Trata-se
de uma ação concebida pelo Instituto Unibanco, e desenvolvida em parceria com
governos, para escolas públicas de Ensino Médio, com o objetivo de aumentar o
desempenho escolar dos alunos e diminuir os índices de evasão. Para atingir
esses objetivos, as escolas participantes recebem apoio técnico e financeiro
para a concepção, implantação e avaliação de um Plano de Melhoria de Qualidade,
com duração de três anos, ou seja, o ciclo das três séries do Ensino Médio.
O Projeto Jovem de Futuro: Visa à melhoria da qualidade do Ensino Médio baseia-se no princípio de
que um pequeno investimento de recursos técnicos e financeiros, colocado à
disposição de qualquer escola pública, o qual respeite a autonomia e o
protagonismo da comunidade escolar, pode trazer um impacto significativo nos
resultados, desde que esteja direcionado para que a comunidade escolar se
mobilize em torno de metas e estratégias pactuadas; reforce a gestão para
resultados e ofereça incentivos para professores e alunos.
O
PJF reúne ações, métodos e tecnologias que proporcionam às escolas de Ensino
Médio um modelo de gestão abrangente e participativo, focado em resultados. Sua
base é a capacitação de um grupo de gestão, formado por integrantes da própria
comunidade escolar, para a criação de um Plano de Melhoria de Qualidade que é
implementado ao longo de três anos com apoio técnico e financeiro do Instituto.
Exceto por ações pontuais com finalidades estratégicas específicas, não há
programas nem protocolos de ação predeterminados.
As
escolas públicas participantes recebem apoio técnico para a elaboração de um
plano estratégico, utilizando a metodologia do Marco Lógico, assistência
técnica para uma “gestão para resultados” em contrapartida, comprometem-se a
melhorar substancialmente o desempenho de seus alunos no SAEB - Sistema de
Avaliação da Educação Básica – na 3ª série do Ensino Médio, em Língua
Portuguesa e em Matemática e a diminuir seus índices de evasão.
São os seguintes os princípios e premissas do Projeto Jovem de Futuro:
I.
Melhorar as condições humanas e materiais do ambiente escolar traz resultados
positivos aos estudantes.
II.
Todas as partes integrantes da unidade escolar devem estar envolvidas em torno
do objetivo comum de transformar a realidade da escola.
III.
Envolvimento e compromisso da comunidade escolar se conquistam com motivação.
IV. Indivíduos motivados são
causas geradoras de transformação social.
A
melhoria da qualidade da escola e do ensino depende de um processo que garanta
a autonomia da comunidade escolar (direção, professores, alunos e pais) na
identificação dos fatores que interferem nos resultados de sua ação educativa,
além da concepção, implantação e avaliação de um Plano Estratégico de Melhoria
de Qualidade.
Metas
A
execução do Projeto Jovem de Futuro está orientada para o alcance de algumas
metas fundamentais:
• reduzir
em 40% os índices de evasão/abandono escolar, desta etapa de escolaridade;
• aumentar a média da escola, do Ensino Médio em, no mínimo, 25 pontos;
• diminuir em 50% o percentual de alunos no padrão de desempenho “Baixo“, nas disciplinas avaliadas.
• aumentar a média da escola, do Ensino Médio em, no mínimo, 25 pontos;
• diminuir em 50% o percentual de alunos no padrão de desempenho “Baixo“, nas disciplinas avaliadas.
Sabemos
que essas metas, mensuráveis através de indicadores, só serão alcançadas por
uma mudança mais ampla, e para melhor, de toda a escola. Por isso, o Projeto
Jovem do Futuro abriga ainda a ambição de:
(a)
fomentar a melhoria do clima escolar, no que se refere ao respeito,
solidariedade, disciplina e diminuição da violência;
(b)
oferecer condições para a melhoria da formação e das condições de trabalho dos
profissionais da escola;
(c)
promover uma cultura de avaliação como instrumento de aperfeiçoamento do
processo ensino-aprendizagem;
(d)
apoiar a gestão participativa e guiada por resultados;
(e)
contribuir para a melhoria do ambiente físico escolar com relação a instalações
e equipamentos.
Fonte: http://www.unibanco.com.br/int/hom/index.asp
Acesso em: 14 de Novembro de 2012.
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