29 de jun. de 2011

Resultado SPAECE 2010


O resultado do SPAECE 2010 demonstra que o desenvolvimento dos alunos continua sendo o melhor da região, e isso é fruto do empenho de nossos professores, que procuram trabalhar as dificuldades, sem perder o foco do conteúdo pedagógico. Parabéns aos nossos professores e alunos pelo resultado do SPAECE 2010.
Relação dos alunos do Ensino Médio do CEPI com o melhor desempenho acadêmico no SPAECE 2010 que serão premiados com um Microcomputador.
1. ANTONIEL DA COSTA ARAUJO - 1º ANO (Extensão – Amarelas)
2. SUYANE MAGALHAES DE SOUZA - 1º ANO
3. AFONSO DE SOUZA BARROS - 2º ANO (Extensão – Baixo)
4. FELIPE COSTA DO NASCIMENTO - 2º ANO
5. JOAO PEDRO MONTEIRO DE OLIVEIRA - 2º ANO
6. JOSE EDCARLOS DA SILVA FIALHO - 2º ANO
7. LEANDRO BRENO VASCONCELOS FURTUNA - 2º ANO
8. LINCOLN CESAR BEZERRA ARRAIS - 2º ANO
9. NAGIRLENE DE OLIVEIRA CORREIA - 2º ANO
10. RAFAELA CARVALHO PRADO RIBEIRO - 2º ANO
11. RAIMUNDO NONATO GOMES JUNIOR - 2º ANO
12. TALINE NASCIMENTO SILVEIRA - 2º ANO
13. ADILSON ROCHA GOMES - 3º ANO
14. AGNALDO FERREIRA DA ROCHA FILHO - 3º ANO
15. ANDREIA FERREIRA ALVES DE CARVALHO - 3º ANO
16. ERIC WILLIAM LOPES MARTINS - 3º ANO
17. FRANCISCA TAMIRES DAMIAO NASCIMENTO - 3º ANO
18. HUGO DE ARAUJO MONTEIRO - 3º ANO
19. JOSE CARLOS BRANDAO DE ARAUJO - 3º ANO
20. JOYCIANE CARDOSO DE VASCONCELOS - 3º ANO
21. KARINE EDUARDO DOS SANTOS - 3º ANO
22. KILDERY MUNIZ DE SOUSA - 3º ANO
23. MARIA IASMIM DOURADO SOUTO - 3º ANO
24. MIKAEL MARCOS CARVALHO DE SOUZA - 3º ANO
25. RICARDO DOS SANTOS FERREIRA - 3º ANO
26. RUAN KLAIN GOMES ARAUJO - 3º ANO
27. SANTIAGO PONTES FREIRE FIGUEIREDO - 3º ANO
28. THIAGO RODRIGUES FERREIRA - 3º ANO
29. TIAGO CARVALHO - 3º ANO

20 de jun. de 2011

Aula de Campo - Visitando nossas Comunidades Rurais

Com o objetivo de levar o conhecimento para além da sala de aula, o Professor de Matemática Ivan Dourado planejou e executou aula de campo sobre Educação Ambiental com os alunos do 1ºANO 'D' e 'G' do turno tarde, tendo como temática principal Ecologia e Meio Ambiente. A observação dos conteúdos teve como campo empírico de estudo as comunidades rurais Boqueirão e Flamengas, de nosso município.

Durante a atividade foi observado o assoriamento do lago do boqueirão, ausência da mata siliar, desmatamento, degradação do solo, porém, observou-se a recuperação da mata nativa.

Os alunos realizaram registros descritivos e fotográficos das áreas estudadas e depois foi apresentados esses resultados em sala de aula para os demais alunos.

Os alunos saíram as 8:00hs do CEPI com transporte escolar da Secretária Municipal de Educação, sendo acompanhados pelo professor orientador da atividade.



17 de jun. de 2011

CURIOSIDADES!!


