16 de abr. de 2010

A pergunta que não quer calar!


Os nossos recém chegados do ensino fundamental das diversas escolas da rede municipal, ao começar a ministração das disciplinas de Filosofia e Sociologia pelos professores da casa, questionam-se sobre o porquê destas estarem inseridas na proposta curricular de nossa escola, já que não disciplinas ofertadas neste nível de ensino citado.
Há quase três meses nossos educandos já estão vivenciando esta nova experiência escolar, contando com os profissionais desta área de conhecimento. A verdade é que, a pergunta ‘Porque estudar Filosofia e Sociologia?’, ainda inquieta muitos alunos.
As vezes não paramos para pensar que viver em sociedade é colocar em prática conceitos e ideologias, que precisam ser analisadas e questionadas. Mas de fato o que acontece é que tão somente queremos viver a vida sem pensa - lá de forma crítica e sobre aquilo que estamos fazendo. E o que isso tem a ver com Filosofia e Sociologia? Bem, são estas disciplinas (não desprezando as demais) que buscam instigar nos homens o estilo reflexivo da vida. É por isso que surge esta inquietação, pois a sociedade contemporânea torna-se cada vez mais imediatista, sem se preocupar com o pensar de forma critica. E esta é a principal finalidade destas disciplinas.



Dicas para quem deseja iniciar o pensamento critico:
- Assista telejornais para compreender a dinâmica da sociedade;
- Abstraia dos filmes e telenovelas mensagens relacionadas a sua realidade para ser discutidos com colegas e professores;
- Leia livros da área ( nossa biblioteca conta com um acervo de livros para quem deseja iniciar o estudo destas disciplinas)
Vamos começar agora? Se você deseja que algum assunto relacionado a Filosofia e a Sociologia seja abordado no blog envie sugestões.



Professora Marciana

Nenhum comentário:

Postar um comentário