31 de mai. de 2012

Primeiro Aprender Digital

Os alunos do 1º ano F do turno tarde participam de aula no Laboratório Escolar de Informática no ambiente virtual do Projeto Primeiro Aprender na disciplina de Língua Portuguesa direcionada pela Professora Ana Maria Bernardino. Neste ambiente os alunos puderam interagir com o conteúdo de forma dinâmica complementando o assunto trabalhado em sala de aula: crônica humoristica das aulas 36 e 37 do Projeto Primeiro Aprender.

Professor Ana Maria Bernardino.

Formação para Cidadania (Profa. Ana Maria)


EU QUERIA TER E SER

30 de mai. de 2012

ENEM 2012 - As inscrições começaram!

As incrições para o ENEM 2012 foram iniciadas nesta segunda-feira, 28 de maio, finalizando no dia 15 de junho e para agilizar a participação de todos os alunos do CEPI (SEDE e Extensões) a Coordenação Escolar juntamente com os Coordenadores do Laboratório de Informática, estarão senbilizando e orientando os alunos que ainda não possuem RG e CPF a providenciar o mais rápido possivel, e para aqueles que já possuem, as inscrições estão sendo realizadas no contra turno, nos laboratórios de informática da escola.

Núcleo Gestor.

Aula prática no LEC - A importância do etanol na sociedade

No dia 29 de maio os Professores de Química da SEDE, Francisca Edvania, Osmair Charles e Francineudo Carneiro realizaram aulas práticas no LEC abordando a importância do etanol em nossa sociedade com base no conteúdo sobre funções oxigenadas: alcoóis. Na oportunidade os alunos realizaram a extração do etanol presente na gasolina comum e aditivada de alguns postos de nossa cidade; e em seguida, realizaram a extração do etanol presente numa amostra de um vinho bastante consumido em nossa sociedade, através da destilação, um método de separação de misturas.

Laboratório Escolar de Ciências.

Assembléia Geral dos Estudantes do CEPI

Na noite desta terça-feira (29/05) os alunos que fazem parte da comissão eleitoral realizaram uma Assembléia Geral para apresentação das chapas que irão concorrer ao Grêmio Estudantil  no ano de 2012/2013 do Colégio Estadual Professor Ivan, expondo suas propostas e fazendo a sua campanha.
No momento da Assembléia o Presidente da Comissão Eleitoral André de Freitas Garcês do 1º Ano C convidou o Professor Emiliano Veras para falar sobre a função do grêmio na escola.
A eleição estará acontecendo no dia 30 de maio nos turnos manhã, tarde e noite.

Conselho de Líderes
Coordenadora Escolar Raimunda Mesquita
(Gestão do Protagonismo Juvenil)


Aula Prática no LEC

No dia 28 de maio as turmas dos 3º anos E, F e G da noite, participaram de aulas práticas no Laboratório de Ciências do CEPI, na disciplina de Biologia pelo Professor Willian Hilton, com o objetivo de fazer a demonstração da extração do DNA de celulas vegetal (cebola e banana) e animal (fígado bovino).
As aulas práticas no LEC fazem parte do processo ensino-aprendizagem do educando com o objetivo de relacionar a teoria abordada em sala de aula com atividades experimentais que possam representar situações do cotidiano.

Laboratório Escolar de Ciências.

21 de mai. de 2012

Oficina de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro

Hoje segunda-feira(21/05) professores de Linguagens e Códigos e Coordenadores Escolares do Colégio Estadual Professor Ivan participam da Oficina da Olimpíada de Língua Portuguesa realizada na 4ª CREDE de Camocim de 08h às 17hs, tendo como formadora a Professora Elane Costa. Na abertura do encontro esteve presente a Supervisora do NRDEA Remédio Rês com a palavra inicial e fazendo a acolhida com o público presente.
A oficina tem como objetivos: trabalhar práticas do ensino da leitura e da escrita com o foco em gêneros textuais; conhecer a metodologia da sequência didática para o ensino de gêneros textuais; reconhecer características próprias do Artigo de Opinião.



18 de mai. de 2012

Oficina - TV e Vídeo em Sala de Aula

Os professores das Ciências da Natureza participaram no último coletivo de uma Oficina - TV e Vídeo em sala de aula no Laboratório Escolar de Informática, a mesma faz parte das ações previstas para 2012. O momento foi conduzido pelos Professores Coordenadores Oseias Araújo e Cícero. O encontro foi dividido em duas etapas:
Na primeira etapa os professores foram sensibilizados quanto a utilização do vídeo nas aulas estabelecendo relações com o conteúdo, tendo o recurso audio-visual como ferramenta metodologica para contribuição nas reflexões e análises, elevando sua capacidade de criticidade apartir da observação. 
Na segunda etapa foram realizadas algumas orientações sobre a edição de vídeos, tais como: redução do tempo do filme para ser aplicado no tempo de uma aula; corte nas cenas inadequadas, dentre outras.
A Oficina foi bastante participativa com discussões e sugestões de meios norteadores para dinamizar a prática pedagógica neste contexto tecnológico.
Laboratório Escolar de Informática.