São João Batista: o mais popular dos três santos cultuados em junho e inspirou os festejos do mês.
Quem pensa que festa junina recebe esse nome apenas porque acontece no mês de junho sabe apenas metade da história. A comemoração, como hoje conhecemos, se originou nos países católicos da Europa no século IV e era conhecida como festa joanina, em louvor a São João Batista. A celebração de caráter religioso, em que estão incluídos também São Pedro e Santo Antônio, é resquício da festa da colheita pagã. A fogueira, erguida para reverenciar a fertilidade da terra, ganhou o poder de espantar as pragas agrícolas na simbologia católica. Os balões, que colorem os céus em noite de arraial, também têm cunho religioso.
"Eles eram soltos para enviar pedidos aos santos", explica o historiador Flávio Trovão.

VIVA SÃO JOÃO!!!






É TEMPO DE FESTA E ALEGRIA!!!

É tempo de fogueira, balões, sanfona animada, forrós, quadrilhas, bandeirolas coloridas e comidas gostosas. Tempo de usar vestido florido, camisa xadrez, botas. Ah! Não pode esquecer o chapéu de palha.
O Cheiro bom de milho verde cozido, mandioca e batata assada, amendoim torrado, cuscuz, canjica, pamonha, pé-de-moleque, melado de cana, bolo, quentão, misturado com muita animação, faz o povo dançar as quadrilhas ao redor da fogueira e ao som das sanfonas.



EITA QUE TÁ BÃO DEMAIS SÔ!

14 de jun. de 2011

Tarefa 13 - Dança

As equipes apresentaram uma dança coreografada de 10 minutos sobre o tema da XI SEFEPI com no mínimo 12 alunos.

13 de jun. de 2011

Tarefa 12 – Teatro

Apresentação da peça teatral de 15 minutos sobre o tema da XI SEFEPI.

Tarefa 11 – Quadro Musical

As equipes apresentaram um quadro musical–sósia, escolha livre, onde os primeiros anos escolheram a Banda The Beatles, os segundos a Banda Mamonas Assassinas encerrando o quadro os terceiros anos com a Banda Charlie Brown Jr.

Tarefa 9 – Arborização

As equipes plantaram como forma de uma parede viva entre as duas quadras com espaço de 3 metros uma muda de nim.

Tarefa 8 – Café Literário

As equipes apresentaram com criatividade o autor e sua obra, que foi escolhido de forma livre e dinâmica e apresentados os horários das 13hs as 18hs.
Os Autores escolhidos:
1ª séries: Monteiro Lobato
2ª séries: Vinícius de Moraes
3ª séries: Rachel de Queiroz

Tarefa 7 e 10 - Carimba e Quipa

Carimba
A equipe mista foi composta por 10 alunos (5 meninos e 5 meninas) aptos a participar da atividade. O espaço destinado à equipe corresponde a meia quadra de voleibol (9m x 9m). O objetivo é tocar com a bola no campo do aluno da outra equipe, o que o considerará carimbado, este por sua vez deverá ficar na área que compreende às laterais do campo de jogo do carimbador. A equipe que carimbar todos os jogadores da outra equipe primeiro será vencedora.


Quipa

A equipe mista composta por 10 alunos (5 meninos e 5 meninas) aptos a participar da atividade. O espaço destinado à equipe corresponde a meia quadra de voleibol (9m x 9m). A primeira bola deve ser jogada pra frente e alta. O objeto é que os jogares consigam combinar a jogada entre si e o quipa, pois dessa forma passarão a ocupar a quadra da equipe adversária. Vence a equipe que todos os jogadores trocarem de campo de jogo primeiro.

10 de jun. de 2011

Tarefa 06 - Caminhada

A caminhada teve início as 16h30min seguindo o mapa na parte externa da Escola. As equipes foram julgadas conforme a organização, ornamentação mais exuberante e maior quantidade de veículos não poluentes.

Atividade 04 e 05 - Tangran e Sudoku

Atividade 04 - Sudoku
Cada equipe deverá apresentar três (3) competidores que receberão, cada um, um sudoku. Serão divididos três grupos formados por um competidor de cada equipe, o primeiro de cada grupo a concluir o jogo passará para a etapa final. Na final cada competidor receberá 2 jogos, o primeiro competidor que concluir os 2 jogos será o campeão.

