25 de mai. de 2010

A COPA ESTÁ CHEGANDO!!!



Novas gifs e mensagens de Brasil



Contagem regressiva, e aos poucos as vitrines são tomadas pelo verde-amarelo, o comércio começa a vender mais televisores, a bandeira do Brasil passa a ser estampada em quase todos os objetos e acessórios do povo brasileiro. O “espírito nacionalista” parece se alardear no coração de quase todos os brasileiros. As diferenças se desfazem, é quase uma mágica, esquecemos os problemas (sociais, políticos, religiosos, entre outros), os deixamos de lado, tudo isso para acompanhar de perto o desempenho de nossos jogadores. Mas, e quando tudo isso acaba? Para responder esta pergunta vou me utilizar do termo da filosofa brasileira Marilena Chauí, o “verdeamarelismo”. Esse termo utilizado pela filosofa é aplicado para explicar a alienação do povo brasileiro que no seu cotidiano esquece-se de demonstrar esse efêmero momento de patriotismo que se apresenta somente nos períodos da copa do mundo.
Fora este momento, o verde-amarelo não tem mais significado entre o povo brasileiro. As vitrines voltam a expor as tendências da moda, as pessoas retornam as suas atividades cotidianas, e o patriotismo se reveste em individualismo. Parece até engraçado, retornam as suas críticas esquerdistas (aos sem-terra, sem-teto, mulheres, crianças, deficientes físicos e outros), mas não se propõe a resolvê-las. Não é contraditório?


Não devemos esquecer-nos da nossa identidade, somos sim brasileiros, mas não só em períodos de copa do mundo. Vamos fazer valer a frase: ‘sou brasileiro e não desisto nunca’ e o patriotismo deve ser uma constante no coração de cada canarinho.
Marciana Pereira
Professora de Sociologia e Filo
sofia

Nenhum comentário:

Postar um comentário