29 de nov. de 2011

Grêmio Estudantil em ação!

O Grêmio Estudantil esta realizando nos meses de novembro e dezembro, campanhas de prevenção contra o bullying na escola. Nesta campanha estam sendo realizandas palestras na Sala de Projeção, ministradas pelos profissionais do CRASII, que já consideramos nossos parceiros, Paulo(Assistente Social) e Karine(Psicóloga).
Além das desta campanha, o Grêmio também está realizando no mês de novembro, um grupo de estudo para os alunos de preparação para o SPAECE, através da realização de simulado online no Laboratório de Informática. Foram abertas as inscrições e os alunos inscritos realizaram o simulado em seu contra-turno de aula.


lady_mel_barrinhas_natal (21)

28 de nov. de 2011

Comemoração da Consciência Negra no CEPI

A noite do dia 26 de novembro no CEPI foi destinada a comemorar e resgatar as nossas raízes, recontando o começo de nossa história. Todas as atividades apresentadas pelos alunos tiveram o objetivo de resgatar a contribuição da cultura africana na cultura brasileira, sendo orientadas pelos professores da área de Ciências Humanas com estudo prévio em sala de aula.
A escola busca com estas ações contribuir no sentido de acabar com o preconceito e a discriminação racial em nosso ambiente escolar e que os nossos alunos sejam agentes repassadores de tal postura.

Confira algumas fotos do momento!



Projeto Professor Diretor de Turma - Oficina sobre Sexualidade

Na sexta-feira dia 25 de novembro, a turma do 1ºB do turno manhã participou de uma oficina sobre Sexualidade ministrada pelo profissional da saúde Caetano. A temática da oficina foi uma solicitação dos alunos e articulada pela Professora Diretora de Turma do 1ºB, Lorena Pereira, na aula de Formação para a Cidadania.
A oficina deu oportunidade aos alunos a fazerem questionamentos e expor seus pensamentos sobre o assunto.

O Projeto Professor Diretor de Turma - PPDT , busca em suas ações trabalhar a afetividade do aluno e envolver com maior frequência a família na escola.

Recadosfun.com

Aulas no Laboratório de Ciências

Os Professores da área de Ciências da Natureza estão realizando aulas práticas no Laboratório de Ciências, cumprindo com os pré-requisitos do planejamento pedagógico, onde os alunos possam explorar seus conhecimentos científicos, visando uma aprendizagem significativa. Todas as aulas são planejadas e acompanhadas pelo PCA da área e pelos Coordenadores do LEC.
Confira algumas aulas:
-Estudo da anatomia e fisiologia dos peixes e minhocas.
Professores Willian Hilton e Antonio José
-Magnetismo através da fabricação de bússulas.
Professor Jean Marcelo
-Óptica lunar.
Professor Jean Marcelo











Recadosfun.com

25 de nov. de 2011

Valorizando nossa Cultura

Com o objetivo de valorizar as nossas raízes africanas em nossa cultura, os professores da área de Ciências Humanas articularam a apresentação do Grupo de Capoeira Cadência no horário de intervalo das aulas no turno da noite.
A capoeira é uma arte marcial disfarçada de dança, que começa sua história no século XVI, nos engenhos do nordeste brasileiro, criada pelos negros africanos como principal instrumento de resistência física e cultural.

Nossa história precisa sempre ser recontada!


Recadosfun.com

22 de nov. de 2011

Projeto Cultura Afrodescendente


O projeto pedagógico sobre a cultura afrodescendente surge para tentar tirar do anonimato a verdadeira história da África e de seu povo, bem como abrir um leque de discussões em torno da diversidade cultural existente em nosso país, a fim de que essa diversidade seja respeitada e valorizada.

Assim, dentro da proposta de trabalhar na escola a valorização da cultura afro-brasileira, professores da Área de Ciências Humanas e alunos do Ensino Médio, estão envolvidos na realização de um projeto que busca promover um espaço cultural para trabalhar expressões da arte e cultura negra, desenvolvendo atividades variadas que são abordadas:

A Capoeira e sua importância - através de demonstrações coreográficas de grupos locais;

A musicalidade de contextualização negra – apresentação de paródias que abordam os valores da cultura afro;

As coreografias fundamentadas nas raízes negras - com a participação de danças escolares;

A teatralidade interpretativa de textos da cultura africana - monólogos, poesias etc.

A beleza negra - com a realização de um desfile para apresentação da Beleza Negra.

A culminância ocorrerá no dia 26/11 – Sábado, a partir das 18:30 no Colégio Estadual Professor Ivan.

Você é o nosso convidado especial.



Aprovados no Projeto: Música é para a Vida


SEDUC divulga alunos que foram selecionados no Projeto Música para a Vida. Os selecionados deverão confirmar sua participação no projeto através do e-mail residenciajazz@gmail.com. O resultado final da seleção será divulgado no dia 28 de novembro no site da SEDUC com local e datas das oficinas.

