25 de set. de 2012

Apresentação do Projeto de Astronomia na Extensão de Amarelas

No dia 24 de setembro os alunos da extensão de Amarelas do turno manhã, participaram de atividades do Projeto 'Unindo Teoria e Prática no lançamento de foguetes: uma alternativa no ensino da Física', de autoria do Professor de Física Marcelo Cunha.  O projeto visa incentivar os alunos a aplicar alguns conceitos da Fisica na solução de problemas, estimular a curiosidade e o uso do raciocínio lógico, bem como promover a interação dos alunos e o espírito de cooperação.
As atividades foram direcionadas pelo Professor Marcelo Cunha e o aluno Luciano Chaves Batista Júnior do 2º ano A, com a apresentação do vídeo 'O Céu de Outubro' com o objetivo de motivar os alunos para a prática de pesquisa e em seguida foi realizada a demonstração de lançamento de foguete, com explicação de alguns conceitos, nas margens da lagoa de Amarelas.
O desenvolvimento deste projeto proporcionou a escola uma boa colocação na MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes), recebendo medalha de prata, com o alcaçance do foguete de 155m .
O próximo passo é desenvolver o protótipo a partir da 1º competição de lançamentos de foguetes, para alcançarmos medalha de ouro na MOBFOG de 2013.


17 de set. de 2012

Acompanhamento Pedagógico nas Extensões do CEPI

Mensalmente, a Coordenação das Extensões do Colégio Estadual Professor Ivan Pereira de Carvalho, realiza visitas as salas de aula localizadas na zona rural deste município que  atende alunos  do Ensino Médio. No dia 06 de setembro a visita de acompanhamento pedagógico aconteceu na Extensão de Tatajuba, nos turnos tarde e noite e em seguida, no dia 13 de setembro, a visita aconteceu nas Extensões de Pedra Branca, Baixo e Corguinho. Além de acompanhar a rotina da escola, também são proporcionados aos alunos atividades diferenciadas como LEI e Biblioteca Itinerante, e roda de leituta , com o apoio da equipe do Centro de Multimeios. O acompanhamento das extensões é realizado pelas Cooredenadoras Escolares Marciana Pereira e Nayane Juvêncio.  



Marciana Pereira de Araújo/Nayane Juvêncio de Sousa. 
Coordenação das Extensões.

2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP

Alunos selecionados na 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas- OBMEP, participaram neste sábado (15/09), da 2ª fase da olimpíada, no turno da tarde, das 14h30min às 17h30min, e o Colégio Estadual Professor Ivan foi um dos centros de aplicação da 4ª CREDE. Os alunos de escolas minicipais e estaduais realizaram a prova de acordo com seu nível de classificação, estando divididos em três grupos: nível 1 (alunos do 6º e 7º ano), nível 2 ( alunos do 8º e 9º ano), e nível 3 ( alunos do Ensino Médio). O CEPI teve 75 alunos alunos selecionados para a 2ª fase da avaliação na classificação do nível 3. Os alunos estarão concorrendo a medalhas e mensão honrosa de acordo com o seu desempenho.

Palestra sobre Violência Doméstica

Hoje (17/09), os alunos do 1º ano do turno da tarde, participaram na sala de projeção, da palestra sobre 'Violência Doméstica' dinaminazada pela Psicóloga e Especialista em Violência Domética, Sheila Maria Ferreira Rabelo. Este momento proporcionou aos alunos esclarecimentos sobre a violência praticada por familiares, suas naturezas e o que pode ser feito para comber e minimizar este tipo de violência.  A palestra foi promovida pela equipe de educação da Secretaria de Ação Social.


