20 de set. de 2010

"Vamos Discutir Política" - Leitura, Debate e Escrita.

Nas atividades previstas do Projeto “Vamos Discutir Política – Uma Questão de Cidadania”, os professores estão trabalhando com produções de texto para que os alunos exercitem sua capacidade crítica argumentativa sobre o contexto atual de nossa sociedade quanto a política. Os destaques de hoje são os alunos da Professora Cleide Silva, que trabalhou nas turmas de 2º e 3º ano, a leitura e discussão do texto “Ó Pátria Amada Idolatrada- Os dois Brasis”, do livro Identidade Nacional em debate, que faz parte do acervo da biblioteca da escola. Confira as produções.


‘Pátria’

A desigualdade social está presente nos quatro cantos do mundo, não seria diferente no Brasil. Os contrastes econômicos e sociais são assustadores e alarmantes. A nossa tão amada e querida nação está sendo destruída, a população já não sabe onde encontrar a solução para “curar” a pátria.

Estamos vivendo no auge do capitalismo, onde as relações emprego-patrão se distanciam cada vez mais em relação ao capital adquirido. Os índices de pobreza têm diminuído a cada dia, mas os gráficos não apontam totalmente a realidade. Enquanto os ricos empresários ganham com altas produções e se deleitam em mordomias, os seus trabalhadores chegam à exaustão, em condições ruins, onde o seu salário não sustenta a família, pois não dura o mês inteiro.

A solução seria a reformulação de leis através do trabalho de nossos políticos. O que não acontece. É um fato que não podemos generalizar, mas os corruptos deixam uma mancha inapagável na vida e história do povo brasileiro. Eles são os principais maus-exemplos que não devemos seguir.

Ainda acredito em um país justo, em que a constituição tenha algum valor. Nós somos os principais símbolos da pátria. Somos os responsáveis por não deixá-la morrer. Isso só será alcançado quando todos decidirem amar o mesmo Brasil.

Santiago Pontes e Jarbas Paiva (alunos do 3º ano ‘A’)



‘Ó Pátria Amada, Idolatrada!’





O Brasil atualmente se encontra com um sério problema relacionado à política, onde as pessoas acabam aceitando toda lábia de políticos, que por sinal falam sempre o mesmo discurso, sobre uma melhoria que nunca se tem.

Muitas pessoas se dizem amar a pátria, como o próprio hino nacional apresenta, porém não lutam por isso, pois não usam de sua liberdade de expressão, apenas aceitam o que os “poderosos” dizem, o que acaba por dividir o Brasil em dois, aqueles de baixas condições sociais, de maioria negros, miseráveis, sem passado nem futuro; por outro lado temos aqueles que se dizem “donos do mundo”, que são os que recebem bons salários, freqüentam as melhores escolas, restaurantes, etc.

Em fim, no Brasil muitos não sabem o verdadeiro sentido do termo ‘política’, porque na verdade política está relacionada à ética, coisa que os políticos não tem como propósito. ]


Jurilene Araújo e Rayane Gomes (alunos do 2º ano ‘B’)



Um comentário:

  1. PARABÉNS PELO TRABALHO!!! NA NOSSA ESCOLA ESTOU DESENVOLVENDO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO O I ESCOLAR DE SOCIOLOGIA E POLITICA, COM TEMA DE DESAFIOS E TENDENCIAS CONTEMPORANEOS - PARA DIA 27!! JOVENS NA EXPECTATIVA DO GRANDE DIA - SERÃO 16 TEMAS ESCOLHIDOS TODOS SOBRE POLITICA.

    ResponderExcluir