13 de set. de 2010

Nossos destaques na Olimpíada de Língua Portuguesa do CEPI.


Parabenizamos as alunas Laresca Medeiros do 1º ano B e Suiane Magalhães do 1ºC pelo desempenho de seus trabalhos na participação da Olimpíada de Língua Portuguesa do CEPI. As duas crônicas foram enviadas para a 4ª CREDE afim de destaque para participação na Olimpíada de Língua Portuguesa a nível nacional.


Crônica - ‘O lugar onde vivo’


Madrugada

Que susto levei na madrugada do dia 17 de fevereiro de 1982, após eu despertar daquele terrível sonho, o medo ainda me atormentava no meio da escuridão do meu quarto, as luzes ainda estavam apagadas. Fui em direção aquele pequeno e assustador objeto, na qual me “diria” as horas.

Era exatamente 02h15min da madrugada. Ainda turbulentas as imagens em minha cabeça pareciam ter um tom real. Vozes em volta de mim exigiam que em pequenas palavras eu resumisse aquele maldito sonho. Ainda em pé, perto daquele aparelhinho, peguei um lápis e um papel e comecei a escrever:

“Caros amigos, tenho apenas 12 anos e estou escrevendo essa crônica. Moro em uma das cidades mais impressionantes de meu estado, a natureza é tão bela e está em meu Camocim. Suas águas deslumbrantes se comparam ao do céu, caminhar nas dunas é como tocar a pele macia de uma bela moça, seus mangues tem um toque delicado de uma linda rosa, mais aviso-lhes: cuidem bem dessas maravilhas, pois como uma criança indefesa todas essas coisas precisam de cuidados”.

Guardei aquele pequenino papel e adormeci novamente. Anos se passaram até que como um passe de mágica eu despertava novamente de outro sonho no exato 17 de fevereiro, porém no ano de 2010.

As luzes continuavam apagadas e no relógio havia 02h15min. Naquele mesmo momento tinha recordações da madrugada de 1982. As vozes voltavam, obrigando-me a acrescentar palavras férteis naquela mesma hora. Segui a caminho de minha escrivaninha onde se encontrava aquele papel, peguei-o e comecei a escrever:

“Aqui estou novamente, 28 anos depois. Nunca imaginaria que um sonho poderia se tornar realidade, não, não estou afirmando que as belezas de Camocim tenham acelerado, mas ela cresceu como uma criança sem cuidados e se tornou um adulto cheio de problemas. As águas deslumbrantes não hipnotizavam mais, é como o céu nublado e sem vida, as dunas já não tem mais tanta maciez ao tocá-los, falo isso daquelas que ainda restam, seus mangues já não são mais aquela linda rosa ao nascer, se tornaram um cravo cheio de espinhos”.

Naquele exato momento compreendi o real significado daquelas palavras, era como se a natureza pedisse ajuda. Ela queria ser notada e de preferência cuidada. Assim como uma pessoa precisa de amor e respeito para conseguir viver, as águas, dunas e mangues pediam socorro. Talvez hoje ela ainda esteja quase intacta, mas talvez daqui á alguns anos ela perderá totalmente seu brilho ardente. A frustração tomava conta do meu ser e antes que guardasse aquele papel, acrescentei:

“É tão bela e linda, como pode um dia querer acabar, talvez você não tenha nenhuma opção, apenas siga de acordo com os cuidados que lhe oferecem, hoje ainda está viva, mas fico a me perguntar:

- E o amanhã, como estará?


Laresca Medeiros – 1ºB manhã

Aluna da professora Claudia Lireda


Lugar onde Vivo

Essa cidade que se encontra no litoral do Ceará, Camocim, de belezas extraordinárias que tem como o seu clima: cidade de beleza sem fim, quem do litoral não a conhece? Onde suas historias são antigas e belas, e em que até hoje é contada pelos seus moradores, cidade rica em ecoturismo, praias, lagoas que estão disponíveis para todos. Ela aborda muitos lugares pequenos que quando as conhece se encantam.

Ela está entre as cidades do Ceará a mais vista, falada e visitada por pessoas do Brasil e estrangeiros, pois suas culturas e praias estão a cada dia mais vista por televisões e internet. Não podemos deixar de falar de grandes pessoas ilustres de Camocim, um de seus destaques está o aviador Pinto Martins, um grande homem na historia da aeronáutica e da cidade de Camocim.

O hino dessa cidade que tem como o verso: Camocim entre as ondas boiando, vai cantando louvores a Deus, quem viu suas praias de alvuras sem par. Resumindo, Camocim tem vários motivos de agradecer por tudo o que passou e pelo o que conquistou.
Camocim sempre será dividida em duas gerações: a antiga e o presente, em que os mais velhos tem o prazer de contar, era a cidade antiga, para contar suas histórias as crianças e jovens, em que a cada passar do tempo a cidade de beleza sem fim se modifica para melhor. Camocim suas lembranças jamais se apagarão e seus sonhos concretizaram.

Suiane Ferreira de Araújo – 1ºC manhã

Aluna da Professora Claudia Lireda

3 comentários: