16 de fev. de 2012

Fique por dentro


Este ano o mês de fevereiro terá 29 dias, pois 2012 é o chamado ano bissexto, com 366 dias. O acréscimo de um dia ao calendário a cada quatro anos é feito para compensar a defasagem dos anos anteriores, levando em conta o período de translação da Terra – aproximadamente 365 dias e 6 horas, ou precisamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46,08 segundos.
Anualmente há uma diferença aproximada de seis horas, que a cada quatro anos totaliza 24 horas, correspondendo, portanto, a um dia que é somado ao nosso calendário. Assim, nos anos bissextos, o mês de fevereiro tem 29 dias, ajustando o calendário civil ao calendário astronômico.
O ano bissexto foi introduzido pelo Imperador Romano Júlio César, em 45 a.C., com uma reforma no calendário encomendada a um astrônomo chamado Solsígenes, da Escola de Alexandria (Egito), que adotou o ano de 365 dias e 6 horas.
Atualmente, porém, a maioria dos países adota o calendário Gregoriano, estabelecido em 1582, pelo Papa Gregório XIII, que apresenta uma pequena variação em relação ao calendário Juliano.

Marcelo Cunha
Professor de Física - CEPI

Planejamento Semanal de Ciências da Natureza

No planejamento de Ciências da Natureza desta semana os professores participaram de um momento de socialização das pontencialidades no Laboratório de Ciências, planejado pelo Professor Coordenador do ambiente Jean Marcelo, com o objetivo de apresentar os materiais existentes para demonstrações de experimentos químicos, físicos e atividades matemáticas, bem como sugestões de práticas laboratoriais.

Primeiro, Aprender! Digital

O projeto “Primeiro, aprender!” este ano, além do material didático, possui uma nova ferramenta de aprendizagem, o “PRIMEIRO, APRENDER! DIGITAL”, que envolve as disciplinas de Português, Matemática, Inglês, Sociologia, Filosofia e Espanhol, com atividades multimídia e interativas, na forma de animações e simulações que têm a ideia de quebrar o conteúdo educacional disciplinar em pequenos trechos que podem ser reutilizados em vários ambientes de aprendizagem para enriquecimento teórico e prático das aulas, proporcionando aos alunos melhores resultados.

9 de fev. de 2012

Construção de Sala de Aula na Extensão de Amarelas

O Colégio Estadual Professor Ivan realizou no dia 06 de fevereiro de 2012, licitação com o objetivo de construir uma sala de aula na extensão de Amarelas, no prédio da Casa de Parto, com a finalidade de melhorar o ambiente físico da escola, tornando mais agradável o tempo em que os alunos permanecem em aula.
A empresa vencedora do certame foi a Construtora JBS LTDA, com proposta comercial no valor de R$ 34.620,00 (FUNDEB/SEDUC) - Engenheiro Responsável (SEDUC) - Sabino Patrocinio Filho CREA Nº 5061-D.
O contrato será enviado para SEDUC dia 10 de fevereiro de 2012 para que seja publicado no Diário Oficial do Estado.

Núcleo Gestor

6 de fev. de 2012

O assunto é... Iniciação Científica

Nesta semana estamos realizando nos planejamentos por área de conhecimento e ainda neste mês também nas extensões, uma oficina de Iniciação Científica com o objetivo de incluir nas práticas pedagógicas de sala de aula a metodologia científica de forma permanente, a ser utilizada durante todo o ano letivo, para que o aluno desenvolva a capacidade de pesquisar, escrever, aprenda a aprender e para que seja despertado no mesmo a curiosidade.

Espaço de Convivência

O CEPI conta agora com mais um espaço físico que contribuirá para a melhor interação de nossos alunos, trata-se de um amplo refeitório que foi inaugurado no início deste ano, que também será utilizado como espaço para atividades interativas, como jogos educativos no horário de intervalo.
Contamos ainda com uma cozinha equipada para o preparo da merenda escolar e refeições quando necessário.

3 de fev. de 2012

Nosso Primeiro Encontro - Aula da Família

Nesta sexta-feira (03), o Colégio Estadual Professor Ivan realizou o primeiro encontro com os pais de nossos alunos e professores, na sede e extensões, afim de firmar a participação efetiva da família na vida escolar e no desenvolvimento social e pessoal destes jovens.
Reconhecemos que a aliança entre a escola e a família contribuirá para o desenvolvimento de nossos alunos e para alcançar as metas planejadas neste ano letivo, visando o sucesso de todos.
O CEPI reconhece que o melhor caminho a ser seguido é sempre a da Educação.