16 de abr. de 2014

CEPI promove formação sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

     
Dia 11/03/2014, de 8h às 17h, no LEI I da escola, os professores de português do Colégio Estadual Professor Ivan Pereira de Carvalho se encontraram para conhecer a proposta de trabalho com gêneros textuais contidas no Caderno do Professor: A ocasião faz o escritor (crônicas) e Pontos de Vista (artigo de opinião) da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
       O encontro foi iniciado com a exibição do vídeo “Camocim, cidade de muitas belezas”, possibilitando um olhar novo e original sobre o lugar onde os professores participantes vivem, já que a temática do programa é o “lugar onde vivo”.
       Durante a formação os professores foram levados a refletirem sobre as práticas de ensino da leitura e da escrita com foco em gêneros textuais ao ler e discutir o texto “Gêneros textuais na sala de aula: entre modas e realidades”, contido na Revista “Na Ponta do Lápis”, nº 11. Também conheceram o passo a passo da sequência didática - roteiro das ações para o trabalho com gêneros textuais, onde identificaram as etapas da sequência didática para o ensino dos gêneros crônica e artigo de opinião e familiarizaram-se com as oficinas do caderno do professor para aprimorar a prática pedagógica.
     Ainda no encontro, os participantes discutiram as características peculiares dos gêneros em estudo, culminando com um teste com perguntas objetivas para verificar o nível de compreensão dos professores quanto aos gêneros estudados.
       Os docentes foram orientados a elaborar um cronograma de realização das oficinas tendo como base o cronograma nacional da olimpíada 2014, como também acessar o site da olimpíada e fazer sua inscrição e/ou seu cadastramento online. O evento foi concluído com o preenchimento do instrumental de avaliação com o objetivo de sondar o nível de satisfação dos envolvidos.

Rejane Lopes
Coordenadora Escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário