28 de set. de 2011

Copa CEPI 2011

No dia 10 de outubro acontecerá na Quadra Poliesportiva do CEPI, mais um evento esportivo. Promovido e coordenado pelo Professor Evandinilson Araújo, em parceria com os alunos do Grêmio Estudantil-GEPA e os acadêmicos do Curso de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú - campus de Camocim, terá o objetivo de promover o esporte como ferramenta de educação e transformação social.
O evento que começará na segunda semana do mês de outubro, se estenderá até a segunda quinzena do mês de novembro. Todos os jogos seguirão um cronograma de partirdas e regulamento que viabilizará a organização da competição em todos os jogos da Copa CEPI.

Atenção! Simuladão do CEPI


De acordo com a divulgação neste blog, o Simuladão do CEPI acontecería no dia 01 de outubro, porém, por questões de ordem internas da escola houve mudança na data e o mesmo será realizado no dia 08 de outubro, permanecendo os mesmos horários e orientações já divulgadas.

Núcleo Gestor do Colégio Estadual Professor Ivan.

Palestra - Eleitor do Futuro

No dia 06 de outubro, o CEPI estará recebendo funcionários do Cartório Regional Eleitoral de Camocim para realizar palestras sobre o Projeto Eleitor do Futuro, com o objetivo de conscientizar e ampliar a missão dos jovens na participação política e ajudar a mudar os rumos da sociedade de forma consciente e alcançar a democracia plena.
Após a palestra será realizado o alistamento eleitoral dos alunos entre 16 e 17 anos para emissão do Título.

Trabalhos Premiados na III Feira de Ciências do CEPI

Na noite da terça-feira, dia 27 de setembro, o CEPI encerrou a exposição dos trabalhos científicos com a premiação dos melhores projetos, classificando os mesmos para participação na III Feira Regional de Artes, Ciência e Cultura promovida pela 4ª CREDE.
Todos os alunos e professores que participaram dos projetos sintam-se parabenizados pelo esforço e empenho, que contribuiu para a realização da feira.
Confira os vencedores por área:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias














Estórias que o povo conta - construindo um
a cultura.
Profª Orientadora Maria Merenilda Oliveira - Extensão Tatajuba
Ciências da Natureza e suas Tecnologias














Energia Nuclear: Ensinando e Aprendendo.
Prof. Orientador Jean Marcelo Balbino
Ciências Humanas e suas Tecnologias















Cultura do coco em C
amocim: caracterização do mercado atual e perspectivas futuras.
Prof. Orientador José Ricardo Batista - Extensão Amarelas
Ciências Ambientais















Energias Renováveis: fontes para amenizar a poluição e o aquecimento global.

Prof. Orientador Francineudo Carneiro da Rocha
Robótica Educacional



















Ar lindo. O Robô purificador: Uma estratégia para diminuir a poluição atmosférica.

Prof. Orientador Jairo Pereira Lima
Tecnologia Profissional




















Tilápia: fonte econômica e sustentável.

Prof. Orientador Antonio Soares Carvalho Rocha - Extensão Amarelas

27 de set. de 2011

III Feira de Trabalhos Científicos e II Mostra de Experimentos Científicos do CEPI

Hoje dia 27 de setembro, o Colégio Estadual Professor Ivan está realizando na Quadra Poliesportiva, sua III Feira de Ciências e Experimentos Científicos, organizada pelo Núcleo Gestor e professores da casa, tendo como objetivo estimular os alunos para o trabalho científico através da investigação, da pesquisa e criação.
A exposição dos trabalhos teve ínicio as 8:00hs e encerrará as atividades as 20:00hs com premiação dos melhores trabalhos e show musical preparado pelos alunos da escola.



Esperamos sua visita!

22 de set. de 2011

Simulado O POVO no ENEM


Os alunos dos 3º ANOS dos turnos manhã, tarde e noite, acompanhados pelos Professores Coordenadores do LEI, estão respondendo as questões do simulado online no laboratório de informática em contra-turno. Os mesmos estão tendo a oportunidade de testar seus conhecimentos no ambiente virtual, bem como direcionar seus estudos para os conteúdos que ainda tenham dificuldade.
O simulado a ser realizado consta de cinco cadernos de 45 questões de múltipla escolha contemplando as áreas de Ciências Humanas e suas tecnologias, Linguagens, códigos e suas tecnologias/Espanhol; Linguagens, códigos e suas tecnologias/Inglês; Ciências da Natureza e Matemática.

