27 de fev. de 2011
SAÚDE EM FOCO
Não espere que alguém fique doente para combater o Aedes aegypti.
FAÇA SUA PARTE E ESTARÁ CONTRIBUINDO PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO!
24 de fev. de 2011
ENTREGA DO LIVRO DIDÁTICO
22 de fev. de 2011
I CONCURSO LITERÁRIO
O Centro de Multimeios do Colégio Estadual Professor Ivan Pereira de Carvalho está promovendo o I Concurso Literário / 2011 para os alunos regularmente matriculados em quaisquer dos cursos oferecidos pela instituição, previsto para a culminância dia 25 de março de 2011, quando se comemora no mesmo mês O Dia Nacional da Poesia – 14 de Março, trabalhando o mês literário. Desta maneira, resolve estabelecer que:
- Encontram-se abertas ao corpo discente do Centro de Multimeios do CEPI, no período de 07 a 11 de março, as inscrições para o Concurso de Poesias / 2011;
- Poderão participar todos os alunos regularmente matriculados no Ensino Médio, SEDE ou Extensões;
- Cada candidato poderá participar com, no máximo, 03 (três) trabalhos – 01 (um) por modalidade – poesia, cordel, conto ou crônica;
- As poesias poderão versar sobre a temática: “Ceará Terra da Luz”;
- Os trabalhos deverão ser entregues diretamente ao Centro de Multimeios do CEPI, momento em que deverá assinar a Lista de Entrega dos trabalhos literários.
Todos os candidatos devem atentar para os seguintes critérios:
1. Os trabalhos devem ser digitados em folha de papel tamanho A4;
2. Colocar nas folhas onde constam as produções, apenas o nome;
3. Em um envelope menor e à parte, fornecer os seguintes dados:
• nome completo;
• título do(s) trabalho(s);
• instituição em que estuda;
• curso, turma, série, turno ;
• endereço completo (inclusive CEP) e telefone para contato;
4.Não serão julgados os trabalhos que não atenderem às exigências constantes no presente regulamento;
5.Os trabalhos serão julgados por uma Comissão Julgadora formada por 05 (cinco) professores, os quais serão obrigatoriamente de Língua Portuguesa;
6.Os critérios de avaliação serão baseados nos seguintes aspectos:
- originalidade;
- criatividade;
- correção gramatical;
- exploração de recursos inerentes à poesia, tais como:
- rima (verso branco ou não),
- ritmo;
- riqueza no uso de figuras de linguagens, sobretudo as metáforas, etc.;
obedecer ao tema.
- exploração de recursos inerentes à contos, tais como:
- narrativa linear curta;
- apresentação da situação;
- linguagem simples e direta;
- habilidade com as palavras;
obedecer ao tema.
- exploração de conteúdos inerentes à cordel, tais como:
- originalidade;
- rima, ritmo;
- obedecer a estrutura de um cordel;
- obedecer ao tema dado;
- exploração de recursos inerenes à crônicas, tais como:
- texto curto e inteligível (de imediata percepção);
- apresenta marcas de subjetividade – discurso na 1ª e 3ª pessoa;
- emprego de recursos estilísticos.
- pontuação expressiva;
- obedecer ao tema.
7. Ao inscrever-se, o candidato já estará declarando que os seus trabalhos são originais, e que são de sua autoria;
8. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão (Centro de Multimeios e Núcleo Gestor);
9. Os resultados fornecidos pela Comissão serão de caráter irrevogável;
10. Os 03 (três) melhores trabalhos de cada modalidade ( poesia, cordel, conto e crônica ) classificados farão parte, com destaque na Noite Literária e publicação no Blog da Escola;
11. A Culminância do I Concurso Literário acontecerá no dia 25 de março de 2011, com a apresentação na “Noite Literária” às 19h onde serão apresentadas em espaço propício no pátio da escola os 12(doze) melhores trabalhos ( já separados por modalidade), com destaque para os 1º lugares de cada modalidade;
Os 1º Lugares serão premiados com MEDALHA de honra ao mérito e com livros.
Quaisquer informações, procurar na biblioteca os professores; Adriana Vasconcelos, Emiliano Véras ou Lourdes Lima, ou ainda, no Laboratório Escolar de Informática - LEI os professores Oséias Araújo e Marciana. Como também, outras Informações no Blog da escola.
