
Se todos soubessem realmente o verdadeiro significado da palavra liberdade jamais teriam chamado o acontecimento de 13 de Maio, de 1888 de libertação dos escravos.
É certo que liberdade é o direito de ir e vir por se só, não caracteriza um ser livre. É preciso ter um propósito, um lugar para ir, para morar; e isso, com careza os escravos recém libertos não tiveram. Eles passaram a vagar pelas ruas, dormir calçadas, pedir esmolas. A libertação havia acontecido, mas todo o preconceito de uma sociedade ainda existia.
Não havia oportunidades, todos os olhavam como bichos, alguns até tinham medo deles. A sociedade da época não estava preparada para dividir o seu espaço com esse povo guerreiro e corajoso, mas que eles subjugavam e menosprezavam violentamente, esquecendo do simples fato de que eles também são seres humanos e tem o mesmo direito de viver dignamente como qualquer um.
Sendo assim, restou aos negros, afasta-se dessa sociedade infantil, e buscar longe dela uma vida digna, que como disse antes, todos nós temos direito.
Yago - 3° Ano B
Aluno da Profa. Dinalva (História)
Nenhum comentário:
Postar um comentário