Atividade 05 - Tangran
Cada equipe deverá apresentar 3 competidores que receberão, cada um, as 7 peças do Tangran e a imagem para que seja construída a figura semelhante apresentada pela Comissão Organizadora. Serão divididos três grupos formados por um competidor de cada equipe, o primeiro de cada grupo a concluir o jogo passará para a etapa final. Na final cada competidor receberá novamente as peças e repetirá à ação, o primeiro competidor que concluir o jogo será o campeão.

Tarefa - Surpresa

O nosso blog é uma ferramenta de informação importantíssima, nele são divulgados os eventos e os trabalhos realizados em nossa escola, assim como a nossa próxima dica. Nossa cidade tem belezas naturais que enchem os olhos, logo precisamos cumprir nosso papel de cidadãos e preservar nosso meio ambiente, nossas riquezas naturais. Pois bem, a 2ª Dica é: Local onde se observa uma das mais belas paisagens do município de Camocim, sendo um ponto de acesso a uma grande beleza natural de nossa cidade.


9 de jun. de 2011

Equipe de Inserção do Com.Domínio Digital no CEPI

Nesta quarta-feira dia 08 de junho a equipe de inserção do Curso Com. Domínio Digital este presente no CEPI, em um grande encontro, para uma palestra com os nossos jovens cursistas. Estiveram presentes os Coordenadores Edmar Gonçalves e Maria José com o objetivo de discutir sobre a etapa de inserção dos jovens no mercado de trabalho do núcleo de Camocim.
A mobilização para o encontro causou grandes expectativas e entusiasmo aos jovens.

Posse do Grêmio Estudantil 2011

Hoje pela manhã aconteceu a cerimônia de posse da nova equipe do Grêmio Estudantil do Colégio Professor Ivan Pereira de Carvalho.
A cerimônia teve início com a palavra da Diretora Maria Elizabete Magalhães, em seguida a palavra do vice-presidente do Conselho Escolar Professor Ivan Dourado.
A equipe da chapa UDEC - União Democrática Estudantil do CEPI, assinaram a ata de posse, fazendo o juramento e finalizaram com um discusso de agradecimentos feito pelo vice-presidente eleito.
Agora o Grêmio Estudantil tem a frente os alunos Francisco Rafael Santos de Sousa (1ºano A) - Presidente e Francisco Bruno Sousa Silva(1ºano C) - vice-presidente.
Durante todo o proceso de articulação das chapas para eleição do Grêmio, esteve a frente a Coordenadora Escolar Raimunda Rodrigues Mesquista.

É dia de festa - Abertura da SEFEPI 2011

Hoje deu-se início as nossas festividades em comemoração aos 56 anos do CEPI, escola de tradição e referência em educação na cidade de Camocim.
Nossa semana festiva - SEFEPI já faz parte do nosso calendário escolar no mês de junho anualmente há onze anos e sempre esperada por nossos alunos para participarem das atividades culturais e esportivas.
Pela manhã aconteceu o momento cívico com os hinos do Brasil, Ceará e da escola entoados pelos alunos e acompanhados por instrumentos tocados por eles.




Ainda hoje também haverá um passeio ciclístico com saída às 16:00hs confrente ao Colégio Estadual Professor Ivan e seguirá por algumas ruas da cidade para anunciar a comunidade camocinense o nosso evento cultural que tem como tema Fraternidade e Vida no Planeta.Convidamos a comunidade para prestigiar nossos trabalhos.

7 de jun. de 2011

Conhecendo nosso Meio Ambiente

Os alunos dos 3ºANOS , orientados pela Professora de Química Edvania Nascimento, foram a campo para investigação sobre a temática Meio Ambiente em Camocim, produzindo excelentes trabalhos como produção de vídeos, folders, apresentações de slides e suas percepções escritas.

O Projeto teve como referência o Dia Mundial do Meio Ambiente que é comemorado no dia 05 de junho. Nossa proposta de trabalho era despertar os alunos para uma educação ambiental a partir de nosso meio, compreendendo práticas que contribuem para a sustentabilidade da vida no planeta.