CEPI participa da 2ª Mostra Estadual de Educação Ambiental

No dia 11 e 12 de setembro os alunos selecionados na 1ª fase da Mostra Ambiental da 4ª CREDE, participaram em Caucaia, da II Mostra da Educação Ambiental da Rede Pública Estadual de Ensino do Ceará, promovido pela SEDUC..
Acompanhados pela Professora Dandara Arcanjo, os alunos do CEPI tiveram participação no evento  com apresentação de atividade artístico-cultural com a música, 'O Mundo Não Espera', de autoria dos próprios alunos e receberam a premiação de R$ 500,00 que será aplicado no projeto de música da escola.
Além da participação nas atividades artistico-culturais, os alunos participaram de atividades educativas relacionadas a preservação do Meio Ambiente, como trilahas, jogos em 3D, oficinas de reciclagem  na SEDUC, e vídeos educaticos em 3D em salas temáticas promovidos pela COELCE.
 O CEPI parabeniza aos alunos José Felipe Costa de Moura, Thiago Carlos Silva dos Santos e Thallys Melo de Maria, do 3º ano A e B e a Professora Dandara Arcanjo pelo empenho e organização dos alunos.

4 de set. de 2012

Parlamento Juvenil - Íbeny Pereira na Colômbia


Entre os dias 27 e 31 de agosto o aluno do CEPI Íbeny Pereira Moreira, representante cearense, esteve em Medellín na Colômbia, para o Primeiro encontro Internacional do Parlamento Juvenil do MERCOSUL. Neste encontro estiveram presentes as delegações do Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia e Uruguai, para a realização do evento de Integração e cuidado para um melhor ensino aos jovens do MERCOSUL.
O primeiro dia do evento foi realizado na faculdade EAFIT, com abertura solene e palestras com o Reitor da Faculdade, Ministro da Educação do Estado da Antioquia, e a presença ilustre da Ministra da Educação da Colômbia. 
O evento também proporcionou momentos de discussões em grupos para tratar sobre os eixos temáticos do Parlamento Juvenil do MERCOSUL: Integração Latino Americana, Inclusão Educativa, Jovem e Trabalho, Participação Cidadã e Gênero.
Todos os jovens apresentaram seus respectivos trabalhos e discutiram metas para uma melhor educação. Um dos eixos principais do parlamento é a Integração Latino Americana, uma vez que o mesmo visa o intercambio entre os países do MERCOSUL.
Os próximos encontros internacionais acontecerão no mês de dezembro em Brasília e em março de 2013 no Uruguai, para assinar o documento final do PJM.
O Colégio Estadual Professor Ivan está muito orgulhoso pelo desempenho do aluno Íbeny Pereira Moreira representando o nosso país.

"Mais uma vez venho aqui agradecer a todos que estão juntamente comigo nessa luta, nessa caminhada para um futuro melhor para a educação de todos; vale destacar que temos um grande caminho pela a frente, e que sozinho não conseguirei, então estarei formando um parlamento municipal para que todos os jovens possam estar ligados e ajudando a construir um futuro melhor para todos..." Íbeny Moreira

Textos selecionado para Olímpiada de Língua Portuguesa

Durante os meses de maio, junho e agosto, os  professores de Língua Portuguesa aplicaram as oficinas da Olímpiada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, com o objetivo de trabalhar os gêneros textuais Crônicas nos 1º anos e Artigo de Opinião nos 2º e 3º anos.
A partir do tema 'O lugar onde vivo', os professores de Língua Portuguesa orientaram os alunos para realizarem suas produções e ao final selecionar o melhor texto para concorrer com as demais escolas do Brasil. Na categoria Crônica o texto selecionado foi da aluna Inácia de Almeida Vasconcelos do 1º R da Extensão do Sítio São Mateus e na categoria Artigo de Opinião, a do aluno Eduardo Silva da Costa do 2º ano E da SEDE.
Parabéns pelos belíssimos textos. Apreciem.


