30 de mai. de 2011

Cuidar do Meio Ambiente é um compromisso de todos!

A SEFEPI já começou!


Uma das tarefas da nossa semana festiva é a realização de palestras com temas educativos. Nesta sexta-feira dia 27 de maio pela manhã foi a vez do grupo dos 2ºANOS. Os alunos juntamente com os professores orientadores da tarefa realizaram uma palestra sobre Meio Ambiente, tendo como palestrante o Engenheiro de Pesca Leonel Pereira. O palestrante explanou de forma clara e dinâmica sobre a importância de termos consciência da educação ambiental, o que motivou os alunos a interagirem com o assunto.








Noite Literária




Concurso Literário


Ceará Terra da Luz




As atividades do concurso literário que vinham sendo elaboradas por nossos alunos juntamente com os professores foram apresentadas na culminância, quinta-feira do dia 26 de maio deste ano, no turno da noite no pátio da escola.



O concurso foi realizado contemplando quatro categorias literárias: conto, crônica, poesia e cordel. As melhores produções foram premiadas com medalhas e livros.

Estiveram presentes na noite para avaliação dos trabalhos as Professoras Cláudia Lireda (Regente do Centro de Multimeios -CEJA), Ana Cristina Albuquerque (Coordenadora Escolar - CEPI) e Zélia Fontenele (Coordenadora Escolar - CEJA).

No momento também foram apresentadas as atividades do Projeto Ceará Terra da Luz desenvolvido pelos Professores da área de Linguagens e Códigos.

Através destas atividaes buscamos despertar em nossos alunos o gosto pela leitura e escrita, de forma dinâmica e atrativa.



Centro de Multimeios/Regente Adriana Vasconcelos.




25 de mai. de 2011

Vem aí! SEFEPI 2011




Já começaram as preparações das atividades culturais para a SEFEPI - 2011 em comemoração aos 56 anos do CEPI. Nossa semana festiva terá como tema para o desenvolvimento das atividades 'Fraternidade e Vida no Planeta - O natural ainda melhor'.



As apresentações dos trabalhos serão ocorrerão nos dias 09, 10 e 11 de junho.






Núcleo Gestor

23 de mai. de 2011

Começou as inscrições ENEM 2011

Nesta segunda, 23 de maio de 2011 começaram as inscrições para o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio tendo prazo de finalização no dia 10 de junho, sendo realizadas exclusivamente pela internet.
A taxa de inscrição será de $35,00 e os alunos de escolas públicas são insentos da referida taxa. No ato da inscrição os canditos deverão estar com documentos de identificação como Identidade e CPF.
As provas serão realizadas nos dias 22 e 23 de outubro. Bons estudos até o dia da prova.

Durante todo o período de inscrição a Coordenação da escola e o Laboratório de Informática estarão realizando as inscrições para os alunos da escola e egressos

Faça sua inscrição aqui.

21 de mai. de 2011

Escolhendo os Livros Didáticos

O Núcleo Gestor do CEPI juntamente com os professores estão realizando a última etapa do processo de escolha do Livro Didático para 2012.
Várias reuniões se antecederam nos coletivos semanais dos professores juntamente com a Coordenadora Escolar Ana Cristina Albuquerque para apropriá-los de instrumentais e orientações para a escolha do livro.
Todo este empenho é para que aos nossos alunos sejam ofertados materiais de qualidade que atendam ao currículo.

'A escolha do Livro Didático é um compromisso de todos que fazem parte da educação'
Núcleo Gestor








20 de mai. de 2011

Educando para o Trânsito

A Guarda Municipal de Camocim completa neste mês de maio nove anos de atividades e serviços prestados para a comunidade e seus agentes estão realizando palestras educativas nas escolas públicas para informar e esclarecer os jovens sobre leis e organização no trãnsito.


Nesta sexta-feira foi a vez do CEPI. Os alunos do turno noite participaram da palestra realizada pelos Guardas de Trânsito Maurício, Altenor(ex-aluno do CEPI) e Brito. Na palestra os mesmos fizeram exposição dos assuntos com recursos tecnológicos e apresentação de vídeo educativo.

A dinâmica dos palestrates motivou a interação dos alunos com questionamentos e esclarecimento de dúvidas.

Aula de Campo - Gerando Conhecimento


Os Professores Paulo Cesár(Sociologia) e Nayane Juvêncio(Português), lançaram a proposta de estudo, para os alunos do 3ºAno B, sobre Patrimônio Histórico e Cultural de Camocim a partir de atividades práticas com o objetivo de alimentar a memória de nossos jovens sobre o nosso legado cultural, reunindo pesquisas, aula de campo e trabalhos escritos e fotográficos, concluindo com suas percepções em sala de aula, gerando o conhecimendos a partir da observação e verificação. Um dos campos empírico de pesquisa visitado pelos alunos e professores foi a Academia de Letras de Camocim , onde os mesmos puderam fazer uma leitura daquilo que não está nos livros e que se constitui história devendo ser preservada.


Nossa história é cheia de riquezas e precisa ser sempre recontada para as novas gerações.






13 de mai. de 2011

13 de Maio no CEPI



Atividade em alusão ao Dia da Abolição da Escravatura


Hoje pela manhã na sala de projeção os alunos do 3ºANO participaram de uma palestra proferida pelo Professor de História Carlos Henrique, convidado pela escola para esplanar sobre o tema 'O que representou a Abolição da Escravatura para a sociedade brasileira?' e apresentação do material observado em aula de campo realizada na ciadade de Redenção-CE pelas alunas da Escola Profissionalizante do Curso de Enfermagem.


O nosso objetivo era transceder o conteúdo posto nos livros didáticos, e levar nossos alunos a refletir sobre o papel do negro em nossa sociedade, e através da vivencia da aula de campo apresentada, mostrar que precisamos ter uma visão crítica sobre o que se sabe e a realidade vivida.



Centro de Multimeios / Marciana Pereira


12 de mai. de 2011

Aprendendo no Laboratório de Ciências

Nossos professores da Àrea de Ciências da Natureza vêm incluindo em suas rotinas de atividades escolares, aulas práticas no Laboratório de Ciências demonstrando na prática os conteúdos apresentados em sala de aula, para verificação da aplicação dos conceitos. Estas atividades tem estimulado a curiosidade de nossos alunos e aproximando-os de disciplinas sempre consideradas de difícil compreensão para eles.


Para dinamizar estas aulas os professores da área contam com a parceria dos Coordenadores deste ambiente de aprendizagem, os Professores Osmair Charles, Alex Barros e Antonio José, juntamente com o acompanhamento da Professora Coordenadora de Área Edvania Cardoso. O Centro de Multimeios vem trabalhando para que a qualidade da aprendizagem de nossos educandos melhore sempre.












Centro de Multimeios

5 de mai. de 2011

Convite para as Mães do CEPI


Feijoada Animada


O Colégio Estadual Professor Ivan tem o prazer de convidar V. Sa a se fazer presente a um momento de comemoração ao Dia das Mães no dia 07 de maio.

Local - CEPI


Hora - 9:30


Contamos com sua presença.





Ler e Refletir

JOÃO

- Hoje nós vamos fazer uma redação, anunciou o professor. O tema é: “Se eu tivesse que nascer um bicho, que bicho eu gostaria de ser e por quê”, detalhou a tarefa para os alunos do primeiro ano ensino básico do Liceu Alagoano, turno da noite. Continue lendo aqui...





1 de mai. de 2011

De Olho na Carreira Militar !




Na semana posterior ao Dia do Exercíto, o Tiro de Guerra de Camocim na pessoa do Comandante Willian Hilton realizou um ciclo de palestra para os alunos dos 3º ANOs dos turnos manhã, tarde e noite, sobre ingresso e desenvolvimento na carreira Militar.

O Sub-tenente Willian Hilton, também Professor de Biologia e Espanhol do CEPI tem sido um parceiro no desenvolvimento de nossas atividades escolas trazendo suas experiências militares para nossos alunos.