5 de ago. de 2009

RELATORIO DAS AÇÕES REALIZADAS NO LEI - PRIMEIRO SEMESTRE 2009

“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o
que se faz, de tal forma que, num dado momento,
a tua fala seja a tua prática.”
Paulo Freire


As adversidades pelo qual o Colégio Estadual Prof. Ivan passou, inicialmente, comprometeu o desenvolvimento das atividades planejadas para o LEI, neste primeiro semestre, entretanto, diante da união estabelecida entre os agentes responsáveis , pelo desenvolvimento das atividades, foi possível superar as dificuldades e vencer os desafios que surgiram.
Durante os meses iniciais do primeiro bimestre, foi desenvolvido um trabalho de conscientização para a utilização das TIC, neste mesmo período foi realizado formações para uma nova equipe de monitores para auxiliarem na realização das atividades do LEI. Todas estas atividades foram postadas de forma quase simultânea no blog da escola , onde pode ser consultado por todos que demonstrarem interesse. A partir de um trabalho realizado junto aos professores, observou-se uma crescente procura para a realização de atividades no LEI, resultado disto é que no primeiro bimestre do corrente ano 756 (setecentos e cinquenta e seis) alunos utilizaram o laboratório para fazer pesquisas, ler atualidades, e, principalmente, participarem de aulas realizadas pelos professores das diveras disciplinas da grade curricular, destaca-se aqui os professores de linguagens e códigos. Logo no início do ano letivo foi realizado uma mobilização para formar uma equipe de alunos monitores para auxiliar no desenvolvimento de atividades do Centro de Multimeios, inicialmente foram escolhidos 12 (doze) alunos, entretanto, após um período de experiência ficaram apenas 8 (oito) alunos, estes por melhor se enquadrarem no perfil desejado. Todas as atividades desenvolvidas tanto por professores, LEI, Centro de Multimeios, quanto pelo Núcleo Gestor, foram publicadas e divulgadas através do blog da escola, tal ferramenta está tendo uma grande aceitação por parte de discentes e docentes.
No segundo bimestre foi possível realizar mais atividades no LEI. Foram realizadas, sobretudo, formações para os professores, mas também, foram realizadas formações com alunos monitores, inscrições para o ENEM, aulas, participação do curso “Tecnologias na educação: Ensinando e aprendendo com as TIC”, etc. A partir do segundo bimestre o CEPI passou a contar com mais computadores para o desenvolvimento de atividades, daí era preciso orientar o uso dessas máquinas por parte dos professores com seus alunos, foram realizadas algumas formações, onde as mesmas abordaram temas como “pesquisas na internet para docentes”, “conhecenco o thinkquest”, etc; Todas as citadas formações tiveram grande participação dos professores. Para um bom atendimento no LEI, os alunos monitores passaram, também, por formações quinzenais, onde os mesmos observaram situações-problemas reais, pelos quais os mesmos passavam no dia-a-dia, e como resolvê-las, todas as formações foram bastante participativas. Desde quando iniciaram-se as inscrições para o ENEM 2009, o lei atuou ativamente, juntamente com os professores de linguagens e códigos dos terceiros anos, para inscrever o maior número possível de alunos, e isto foi comprovado em matéria publicada no site da 4ª CREDE , a escola teve um total de 182 (cento e oitenta e dois) inscritos, 8,33% a mais que 2008. Com o incentivo e formações para os professores o número de aulas, pesquisas e atividades no LEI, manteve-se em relação ao primeiro bimestre, no segundo bimestre foram 741 (sete centos e quarenta e um) atendimento no LEI. Ou seja, durante o primeiro semestre do corrente ano o lei teve 1497 (um mil quatrocentos e noventa e sete) de atendimentos. Durante todo o mês de junho e julho aconteceu a formação para os coordenadores de LEI do curso “Tecnologias na educação: Ensinando e aprendendo com as TIC”, promovido pela SEED/MEC/SEDUC-CE, o referido do curso veio para subsidiar os coordenadores de LEI no repasse do mesmo do curso para os professores da escola, o número de inscritos no curso foi 26 (vinte e seis) professores.
Enfim, durante todo o primeiro semestre, mesmo diante de alguns contratempos, o trabalho desenvolvido no LEI, foi de grande importância para a melhoria da aprendizagem dos alunos, entretanto, verificou-se a necessidade de aumentar a realização de atividades no LEI, para continuar atuando na melhoria do processo ensino-aprendizagem. A coordenação do LEI, estará desenvolvendo ações que possam trazer mais ativamente os professores para realizarem atividades no LEI, sobretudo, os professores que, ainda, demonstram resistentes quanto ao uso das TIC.


Camocim, 05 de agosto de 2009.


Cícero Pinho Rocha
Professor Coordenador do LEI/CEPI

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