo com aula inaugural recepcionando nossos novos e veteranos alunos. Os alunos conheceram as dependências da escola, suas salas de aula, professores e Núcleo Gestor. Foi realizado momento cívico na praça inicial da escola com entoamento do Hino Nacional e hasteamento de bandeiras. Em seguida os alunos receberam as boas vindas da Diretora Elizabete Magalhães.

Após este momento os alunos foram encaminhados para as salas de aula com os professores tendo como pauta a discussão de algumas regras do Regimento Escolar, e proseguindo com as atividades planejadas.




Nosso Primeiro Encontro - 2011

Nos dias 27 e 28 de janeiro de 2011, o Núcleo Gestor do CEPI com sua equipe de trabalho realizou a II Jornada Pedagógica. Recepcionados pelo Núcleo Gestor da escola, o grupo de professores que estarão durante este ano letivo participaram de um café da manhã para socialização do grupo, seguindo da abertura dos trabalhos para o ano letivo com a palavra da Diretora Elizabete Magalhães na Sala de Projeção que passou por uma revitalização para o desenvolvimento das atividades escolares.


4 de fev. de 2011

Acolhida...

Jovens de qualquer tribo

Do Cruzeiro ou da Praia

Do Centro ou da Rodagem

Do Jardim ou Esperança
Sintam-se todos bem-vindos

Muita paz e confiança.


O CEPI ao recebê-los

Deixa claro sua missão

Promover um aprendizado

Que prepare o aluno

Para o papel de cidadão

Com esse objetivo em foco

Montou uma equipe legal

Professores e gestores

Todos com o mesmo ideal

Promover um aprendizado

Ético, justo e atual.


Alunos do 1º ano

Ganharão a oportunidade

De participar de um projeto arrojado

Ler com eficiência e também interpretar

Tudo isso oferecido

De forma bem exemplar



A leitura e a escrita

São base do projeto

Então fique atento

Para bem compreender

Que o sucesso desse plano

Depende muito de você



Aqui muitos encontrarão

Basta querer pesquisar

LEC, LEI e biblioteca

Estarão à disposição

Informática e Ciências

Em perfeita interação



Se souberem aproveitar

Muitas oportunidades terão

Que o compromisso e boa vontade

Sejam para todos um refrão.


Autora: Professora Livramento Sousa

Novos Acadêmicos!

Orgulhos do CEPI. Parabenizamos aos novos acadêmicos concludentes do ano de 2010 pela aprovação no vestibular. Acreditamos no seu sucesso de todos e certos de que contribuímos na formação de cada um de vocês. Parabéns! O mundo acadêmico espera por vocês.




Erick William Lopes Martins – Engenharia da Construção Civil – UVA

Francisco Jarbas Paiva Filho – Educação Física – UVA

Ermesom Morais de Lima Silva - Direito - UFPI

Maria Gleiciane Fontenele Pereira - Ciências Sociais - UVA

Santiago Pontes Freire Figueiredo – Filosofia – UVA

Ricardo dos Santos Ferreira – Engenharia de Pesca - UFPI