
Ler os livros de bons autores é além de um grande prazer um enriquecimento para o nosso intelecto. Amplia os horizontes, levando-nos a conhecer várias culturas, lugares distantes, idéias, pensamentos e valores diversos, ficamos conhecendo, a riqueza que é o pensamento, a criatividade, a inteligência dos escritores, com seus personagens incríveis, humanos e desumanos, outros nem tanto, felizes, infelizes, vilões e mocinhos, enfim... com suas complexidades e diversidades.
Com nossa imaginação viajamos, sonhamos, vivemos vários personagens, nos transportamos para outros lugares, para o mundo encantado da fantasia.
Mas, para entender estas obras-primas é necessário levar em conta que elas surgem em determinada época e situação histórica diferentes, estando impregnadas pelo ambiente social, econômico e político em que vive ou viveu seu autor.
Os grandes autores como: Machado de Assis, José de Alencar, Lima Barreto, Graciliano Ramos, Érico Veríssimo, Rachel de Queirós, Jorge Amado, Aluísio Azevedo e uma extensa lista de e escritores magníficos, não esquecendo nossos grandes poetas. Através de seus poemas ouvimos vozes de diversas épocas. Nos fala mais perto à alma fazendo-nos compreender nossa própria experiência da vida e do mundo. O grande Gregório de Matos, O 'Boca do Inferno’, com seu humor vivo e espírito crítico. Augusto dos Anjos, Castro Alves, Álvares de Azevedo,etc... fazem um retrato de nosso país em varias épocas.

Lembre-se: “A leitura engrandece a alma”.
(Voltaire)
Professora Lourdes Lima - Biblioteca
Nenhum comentário:
Postar um comentário