13 de mai. de 2010

13 de Maio uma dívida a ser paga?

Desejo de Liberdade, saudades de sua Terra, revolta, angústia, frustração, todos esses sentimentos no coração de quem sofreu para ajudar a construir a economia de um país antes desconhecido.

Tratados como mercadorias vendidas e exploradas, o que vinham em suas mentes, porque isso está acontecendo? O que eu fiz? Nada justifica as atrocidades que fizeram com os africanos, tirando-os de sua terra e povo para sofrerem aqui, Leis foram criadas para “ajudá-los”, sexagenário e ventre livre, escravos acima de 60 anos eram libertos e receberiam sua carta de alforria, quando a escrava engravidava seu filho era livre, porém, os barões do café para não perderem dinheiro e mão – de – obra faziam com que os filhos de escravos trabalhassem com a Lei fúria, tudo isso iria mudar mas não foi o que aconteceu, eles tiram aquele pedaço de papel a tão sonhada Carta de Alforria, mas sem liberdade, eles sobreviveram nas condições mais adversas, desenvolveram suas próprias profissões.

Na atualidade eles ainda sofrem preconceitos, mas devemos ser gratos a eles, pois ajudaram a fazer nosso país crescer. A todos os africanos o OBRIGADO!!!



Erika Ferreira Veras, - 3º Ano B
Aluna da Profa. Dinalva (História)

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, Erika! Muito me envergonho do comportamento que ainda se observa nos outros com qualquer tipo de discriminação. Sou totalmente livre de preconceitos, e me entristece ver o quão distante estamos de termos pessoas civilizadas. Basta ver as agressões contra animais,por exemplo. O ser humano me envergonha!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto, Erika! Muito me envergonho do comportamento que ainda se observa nos outros com qualquer tipo de discriminação. Sou totalmente livre de preconceitos, e me entristece ver o quão distante estamos de termos pessoas civilizadas. Basta ver as agressões contra animais,por exemplo. O ser humano me envergonha!

    ResponderExcluir