22 de mar. de 2011

Água...

22 de março

Dia Mundial da Água

Preserve, Cuide! O CEPI também abraça esta causa!

Os alunos dos 3º anos realizaram hoje uma caminhada informativa, iniciando na rua Riachuelo (em frente a escola) com destino a Praça da Rodoviária. Durante a caminhada os alunos distribuiram panfletos aos moradores da rua e alertando sobre a importância quanto ao cuidado e preservação da água. Esta ação foi organizada pelo Professor de Biologia Antonio José.

Para refletir...

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender: e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar".



Nelson Mandela

Discutindo as Diferenças!




21 de Março

Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial

Na segunda-feira dia 21 de março, os alunos dos 3º anos manhã, tarde e noite, tiveram um momento de reflexão na sala de projeção sobre relações étnicos-raciais conduzida pela Professora Marciana.
Inicialmente foi apresentado aos alunos através de slides as Leis nº10.639/nº11.645 que regulamentam e expõem a obrigatoriedade do estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Índigena, foram expostos os livros que fazem parte do acervo bibliográfico do CEPI sobre cultura afro e índigena para ampliar o conhecimento sobre o assunto.
Em seguida foi exibido o filme 'Vista minha pele' de produção brasileira, para fortalecer a reflexão sobre atitudes antiracistas e compreensão do outro, mostrando que a luta contra a eliminação da discriminação racial é uma luta de todos.
Professora Marciana Pereira/Professora Lady Diane.


18 de mar. de 2011

Números Racionais no Cotidiano

Nesta semana os alunos do 1º 'H' do turno noite estiveram no ambiente de aprendizagem LEC para uma aula de demonstração prática sobre números racionais desenvolvida pelo Professor Ivan Dourado.
Inicialmente o Professor fez uma explanação sobre o conhecimento matemático dos Hebreus comparando com o conhecimento matemático dos Gregos, e utilizando materiais do cotidiano como barbante e embalagens em forma de cilindros com diametros de medidas diferentes, e trechos da bíblia, demonstrou na prática o número "pi".
O propósito desta aula era mostrar aos alunos que o conhecimento matemático é uma construção histórica e que diversos povos e civilizações do passado contribuiram de alguma forma para o conhecimento que temos hoje.


17 de mar. de 2011

Iniciação do Projeto de Educação Ambiental na Escola

Construindo Uma Escola Socioambiental.

Com o intuito de alertar os alunos sobre o desperdício e uso de água, estamos realizando na escola ciclos de palestras com o tema 'Água Essência da Vida', nos referindo a data alusiva ao Dia Mundial da Água e abertura do Projeto de Educação Ambiental na Escola.
O ciclo de palestras estam acontecendo na sala de projeção com o recurso das mídias, tendo como palestrantes o Professor/Coordenador Osmair Charles, Professor Ivan Dourado e as alunas Jamile Macário (3º ano) e Anannandy Cunha (aluna convidada do Liceu - membro do Coletivo Jovem da Educação Ambiental).
Temáticas do ciclo de palestras:
- Água no mundo: preservação e sustentabilidade;
- Água a essência da vida;
- Água como fonte de vida.
A iniciativa desta ação está sob a organização do Professor/Coordenador do LEA Antonio José Alves.


Fazendo Diferente...

Colhendo os frutos...
Após a realização da Oficina de Objetos de Aprendizagem ofertada pelo LEI, direcionada aos professores da Área de Ciências da Natureza, os mesmos estão começando a aplicar em sua rotina de atividades as novas tecnologias para incrementar os conteúdos de suas aulas, tornando-as mais atrativas e prazerosas para nossos alunos.
Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar o conteúdo de forma prática através do software Educandus que faz parte do acervo da biblioteca da escola. As aulas estão acontecendo no LEI com direcionamento do Profesor da turma no momento da exposição do conteúdo em sala de aula e acompanhamento dos Coordenadores do ambiente, utilizando o computador como mediador do conhecimento.
As primeiras turmas a vivenciar esta metodologia foram as turmas de 3º ano que estão sendo aplicados pela Professora/PCA Edvania Cardoso (Química), Professora Glauciane (Matemática) e Professor/Coordenador do LEC Alex Barros (Matemática).

