
NÓS SOMOS ELES
Diante da necessidade de estudar o Estado do Ceará com a turma do 3º ano, resolvemos buscar as informações do começo. Não adianta estudarmos o espaço sócio-econômico e as questões ambientais do Ceará se não entendermos desde o começo na sua formação.
Foi passado um seminário para os alunos onde o desafio era buscar informações sobre os primeiros habitantes, os índios cearenses. Todos assim fizeram, mas uma equipe se destacou. A grande equipe do 3º C turno tarde.
As apresentações foram das mais diversas formas. Tivemos painéis com fotografias, slides, folder, música, cenário e sem contar com uma excelente oratória. Uma equipe se propôs a apresentar seu seminário no momento do intervalo para que alunos de outras séries também tivessem acesso a essa informação. A apresentação foi acompanhada de cenário, diversos objetos e alimentos da herança indígena. O resultado foi ótimo pois muitos alunos pararam pra ver o que aqueles alunos estavam fazendo de seu intervalo.
Além das pesquisas brilhantes e das boas apresentações foram utilizadas a também uma banda que eles gostam pra falar do tema de seu trabalho, a música utilizada foi “Índios” do Legião Urbana.
Uma outra equipe criou um Hip Hop para retratar na letra a luta do índio e na dança um desafio entre brancos e índios. Os mesmos alunos que fizeram a música foram os que dançaram. A música era um protesto sobre o passado e o presente imposto ao índio.
Os alunos entenderam que nossa forma de ocupação foi bem mais complexa porque não está ligado somente a economia, mas à vidas, que se foram e que tentam sobreviver hoje. São nossos pais, é nossa história.
No final das apresentações a empolgação da turma foi tanta que a professora se viu desafiada à levar esse projeto de aprendizagem mais à frente.
Rejane Maria Lima de Sousa.
Professora de Geografia
Nenhum comentário:
Postar um comentário