Boa Sorte a todos!

Oficina ThinkQuest

O laboratório de informática está realizando nos planejamentos por área uma oficina para que os professores conheçam o ambiente virtual do ThinkQuest, sua política e como utilizar está ferramenta. O primeiro grupo a participar da oficina foi os professores da área de Ciências da Natureza, seguindo as demais áreas.
Neste ambiente os professores poderão estar divulgando seus trabalhos e dos alunos.

ENEM - Tirando dúvidas

O Colégio Estadual Professor Ivan está realizando mais uma ação em direção ao bom desempenho dos seus alunos no ENEM, desta vez, trata-se de aulas de orientações sobre o exame, onde são apresentadas as mudanças desde 2009 e dicas sobre o momento da avaliação.Também são esclarecidas as dúvidas sobre as formas de acesso às universidades a partir dos programas SISU e PROUNI. Os alunos participam efetivamente destas aulas questionando e discutindo sobre as dúvidas apresentadas.

Preparando para o ENEM com música

Nesta quinta-feira o CEPI realizou uma aula diferente, onde os conceitos da Física foram trabalhados através da música. Esta aula foi resultado de uma parceria entre a escola e a UAB (Universidade Aberta do Brasil) que está realizando sua semana acadêmica e sugeriu que os professores convidados para a mesma, que fazem parte do Seara da Ciência (Universidade Federal do Ceará), realizassem também esta aula para os alunos e professores de Física dos 3º ano do CEPI. Foi um momento diferente e enriquecedor para todos.
A aula foi um SHOW.

SETEMBRO...MÊS DA BÍBLIA


Estamos em setembro, e no Brasil já é uma tradição que este mês seja lembrado como o “Mês da Bíblia”

Ao celebrar o mês da Bíblia, a Igreja nos convida a conhecer mais a fundo a Palavra de Deus, a amá-la, cada vez mais, e a fazer dela, cada dia, uma leitura meditada e rezada. É essencial ao discípulo missionário o contato com a Palavra de Deus para ficar solidamente firmado em Cristo e poder testemunhá-lo no mundo presente, tão necessitado de sua presença. “Desconhecer a Escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-lo. Se queremos ser discípulos e missionários de Jesus Cristo é indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus. É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda a nossa vida cristã na rocha da Palavra de Deus”

Ao lê-la, não devemos nos esquecer que Cristo é o ápice da revelação de Deus. Ele é a Palavra viva de Deus.

Fonte:http://www.cnbb.org.br

20 de set. de 2011

Resultados que dão orgulho - SPAECE 2010

O CEPI parabeniza aos 29 alunos premiados com computadores pelo Governo do Estado , pelo bom desempenho acadêmico no SPAECE 2010 e temos a honra de convidar a comunidade escolar para a solenidade de premiação que acontecerá no dia 26 de setembro, segunda-feira, as 19:00hs no pátio da escola.
Parabéns,
Antoniel da Costa Araújo
Suyane Magalhães de Souza
Afonso de Sousa Barros
Felipe Costa do Nascimento
João Pedro Monteiro de Oliveira
Jose Edcarlos da Silva Fialho
Leandro Breno Vasconcelos Furtuna
Lincoln Cesar Bezerra Arrais
Nagirlene de Oliveira Correia
Rafaela Carvalho Prado Ribeiro
Raimundo Nonato Gomes Junior
Taline Nascimento Silveira
Adilson Rocha Gomes
Agnaldo Ferreira da Rocha Filho
Andreia Ferreira Alves de Carvalho
Eric William Lopes Martins
Francisca Tamires Damião Nascimento
Hugo de Araújo Monteiro
Jose Carlos Brandão de Araújo
Joyciane Cardoso de Vasconcelos
Karine Eduardo dos Santos
Kildery Muniz de Sousa
Maria Iasmim Dourado Souto
Mikael Marcos Carvalho de Souza
Ricardo dos Santos Ferreira
Ruan Klain Gomes Araújo
Santiago Pontes Freire Figueiredo
Thiago Rodrigues Ferreira
Tiago Carvalho

"Mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam". Isaías 40.31

NO INTERVALO DO CEPI É ASSIM... COM MUITA EMOÇÃO



O Grêmio Estudantil do CEPI - GEPA está contribuindo para um melhor entretenimento dos alunos durante os intervalos, interagindo de forma dinâmica e criativa, atendendo à todos os públicos com músicas bem selecionadas para tornar agradável o clima escolar. Desta forma, foi feita uma classificação de músicas para cada dia e horário, havendo revezamento entre os mesmos para que todos os turnos sejam contemplados.
Os alunos do CEPI agradecem a colaboração de todos que fazem parte deste projeto!
Parabéns!

