3 de mai. de 2010

Melhores Textos Dissertativos sobre a temática trabalhada para a IX Bienal


"Ser culto é a única forma de ser livre."
Cultura é liberdade

Existem vários meios para se adquirir cultura, dentre eles estão os livros. São poucas as pessoas que atualmente possuem acesso aos meios de conhecimento. Muitos não desfrutam de teatro, cinema, ou até mesmo de uma biblioteca pública que estão sendo substituídos pela mídia. Mesmo tendo que enriquecer sua cultura e inteligência, as pessoas tendem a procurar o falso conhecimento que permeia a sociedade. Se pararmos para pensar, existem vários meios de chegar a um nível designado de educação e sabedoria.
Há quem diga que os livros são ótimos amigos para aqueles que almejam o intelectualismo em suas mais elevadas e possíveis formas, e ao mesmo tempo, amigos daqueles que querem se proteger da ignorância que assola o pensamento o indivíduo, mas para isso é necessário que haja mais política de incentivo dos governantes à cultura letrada, e principalmente implantação de bibliotecas públicas no meio social.
É importante compartilhar projetos como esses para que o indivíduo possa se tornar culto e livre, afinal colocar um pouco de alta cultura na vida faz bem para se chegar à liberdade.


Francisco Lucas Ferreira Cériaco 3º B
Professora: Nayane Juvêncio


“Ser curto é a única forma de ser livre”



A sabedoria é comum a todos nós seres humano. Como disse Aristóteles, apenas nós possuímos o dom do “logos”, mas esse conhecimento é como uma semente, é preciso ser regado diariamente para que se desenvolva. É claro que o conhecimento não necessita de água para crescer,

ele precisa é de informação e cultura. É por isso que é extremamente útil que as crianças freqüentem a escola.

É na escola que nos tornamos seres pensantes, que começamos a ser livres. O professor está

ali para esclarecer nossas dúvidas, mas o livro é a grande arma da cultura, é nele que está tudo que devemos saber que há uma enorme variedade deles em todo o mundo.

Uma sociedade onde o livro é comum e está ao alcance de todos é uma sociedade culta. E um

país onde a sociedade é culta, é um pais livre. Livre de preconceito, problemas sociais e políticos,

porque a população sabe o que realmente quer e o que é bom para todos.

Para uma sociedade ser livre é preciso que ela tenha cultura, pois só o conhecimento nos mostra o que realmente é importante e acaba nos dando a liberdade, como conseqüência de nossas escolhas. Um povo culto é um povo livre e a liberdade está nos livros, nas bibliotecas, está na educação.

Um país que investe no povo, está melhorando o futuro da nação.



Aluna: Joisiane C. De Vasconcelos

Nayane Juvêncio

Professora de Português

Concurso de Redação - Bienal

Nenhum comentário:

Postar um comentário