Camocim, 22 fevereiro de 2011.
Centro de Multimeios
18 de fev. de 2011
Carnaval. O que é?
Ora, é precisamente por estar vivendo num mundo assim constituído, onde as regras do mundo diário estão temporariamente de cabeça para baixo, que posso ganhar e realmente sentir uma incrível sensação de liberdade. No carnaval, nós, brasileiros, cantamos e, geralmente, podemos fazer o que cantamos, o que permite que as pessoas se olhem e, subitamente, se vejam em sua unidade como “pessoas” e em sua diversidade como membros de uma comunidade social e politicamente diferenciada. Carnaval, pois, é inversão porque é competição numa sociedade marcada pela hierarquia. É movimento numa sociedade que tem horror à mobilidade, sobretudo à mobilidade que permite trocar efetivamente de posição social.
Livro O que faz o brasil, Brasil ? - Roberto DaMatta,1986
Capítulo V. O carnaval, ou mundo como teatro e prazer
Boa Leitura!
Não esqueça de postar sua opinião no Fórum!Estamos aguardando!
Professora Marciana Pereira - LEI
15 de fev. de 2011
Projeto - Sexualidade e Drogras: Saber pra quê?
Pensando na super valorização dada ao período carnavalesco por nossos jovens e adultos no Brasil, esta instituição de ensino irá trabalhar dentro das problemáticas implícitas e explícitas desta Festa Popular que tem estruturas grandiosas com fins de diversão, mas que tem tomado rumos divergentes, tornando-se uma festa sem regras e limites, portanto vale apena discutir quanto as suas conseqüências e entender como ela pode alienar as pessoas.
Objetivo
Com a abordagem central sobre educação para a sexualidade e o abuso do consumo de drogas no período carnavalesco, o Centro de Multimeios em parceria com os professores de Biologia, Química, Sociologia e Arte, estarão realizando mini palestras com o foco de orientar e discutir sobre as facetas dessa ‘Grandiosa Festa’, quanto á super valorização da mesma e suas conseqüências, fazendo uma análise histórica, sociológica e informações preventivas.
O Projeto será realizado na última semana do mês de fevereiro. Esta é uma realização do Centro de Multimeios
10 de fev. de 2011
Somando Saberes
Diagnósticar é o Caminho!
O resultado das avaliações servirão como instrumental de análise da situação de cada aluno, nos coletivo de professores, planejamentos semanais por área de conhecimento e também com os alunos em sala de aula com apresentação de gráficos, para que os mesmo busquem esforços para melhoria no rendimento escolar .
Núcleo Gestor.
7 de fev. de 2011
Upgrade na Sala de Projeção do CEPI
Aula Inaugural - 2011
Nosso Primeiro Encontro - 2011
4 de fev. de 2011
Acolhida...
Do Cruzeiro ou da Praia
Do Centro ou da Rodagem
Do Jardim ou Esperança
Sintam-se todos bem-vindos
Muita paz e confiança.
O CEPI ao recebê-los
Deixa claro sua missão
Promover um aprendizado
Que prepare o aluno
Para o papel de cidadão
Com esse objetivo em focoMontou uma equipe legal
Professores e gestores
Todos com o mesmo ideal
Promover um aprendizado
Ético, justo e atual.
Alunos do 1º ano
Ganharão a oportunidade
De participar de um projeto arrojado
Ler com eficiência e também interpretar
Tudo isso oferecido
De forma bem exemplar
A leitura e a escrita
São base do projeto
Então fique atento
Para bem compreender
Que o sucesso desse plano
Depende muito de você
Aqui muitos encontrarão
Basta querer pesquisar
LEC, LEI e biblioteca
Estarão à disposição
Informática e Ciências
Em perfeita interação
Se souberem aproveitar
Muitas oportunidades terão
Que o compromisso e boa vontade
Sejam para todos um refrão.
Autora: Professora Livramento Sousa
Novos Acadêmicos!
Erick William Lopes Martins – Engenharia da Construção Civil – UVA
Francisco Jarbas Paiva Filho – Educação Física – UVA
Ermesom Morais de Lima Silva - Direito - UFPI
Maria Gleiciane Fontenele Pereira - Ciências Sociais - UVA
Santiago Pontes Freire Figueiredo – Filosofia – UVA
Ricardo dos Santos Ferreira – Engenharia de Pesca - UFPI