Os alunos visitaram o Aterro Sanitário, usina eólica de Praia Formosa, Estação de Tratamento de Água e os espaços naturais de Camocim.





Curso Aluno Integrado - Alunos selecionados do CEPI




Parabéns e Sucesso para todos os selecionados do CEPI!

ADRIANE DE SOUSA FERREIRA
AMANDA SANTOS DA SILVA
BRUNO COUTINHO ROCHA
CAMILA CARLA CARVALHO DA SILVA
FRANCISCO FABIANO DA ROCHA GOMES
FRANCISCO JARDSON DOS SANTOS SILVA
FRANCISCO RAFAEL SANTOS DE SOUSA
GABRIEL BELCHIOR DE ARAUJO
ISABELLE DOS REIS GONÇALVES
JOÃO PAULO AVELINO DOS SANTOS
JOHN MAKANAKI DE OLIVEIRA SALES BERNARDINO
JOSÉ EUFRÁSIO DA SILVA LACERDA JUNIOR
KARINNY DE ALCANTARA MORAIS
KEDMA MARIA MONTEIRO DE SOUSA
KLISCLENDAN FERREIRA DA SILVA
LEANDRO BRENO VASCONCELOS FURTUNA
MANUELA ARAUJO DA SILVA
MARIA ALICE ABEL MENDES
MARIA CRISTIANE DE SOUSA
PRISCILA SILVA ARAÚJO
RAFAEL MONTEIRO GOMES
RAIMUNDO RODRIGUES DA SILVA FILHO
REBECA ELISA SOUSA DA SILVA
VITHORIA REGIA SILVA DE OLIVEIRA

3 de jun. de 2011

Culminância do Projeto Valorização da Cultura Indígena

Na noite de quinta-feira do dia 02 de junho foi realizado no CEPI a culminância do Projeto que foi trabalhado em sala de aula pelas Professoras de História e Sociologia, Leide Diane e Valdeni Andrade, respectivamente, sobre a Valorização da Cultura Indígena.


Em sala de aula foram realizadas leituras, pesquisas, seminários, atividades com WebQuest sobre o tema e realização de trabalhos práticos que foram apresentados na noite da culminância.


Entre as atividades tivemos apresentação de grupo de dança indígena, desfile a carater, exposição de comidas típicas, coral de músicas indígena e exposição de vídeos produzidos pelos alunos e distribuição de folders.


A LEI 11.645 de 10 de março de 2008 torna obrigatório a inclusão do estudo da temática da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

Reforço Escolar

Uma parceria entre Sala de leitura e Laboratório de Ciências



Os professores dos ambientes de aprendizagem LEC e Sala de Leitura começaram a realizar grupos de estudo com os alunos que estão com baixo rendimento escolar e dificuldade na aprendizagem, afim de melhorar o desempenho nas disciplinas da área de Ciências da Natureza, Português e alcançando também a melhoria nas demais disciplinas.

As aulas estão acontecendo durante a semana nos ambientes de aprendizagem citados, em horários estabelecidos por cada Coordenador sempre no contra turno do horário de aula do aluno.

Contamos como parceiros para esta ação os Professores Alex Barros, Osmair Charles, Adriana Vasconcelos, Emiliano Veras e Lourdes Lima.




Tecnokits na Escola

O laboratório de Ciências do CEPI está desenvolvendo desde o dia 05 de maio deste ano o Projeto Tecnokits na Escola, sob a orientação do Professor Coordenador do LEC, Antonio José.


O projeto tem como objetivo capacitar os alunos para a prática de reciclagem de pápeis e reutilização dos mesmos, bem como conscientizá-los quanto a posturas saúdaveis para preservação do meio ambiente.

Nos primeiros encontros, que acontecem sempre aos sábados na sala de projeção, foram realizadas oficinas de formação com os alunos monitores dos 1º ANOS, onde os mesmos visualizaram as temáticas e já formaram novos grupos para serem agentes repassadores deste projeto em sala de aula para os demais alunos durante todo o decorre do ano.


Laboratório de Ciências/LEC