13 de out. de 2010

Drogas Psicotrópicas: A Vida Desperdiçada

No mundo todo, o consumo de drogas cresce sem parar, cigarros e bebidas alcoólicas estão entre os maiores anunciantes do planeta. O abuso e dependência de drogas é um problema de saúde pública que afeta muitas pessoas e tem uma grande variedade de conseqüências sociais. Estudos recentes demonstram que a dependência é claramente tratável e que o tratamento pode ter um profundo efeito não apenas nos usuários de drogas, mas também na sociedade, como a diminuição da criminalidade, violência, acidentes e outros.

Essa temática foi abordada juntamente às turmas do 3º ano (A, B, C, D) na disciplina de Química. Uma das etapas iniciais desse trabalho foi aprofundar os conhecimentos científicos sobre as drogas perturbadoras ou alucinógenas, drogas estimulantes e as drogas depressoras, a origem da palavra, histórico, como são fabricadas, como chegam ao Brasil, o que caracteriza tráfico, as penalidades aplicadas, estimativas no país, tipos de tratamento, países onde as mesmas são liberadas, o princípio ativo-(componentes químicos), a ação no sistema nervoso central, no cérebro e no organismo e síndrome de abstinência. Essa atividade culminou com apresentações de forma expositiva, peças teatrais e abordagens através de slides e vídeos.


Francisca Edvania dos Santos Sousa.
Professora de Química


VOCÊ SABIA?


A palavra droga tem origem do holandês antigo, droog, folha seca; isso porque antigamente quase todos os medicamentos eram feitos à base de vegetais, a definição proposta para droga em medicina é a seguinte: é qualquer substancia capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário