28 de ago. de 2012

Projeto COM VIDA realiza palestra sobre Aquecimento Global


No dia 27/08/2012, os representantes do Projeto COM VIDA, do Colégio Estadual Professor Ivan Pereira de Carvalho, promoveram uma palestra sobre “Aquecimento Global” com o Técnico Engenheiro de Pesca Leonel Ferreira. A temática abordada é um assunto que todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas sobre as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente no clima mundial.
Os alunos puderam fazer reflexões pessoais a partir de imagens e vídeos, sendo conduzidos também a refletirem sobre suas práticas cotidianas e aquisição de atitudes favoráveis à preservação ambiental e utilização sustentável do meio ambiente.

Lúcia Maria Rocha
Coordenadora do Projeto COM VIDA.

Incentivo a leitura - Apresentação do Livro Amálgama


Hoje o CEPI recebeu a visita da escritora Cristiane Almada, que fez a apresentação de seu livro Amálgama, com recitação de seus poemas e apresentação de telas de artísticas contemporâneos. O objetivo de sua apresentação foi despertar nos alunos o gosto pela leitura, destacar a importância da criatividade pessoal e nos encantar com seu carisma artístico-literário. Cristiane Patrícia Barros Almada é professora de literatura e artes na rede pública de Fortaleza, graduada em Letras, pós-graduada em Literatura Brasileira e em Metodologias do Ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará, mestranda em Ciências da Educação pela Universidade da Madeira.

20 de ago. de 2012

Trabalhos selecionados na IV Feira de Ciências do CEPI

O CEPI parabeniza a todos os alunos e professores que participaram da IV Feira de Ciências e pelos excelentes trabalhos apresentados. Confira os projetos selecionados, por área de conhecimento, que garantiram sua participação na Feira Regional de Ciências da 4ª CREDE a ser realizada posteriormente.
Parabéns a todos! 

Ciências Humanas
O Assentamento Guriú: uma história de lutas
Extensão - Baixo

Ciências Ambientais
Apis mellifera - apicultura e desenvolvimento
sustentável na localidade do Cacimbão.  Extentesão - Amarelas













Linguagens e Códigos
Campanha Comunitária - prostituição infantil
SEDE

Ciências da Natureza
Alcaloides: Heróis ou Vilões
SEDE
Robótica Educacional
Robótica Acessível e Sustentável: auxiliar o homem no seu cotidiano
SEDE
.

IV Feira de Ciências do CEPI - 2012

No sábado do dia 18, o Colégio Estadual Professor Ivan Pereira de Carvalho realizou a IV Feira de Ciências na Quadra Poliesportiva, com a exposição dos trabalhos realizados por alunos e orientados pelos professores. Os trabalhos foram organizados por área de conhecimento, a saber: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Ciências Ambientais e Robótica Educacional. 
Estiveram presentes no evento apreciando e avaliando os trabalhos  os representantes da 4ª CREDE Professora Socorro Pereira, Adriana Vasconcelos, Aderaldo Rocha ,os Professores Osmundo Fernandes, Regina Neusa, Olivando Batista , Eliane Pereira e, como convidados Clairton Lourenço (Diretor do LICEU) e Wellington Mesquita (Diretor do CEJA Camocim).




14 de ago. de 2012

Acompanhamento Pedagógico a Extensão do Sítio São Mateus

Nesta terça-feira, 14 de agosto, as Coordenadoras Escolares das Extensões do CEPI ,Marciana Pereira e Nayane Juvêncio, estiveram realizando visita de acompanhamento pedagógico a extensão do Sítio São Mateus no turno manhã.
A visita teve como objetivo orientar os professores presentes no turno e acompanhar a rotina da escola.

Coordenadoras e PCE Antonio Sérgio
Visita à sala de aula

Alunos do CEPI participam do evento ENEM chego junto, chego bem em Fortaleza

No dia 11 de agosto, Dia do Estudante, uma representação de 30 alunos do CEPI (SEDE e Extensões), juntamente com alunos da Escola Murilo Braga da cidade de Martinópole, participaram do evento ENEM chego junto, chego bem, para uma aula show com o renomado Professor Pachecão, no Centro de Convenções, em Fortaleza, promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará. 
O evento foi mais uma ação promovida com o intuito de mostrar a importância do ENEM e proporcionar a interação com alunos de diversas escolas e municípios do Ceará. 


13 de ago. de 2012

Projeto Diretor de Turma proporciona palestra sobre Sexualidade aos alunos do 1ºANO noite

Na segunda semana de agosto, a partir de sugestão dos alunos, aconteceu no CEPI uma oficina sobre "Sexualidade e DST” para os 1ºanos do noturno, sob a coordenação dos Diretores de Turma William Hilton, Lady Diane e condução da palestrante Graça Gardeal. Na oportunidade os alunos das turmas H e I puderam conversar sobre sexualidade e acrescentar em seus conhecimentos a importância da prevenção nas relações sexuais como um fator importantíssimo na manutenção da saúde e da boa qualidade de vida.


Projeto Diretor de Turma

6 de ago. de 2012

Aluno do CEPI é o escolhido para representar o Ceará na Colômbia.

Projeto Parlamento Juvenil do Mercossul

No primeiro dia do encontro aconteceram palestras com representantes da UNICEF e IIDAC, MEC e representante do Itamaraty, todas as atividades foram desenvolvidas através de dinâmicas, principalmente para facilitar a apresentação e a integração dos alunos participantes.
No segundo dia, os jovens foram divididos em grupos para debater sobre os eixos temáticos do parlamento e em seguida aconteceu o processo eleitoral para a escolha dos representantes de cada estado.
No terceiro dia os relatores escolhidos apresentaram os eixos temáticos e em seguida o resultado da eleição.
Nos momentos culturais os jovens visitaram o Congresso Nacional e o Plenário.
Como já esperávamos, nosso aluno Íbeny Pereira Moreira teve uma excelênte participação e foi o escolhido para representar o Ceará na 3ª fase do projeto Parlamento Juvenil do Mercosul na Colômbia. Sua participação no projeto perdurará pelo período de dois anos.
O CEPI parabeniza ao aluno e deseja que estes dois anos sejam de muita aprendizagem e crescimento.

1 de ago. de 2012

Aluno do CEPI representa o Ceará em Brasília no Projeto Parlamento Juvenil do Mercosul

Nos dias 01, 02 e 03 de agosto, alunos do Ensino Médio da Rede Pública do Estado do Ceará que foram selecionados na 1º etapa do Projeto Parlamento Juvenil do Mercosul estão participando do encontro nacional que acontece em Brasília. No final do encontro será escolhido um aluno de cada estado para representar o Brasil no mês de setembro na 3º fase do projeto que  acontecerá  na Colômbia . 
Temos a convicção que nosso aluno Íbeny Pereira Moreira estará representando o CEPI e estado do Ceará com excelente desempenho, já que sua trajetória estudantil tem demonstrado competência e êxito.

                                                            
Núcleo Gestor