Relação Nominal dos Alunos Selecionados do CEPI
Nome / Instrumentos
1. Américo José da Rocha / Guitarra / Violão / Bandolim
2. David Oliveira de Alcantara / Guitarra / Violão / Bateria
3. William Santos de Oliveira / Guitara / Violão / Canta
4. Ramon Ramires Costa Cirino / Guitarra
5. Francisco Samuel de Mesquita Araújo / Bateria / Percussão / Canta
6. Maycon Chagas Araújo / Contrabaixo / Canta
7. Luan Carlos Silveira de Souza / Violão / Baixo
8. José Wilason de Araújo Carvalho /Violão/Guitarra/Bateria/Baixo/Percussão/
canta
9. Janilson de Brito da Silva / Bateria / Canta
10. José Felipe Costa de Moura / Violão / Guitarra / Contrabaixo
11. Mauro Felipe Monção Soares / Bateria / Percussão / Canta
12. Francisco Saulo de Mesquita de Araújo / Percussão / Bateria / Canta
13. Manoel Francisco das Chagas Neto / Violão / Teclado / Flauta
14. Tiago Carlos Silva / Bateria / Canta


lady_mel_barrinhas_natal (96)

16 de nov. de 2011

Gilmara é a grande vencedora do I CEPILETRANDO 2011

A grande final aconteceu no dia 11 de novembro no turno da noite com a participação das finalistas Manara Cristina Oliveira do 2º A – Manhã, Eduarda da Silva Santos do 2º H – Noite e a grande vencedora Gilmara de Sousa Gomes 2º E da tarde. Parabéns a todos que participaram!


bota.gif

9 de nov. de 2011

Projeto Roda de Leitura

O Centro de Multimeios está realizando neste semestre, na sala de leitura, mais uma ação para contribuir na melhoria da qualidade da aprendizagem de nossos alunos através de rodas de leitura. Este momento permite ao aluno fazer leituras , discussões e uma reflexão sobre a vida, uma vez que, os textos escolhidos e lidos nas rodas de leitura possuem conteúdos voltados para os valores humanos, além de ajudar em temas para redação em sala de aula e de avaliações externas.
As atividades são enriquecidas com outras ferramentas além do texto, [projetor, músicas, mensagens pps....] numa perspectiva de tornar o momento mais prazeroso e atrativo.

Centro de Multimeios
Regente - Maria Adriana Vasconcelos


I CEPILETRANDO

O CEPI- Colégio Estadual Professor Ivan está realizando o I CEPILETRANDO - 2011. O evento, idealizado pelos professores de Língua Portuguesa e coordenado pela Professora Neusa Setúbal, recebeu o apoio de todos os setores da escola (Núcleo gestor, Coordenação, LEI, Biblioteca) e está sendo realizado com a participação de todos.
Concorrerão no I CEPILETRANDO – 2011 os alunos que participarem de seleções prévias nas salas de aula, realizadas pelos professores de Língua Portuguesa de cada uma das 24 (vinte e quatro) turmas do CEPI, sendo escolhidos dois alunos de cada turma. O evento será realizado em duas fases:
• A primeira fase acontecerá em três etapas, ou seja, nos turnos manhã (09.11.2011), tarde (10.11.2011) e noite (10.11.2011). Em cada uma das etapas participarão 16 alunos, por turno, das quais sairão três finalistas, um de cada turno.
• A segunda fase acontecerá no dia 11.11.2011 com os três finalistas de cada turno.
A realização deste evento tem como objetivo, além de promover a língua portuguesa entre os estudantes, incentivar o aluno ao estudo e, principalmente, à leitura visando um maior aperfeiçoamento da escrita.



4 de nov. de 2011

CEPI na III Feira Regional de Artes, Ciências e Cultura

Hoje está acontecendo na Quadra de Esportes da EEEP Mons. Expedito a III Feira Regional de Artes, Ciências e Cultura, o evento trata-se da culminância dos trabalhos científicos produzidos durante todo o ano pelas escolas estaduais da 4ª Regional. O Colégio Estadual Professor Ivan está sendo representado com um trabalho em cada modalidade:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Estórias que o povo conta - construindo uma cultura.
Profª Orientadora Maria Merenilda Oliveira - Extensão Tatajuba

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Energia Nuclear: Ensinando e Aprendendo.
Prof. Orientador Jean Marcelo Balbino

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Cultura do coco em Camocim: caracterização do mercado atual e perspectivas futuras.
Prof. Orientador José Ricardo Batista - Extensão Amarelas

Ciências Ambientais

Energias Renováveis: fontes para amenizar a poluição e o aquecimento global.
Prof. Orientador Francineudo Carneiro da Rocha

Robótica Educacional

Ar lindo. O Robô purificador: Uma estratégia para diminuir a poluição atmosférica.
Prof. Orientador Jairo Pereira Lima

Tecnologia Profissional

Tilápia: fonte econômica e sustentável.
Prof. Orientador Antonio Soares Carvalho Rocha - Extensão Amarelas


Um Diálogo sobre Drogas

Através da divulgação da II Campanha "QUEM SE INFORMA NÃO USA DROGAS - Eu quero sim meu Camocim sem Drogas", o Assistente Social Paulo Roberto e a Psicóloga Ingryd do CRAS II, estiveram nesta quinta-feira(03/11) no CEPI para promover uma conversa aberta com os alunos do turno noite sobre drogas. Reunidos no pátio da escola, os alunos puderam ter esclarecimentos sobre consequências quanto ao uso de drogas ilícitas e como sair desse problema. Na conversa foi destacado que ,o diálogo na família e na escola, sobre este tipo de problema são os primeiros caminhos para não entrar nos vícios e também para sair deles.
O CEPI está sempre buscando parcerias para esclarecer, informar e educar os nossos alunos.