29 de out. de 2009

I Semana da Cidadania- Concurso de redação da CGU "Todos pela ética e cidadania: como posso contribuir para uma sociedade melhor?"

Os escândalos na sociedade nos espantam cada vez mais, pois é inaceitável que o homem seja capaz de usar o poder que tem para manipular o meio em que vive. A ética nesse caso já não existe e a cidadania muito pior é difícil respeitar o direito do próximo.
O que podemos perceber ao longo da evolução é que a inteligência humana está superando todos os seus limites, um mundo egoísta onde todos só pensam no seu próprio “eu” e o “nós” já não tem tanta importância. Uma conquista, é o direito de voltar, de escolher quem pode nos representar e são nessas escolhas que a decepção aparece, pois quem achava perfeito para uma representação politica acaba tornando-se um escândalo onde a perspectiva de quem escolheu vai ficando perdida. É dinheiro na cueca, viagens caríssimas com direito a família, gato e cachorro, os mensalões estão a solta e cabe a nós mudarmos essa situação.
Já que não temos bons exemplos em nossa política que isso possa partir de pequenas ações, na família, na escola através do grêmio estudantil, no trabalho, enfim buscar a melhoria mesmo que os indicadores apontem para a desistência. A conscientização tem que vir do berço, pois mudar uma mente já feita não adiantaria muita coisa. Se nos acomodarmos tudo continuará tudo continuará do mesmo jeito: sem respeito, sem ética, sem moral e sem cidadania.
Os grandes pensadores e filósofos, só são conhecidos porque expuseram suas idéias, agora está em nossas mãos o dever de buscar ações e atitudes que façam essa idéias serem propostas em prática e exercidas com respeito e dignidade, pois a vida é uma luta constante onde o bem comum vale muito mais.

Identificação
Escola: CEPI
Município: Camocim
Aluno/ Aluna: Thayres de Almeida Melo
Professor(a): Marciana Pereira
Série: Médio- 3º ano
UF: Ceará
Idade: 17

Nenhum comentário:

Postar um comentário