8 de mar. de 2011

Mulheres...O que comemoramos?

Guerra dos gêneros ou luta pela igualdade?

A História sempre suprimiu a capacidade intelectual do gênero feminino, deixando-a nos bastidores do seio familiar, reduto machista, com proibições sociais, políticas, religiosas entre outros, criando a falsa ideia de que a mulher é um ser inferior, incapaz e indigna de tomar decisões. Até os pensadores cometeram tal infâmia através da filosofia, com produções filósóficas que irracionalizava a capacidade cognitiva da mulher; portanto, considerava-se o trabalho intelectual uma atividade exclusiva para os homens, tornando a participação da mulher quase que inexistente. Porém, a própria história se encarregou de mostrar o contrário; de mostrar que por traz de grandes homens sempre havia uma grande mulher.


Esse passado, marcado de impossibilidades ao universo feminino, vem sendo desbravado pela ousadia de mulheres que lutaram e ainda lutam, não para dizer que são melhores que os homens, mas para mostrar que homens e mulheres não diferem em essência e conhecimento, podendo juntos tornarem o mundo mais justo, sem os abismos culturais/religiosos que ainda se encontram entre homens e mulheres (violência, abusos, discriminação, exclusão...).

São muitas as conquistas, mas ainda não é hora de parar. Vamos utilizar a liberdade que temos hoje e demonstrar que através do conhecimento ainda podemos conquistar ainda mais.


O nosso papel, em particular, é contribuir na construção de um mundo melhor através da educação.

Parabéns Mulheres brasileiras, parabéns Mulheres do CEPI.


Professora Marciana Pereira.

08 de Março - Dia Internacional da Mulher

Frases para Orkut

4 de mar. de 2011

Hoje pela manhã, na sala de projeção, os alunos do 3º ano A e B participaram da Palestra sobre Sexualidade e Drogras, ministrada pelo Comandante do Tiro de Guerra Sub-Tenente Willian Hilton e também professor da casa. A nossa preocupação é alertar e informar nossos jovens quanto aos riscos que podem ser gerados no período do carnaval, porém, fazendo com que os nossos jovens brinquem o carnaval mas alerta quanto as suas consequências. A final de contas o carnaval é uma festa popular e que neste momento todos estam voltados para ela.




Organização,

Professora Marciana Pereira

3 de mar. de 2011

Projeto Professor Diretor de Turma

Uma nova experiência

Nesta semana o CEPI deu início as reuniões com os pais dos alunos dos 1º anos, para apresentação do Projeto Professor Diretor de Turma. Inicialmente foram apresentados aos Pais o Diretor de Turma, que é um professor que ministra a disciplina de Formação Cidadã e leciona simultaneamente. Suas atribuições permeiam os pais, núcleo gestor, professores e alunos. O objetivo deste momento é sensibilizar a comunidade sobre a finalidade do projeto, motivando os pais a participarem da vida escolar de seus filhos.




2 de mar. de 2011

CEPI realiza Oficina de Objetos de Aprendizagem

Para melhorar a prática pedagógica e estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos alunos associado ao potencial da informática, o Laboratório Escolar de Informática – LEI estará realizando Oficinas para trabalhar com Objetos de Aprendizagem da Rede Interativa Virtual de Educação – RIVED. Esta Oficina está sendo desenvolvida nos coletivos no momento de estudo e formação. Para iniciar estas oficinas hoje o LEI está trabalhou no Coletivo da Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No primeiro momento foi apresentada a metodologia de utilização do Objeto através do projetor multimídia, após a apresentação, os professores foram utilizar o recurso de forma individual no computador, pesquisando e estudando um Objeto que melhor se adapte ao conteúdo ministrado em sala de aula.



Ponto Biométrico

Mudanças em 2011.
Neste ano o CEPI conta com mais uma novidade para nossos alunos. O controle da entrada e saída dos aluno será realizada a partir da freqüencia digital. Três máquinas foram instaladas na entrada do pátio para que os alunos, ao chegar e sair da escola registre sua digital já cadastrada pela secretaria da escola.
Esta é uma nova experiência para nossa escola.


Merenda Escolar no CEPI!

A partir desta semana o CEPI inclui em sua rotina de atividades a oferta de merenda escolar no horário do intervalo. Os alunos contarão com um cardápio diversificado e favorável para um melhor desempenho em suas atividades escolares. Os recursos para a compra da merenda escolar é um repasse do Governo do Estado do Ceará.




1 de mar. de 2011

Informação é Prevenção!


Nesta semana que antecede o período do carvanal o Centro de Multimeios está realizando momentos de debates e informação com o Projeto Sexualidade e Drogras: Saber pra quê? Os alunos do 1º, 2º e 3ºano estão participando de palestras sobre o tema a fim de conscientizar nossos jovens quanto o cuidado do nosso corpo e saúde. As palestras estão sendo ministradas pelos Professores Osmair Charles - Coordenador do Laboratório de Ciências, Professor de Biologia Willian Hilton e o Coordenador Escolar Olivando Batista de Almeida. Os professores utilizaram o material da capacitação sobre Saúde e Prevenção nas Escolas Públicas e estão repassando os conhecimentos adquiridos para nossos alunos.


Tragédia Matemática


Num certo livro de Matemática, um quociente apaixonou-se por uma incógnita.

Ele, o quociente, produto de notável família de importantíssimos polinômios.

Ela, uma simples incógnita, de mesquinha equação literal. Oh! Que tremenda desigualdade. Mas como todos sabem, o amor não tem limites e vai do mais infinito ao menos infinito.

Apaixonado, o quociente a olhou do vértice à base, sob todos os ângulos, agudos e obtusos. Era linda, uma figura ímpar e punha-se em evidência: olhar rombóide, boca trapezóide, seios esféricos num corpo cilíndrico de linhas senoidais.

- Quem és tu? Perguntou o quociente com olhar radical.

- Eu sou a raiz quadrada da soma do quadrado dos catetos, mas pode me chamar de Hipotenusa. Respondeu ela com expressão algébrica de quem ama.

Ele fez de sua vida uma paralela à dela, até que se encontraram no infinito. E se amaram ao quadrado da velocidade da luz, traçando ao sabor do momento e da paixão, retas e curvas nos jardins da quarta dimensão. Ele a amava e a recíproca era verdadeira. Se adoravam nas mesmas razões e proporções no intervalo aberto da vida.

Três quadrantes depois, resolveram se casar. Traçaram planos para o futuro e todos desejaram felicidade integral. Os padrinhos foram o vetor e a bissetriz.

Tudo estava nos eixos. O amor crescia em progressão geométrica. Quando ela estava em suas coordenadas positivas, tiveram um par: o menino, em honra ao padrinho, chamaram de Versor; a menina, uma linda Abscissa. Ela sofreu duas operações.

Eram felizes até que, um dia, tudo se tornou uma constante. Foi aí que surgiu um outro. Sim, um outro. O máximo divisor comum, um freqüentador de círculos viciosos. O mínimo que o máximo ofereceu foi uma grandeza absoluta.

Ela sentiu-se imprópria, mas amava o Máximo. Sabedor desta regra de três, o quociente chamou-a de fração ordinária. Sentiu-se um denominador comum, resolveu aplicar a solução trivial: um ponto de descontinuidade na vida deles.

Quando os dois amantes estavam em colóquio amoroso, ele em termos menores e ela de combinação linear, chegou o quociente e num giro determinante, disparou o seu 45.

Ela foi transformada numa simples dízima periódica e foi para o espaço imaginário e ele foi parar num intervalo fechado, onde a luz solar se via através de pequenas malhas quadráticas.