16 de set. de 2011

Primeiro Festival CDD de Arte Talentos


O curso Com.Domínio Digital estará realizando nesta sexta-feira dia, 16 de setembro, nos turnos manhã e tarde, apresentações de grupos de dança, música e teatro formados pelos alunos do curso. Todas as apresentações do evento se baseiam em apenas um tema: O mundo do trabalho, onde os jovens tem como objetivo mostrar como é o mundo do trabalho e como comporta-se nele.
Organização do evento - Carlos Henrique Rodrigues, José Maurício Silva e Margarida.

15 de set. de 2011

Simuladão do CEPI! Preparem-se

Com o objetivo de preparar os alunos do 3ºANO para o ENEM 2011, o CEPI estará realizando no dia 01 de outubro um simuladão de preparação na Quadra Poliesportiva com toda a organização necessária para que os alunos façam uma pré vivência desta avaliação de grande importância para o seu futuro acadêmico.
Serão seguidos à risca todas as orientações do ENEM, como tolerância de horário, material necessário e documentação exigida. Cada prova deverá conter 45 itens de cada área.
Esse momento configura-se num treinamento para os dias de prova.
Confira o horário das provas:
Manhã - 7h30min às 11h30min/Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
Tarde - 13h30min às 18h30min/ Linguagens e códigos, redação e matemática.

12 de set. de 2011

Grupo EMME apresenta espetáculo no CEPI

Amanhã o CEPI estará recebendo o grupo EMME - Escola de Ministério de Música e Evangelismo do Paraná, que fará apresentações de teatro, dança e música, trabalhando com a temática Valores Humanos contemplando assim o projeto Caravana da Paz pelos Diretos Humanos. Esta ação é uma parceria entre a escola e a I Igreja Batista de Camocim.
A apresentação será realizada nos turnos manhã, tarde e noite na Quadra Poliesportiva.

O CEPI é destaque da 4ª CREDE de Camocim




Saiu hoje o resultado do ENEM 2010 e o CEPI está honrado pela participação e desempenho de nossos alunos colocando nossa escola na 20ª colocação entre as escolas Públicas do Ceará do grupo de 50% a 75% de participação, que totalizava entre escolas Públicas e Privadas 213 escolas.


Núcleo Gestor.

Projeto Professor Diretor de Turma - PPDT


Nesta semana os Professores que fazem parte do Projeto Professor Diretor de Turma estão realizando um novo ciclo de reuniões para avaliação bimestral das turmas de 1ºANO. Nas reuniões os professores terão como pauta a apreciação qualitativa e quantitativa por aluno, apreciação glabal da turma nos aspectos cognitivo, afetivo e eventuais estratégias de superação, apoios e complementos educativos, planos de acompanhamento e de recuperação, e análise e avaliação das áreas curriculares não disciplinares(Formação Cidadão).

8 de set. de 2011

Formação - Líderes e Gremistas

No dia 03 de setembro das 8hs as 12hs, aconteceu na Sala de Projeção do CEPI um estudo com os Líderes e Gremistas. O momento teve por finalidade proporcionar formação continuada, que vem acontecendo no decorrer do ano. O encontro foi ministrado pelo Sub-Tenente William Hilton Santos, Comandante do TG 10-001, que teve o tema “Liderança e a Função do Líder na Escola”. Durante a formação pode-se perceber o envolvimento de todos os presentes na participação das atividades propostas.


1 de set. de 2011

CEPI participa da I Mostra da Educação Ambiental da Rede Pública Estadual de Ensino

Hoje, 01 de setembro, está acontecendo no pátio interno da Secretária de Educação - SEDUC, a I Mostra da Educação Ambiental, e somos honrados pela participação dos alunos Emanuel Oliveira dos Reis e Paula Nayara de Castro Araújo da extenção da Comunidade de Amarelas, sob a orientação do Professor de Biologia Antonio José Alves, com o projeto científico Impactos Sócio-Ambientais da Carnauba.
O projeto foi destaque na Feira de Ciências do CEPI e na III Feira Regional de Artes, Ciências e Cultura da CREDE 04 em 2010.