Crônica - Da lamparina à luz elétrica
A Torta estava em festa. Pois é, Torta não é torta de comer não, é o nome do meu lugar. Esquisito, eu sei, mas é o lugar onde vivo já me acostumei. É um povoadozinho localizado na região norte do estado do Ceará, distrito da cidade de Camocim.
O povo do meu lugar é um povo simples que ainda vive na mais pacata harmonia. Longe das grandes tragédias e da turbulência das grandes cidades. Mas é um lugarzinho bom de morar apesar do que aqui nos falta. Mas isso não vem ao caso vamos ao que interessa a chegada da luz elétrica.
Depois de muitas promessas um dia fomos pegos de surpresa. A alegria contagiava a todo o povo da minha comunidade, pois a iluminação começava a clarear a escuridão, a surgir de forma diferente. Já era tempo de acabar o cheiro do gás, pois assim era chamado o querosene que mamãe, vovó e as outras mulheres colocavam nas lamparinas para iluminar suas casas. Foi o começo de uma nova civilização, conquistada pela minha gente, que até então só tinha visto a luz elétrica na cidade.
Meu coração quase não aguentou de tanta emoção, pois além de iluminar os lares, os alimentos iam ser conservados em geladeiras e durar mais tempo.
A claridade era brilhante como o sol, a verdade é que o olhar do meu povo ao ver tudo e a todos naquele momento se tornava diferente, pois dali em diante poderíamos perceber as pessoas sem a sombra na parede, ou até mesmo ter que dormir cedo para não ver a vela ou o querosene acabar.
A curiosidade contagiava a todos, por querer ligar todas as lâmpadas e desfrutar o prazer mágico da nova luz. Mas, um dia sem ao menos esperar essa luz acabou. E eu pensei:
_Nossa cadê a luz? Já acabou?
Então resolvi comprar o velho querosene para colocar nas lâmpadas e poder enxergar de novo, já que as lamparinas lá de casa tinham sido jogadas no lixo. Foi então que o moço da bodega me disse:
_Ei garota para poder enxergar de novo é preciso esperar a energia chegar, pois um fio caiu e então os eletricistas irão chegar para consertar.
Neste momento percebi que não era preciso colocar querosene nas lâmpadas, era preciso só esperar.

Inácia de Almeida Vasconcelos – Aluna do 1ºR - Extensão de Sítio São Mateus. 
Professora Orientadora - Sandra Ferreira.


                                              Artigo de Opinião - Gangues invadem nosso espaço

            O número de gangues vem crescendo muito em nosso município, causando pânico na população. Isso se deve, em parte, a falta de projetos sócio-educativos direcionados aos jovens camocinenses.
            Segundo a delegacia de polícia, atualmente, nossa cidade possui cerca de 19 gangues infiltradas na sociedade. Cada bairro possui uma gangue.
            Mas o que é uma gangue? Gangue é um conjunto de membros, geralmente rapazes, que se reúnem para fazer badernas, proteger sua área e provocar conflitos. Para muitos jovens, ser membro de uma gangue é motivo de respeito entre as meninas, que às vezes se jogam nos braços destes membros apenas para falar para as amigas que namoram com um gangueiro.
            A situação é tão grave que na noite de sábado do dia 18 de agosto de 2012, Camocim parou para pensar no que uma gangue é capaz de fazer: cerca de 10 membros de um desses grupos, tiraram a vida de uma pessoa com a maior tranquilidade do mundo, no meio de uma multidão que assistia a um comício.
             E agora eu mesmo me pergunto: até quando vamos ficar nas mãos de marginais que vivem entre cidadãos de bem?
             Infelizmente nossa cidade não dispõe de projetos sociais que envolvam educação, cultura, esporte e lazer, capazes de tirar nossos jovens das ruas, evitando seu envolvimento em gangues.
             Assim, é preciso pensar e cobrar das autoridades competentes, medidas que possam mudar essa realidade, devolvendo nossa segurança, respeito e dignidade, porque somos cidadãos e não bandidos.

Eduardo Silva da Costa - Aluno do 2º ano E da SEDE.
Professora Orientadora - Neusa Setubal Monteiro.