O
encontro foi iniciado com a exibição do vídeo “Camocim, cidade
de muitas belezas”, possibilitando um olhar novo e original sobre o
lugar onde os professores participantes vivem, já que a temática do
programa é o “lugar onde vivo”.
Durante
a formação os professores
foram levados a refletirem
sobre as práticas de ensino da leitura e da escrita com foco em
gêneros textuais ao ler e discutir o texto “Gêneros textuais na
sala de aula: entre modas e realidades”, contido na Revista “Na
Ponta do Lápis”, nº 11. Também
conheceram o passo a passo da sequência
didática - roteiro das ações para o trabalho com gêneros
textuais, onde identificaram as etapas da sequência didática
para o ensino dos gêneros crônica e artigo de opinião e
familiarizaram-se com as oficinas do caderno do professor para
aprimorar a prática pedagógica.
Ainda
no encontro, os
participantes discutiram as
características peculiares dos
gêneros em estudo,
culminando com um teste com
perguntas objetivas para verificar o nível de compreensão dos
professores quanto aos gêneros
estudados.
Os
docentes foram orientados a elaborar
um cronograma de realização das oficinas
tendo como base o cronograma nacional da olimpíada 2014, como
também
acessar
o site da olimpíada e fazer
sua
inscrição e/ou seu cadastramento online. O
evento foi concluído
com o preenchimento do instrumental de avaliação com o objetivo de
sondar o nível de satisfação dos envolvidos.
Rejane Lopes
Coordenadora Escolar
Nenhum comentário:
Postar um comentário