16 de mai. de 2012

Projeto Diretor de Turma


Os professores dos 1º anos e os que fazem parte do Projeto Diretor de Turma estão realizando reuniões bimestrais referentes ao 1º período afim de avaliar minuciosamente cada aluno das turmas para a melhoria do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. A reunião conta com a participação do Professor Diretor de Turma, demais professores da turma, a Coordenadora do Projeto na escola Raimunda Mesquita, líder e vice-líder de sala e pais de alunos que são convocados. No momento o PDT da turma apresenta o resultado da turma e carometro para fazer a análise.
Após as reuniões o PDT passará a trabalhar apartir dos resultados avaliado, fazendo o acompanhamento dos alunos, aplicando medidas para solucionar os problemas dectados.


Coordenação do Projeto Diretor de Turma.
Raimunda Rodrigues Mesquita.

Oficina de Práticas Laboratoriais de Biologia e Química

Os professores das Ciências da Natureza e suas  Tecnologias participaram da Oficina de Práticas Laboratoriais no ambiente de aprendizagem -LEC do CEPI, ministrada pelos Professores Osmair Charles e Lúcia Maria Rocha, com o objetivo de efetivar no planejamento de suas aulas teóricas as práticas laboratorias e apresentar aos alunos ferramentas utilizadas neste ambiente.





Laboratório de Ciências - LEC.

12 de mai. de 2012

Sábado Letivo na Extensão de Amarelas e Sítio Santa Lúcia

A extensão de Amarelas e Sítio Santa Lúcia realizou na manhã deste sábado atividades extrassala alusiva ao Dia das Mães com o objetivo de homenagear a todas as mães detas comunidades. 
As mães dos alunos foram convidadas a participarem de um momento de reflaxão com o Padre Sebastião na Igreja de Amarelas e depois a ouvir uma palavra de cunho religioso com o Professor da Extensão José Ricardo. Logo após foi oferecido um café da manhã com sorteios de brindes na Casa de Parto. 
Este momento foi organizado pelos professores, alunos, funcionários e o PCE Jairo Honório. 
Acompanhando as atividades deste dia estiveram presentes a Diretora  Maria Elizabete Magalhães e a Coordenadora Escolar Marciana Pereira
 






 Parabéns a todas as Mães do CEPI.

11 de mai. de 2012

Alunos das Extensões no Centro de Multimeios

Hoje pela manhã os alunos das Extensões de Moreias e Sítio São Mateus do 1º, 2º e 3º anos estiveram no CEPI participando de aulas práticas nos Ambientes de Aprendizagem - Laboratório de Ciências-LEC, Laboboratório de Escolar de Informática-LEI e Sala de Leitura - Biblioteca. Os alunos se deslocaram através da lancha, chegando ao Balaoustre no início do dia, acompanhados pelo Professor Coordenador da Extensão Antonio Sérgio e os Professores Raimundo Freire e Sandra Ferreira. O objetivo deste momento foi proporcionar a inclusão dos alunos da Zona Rural com o conhecimento nos diferentes ambientes que não são vivenciados em suas localidades, proporcionando a prática através das TIC's, bem como outras ferramentas de aprendizagem. As aulas tiveram duração de 1 hora, fazendo rodízio entre os ambientes.
No laboratório de Ciências as aulas foram ministradas pela Professora e Especialista Laboratorial Lúcia Maria, no Laboratório de Informática esteve realizando as atividades o Professor Coordenador Oseias Araújo e na Sala de Leitura/Biblioteca as Professoras Maria de Lourdes e Neusa Setubal com o apoio do Professor Antonio Gomes de Brito.  
Após as atividades nos amientes os alunos tiveram um momento de lazer com jogos de xadrez e em seguida participaram de um almoço oferecido a todos.

O CEPI agradece a partcipação e empenho dos alunos e professores.

5 de mai. de 2012

Merenda Escolar nas Extensões do CEPI

Em 2012, através do Governo do Estado do Ceará e SEDUC, o CEPI passa a oferecer a merenda escolar aos alunos das extensões (Zona Rural) que funcionam nas Comunidades de Amarelas, Pedra Branca, Baixo, Corguinho, Sítio São Mateus, Moreias e Tatajuba. A oferta da merenda escolar tem por objetivo atender as necessidades nutricionais dos alunos durante a sua permanência em sala de aula, contribuindo no rendimento escolar e aprendizagem.

Núcleo Gestor.

Alunos da Extensão de Amarelas no CEPI

Nos dias 02 e 03 de maio os alunos do 1º e 2º do turno da tarde da extensão de Amarelas estiveram participando de aulas práticas no Laboratório de Ciências do CEPI, acompanhados pelo Professor de Biologia Valdeglácio Loiola com a proposta de apresentar um ambiente de aprendizagem que proporciona ao aluno visualizar os conceitos da disciplina aplicados na prática.
A realização das aulas práticas sobre Práticas Laboratoriais aconteceram com as orientações do Professor Valdeglácio Loiola e a Especialista Lúcia Maria Rocha. Os conteúdos contemplados foram: 1º ano - Composição Química da Vida: Teste de Glicose(Aula1); Célula: Obsevação em célula animal da bochecha(Aula2); 2º ano - Protozoários: Microorganismos, infusório, protozoários, algas e helmintos(Aula1); Fungos: Constatando a atividade dos levedos(Aula2).

Professor Valdeglácio Loiola.
Professora Lúcia Maria Rocha.

O encontro Regional de Gestores aconteceu no CEPI

Nesta sexta-feira (04/05) o CEPI recebeu a equipe da 4ª CREDE para realização do Encontro Regional com o Núcleo Gestor das Escolas Estaduais no período de 8:30 às 17:00, tendo como pauta de discusão o Acompanhamento Pedagógico e de Indicadores das escolas da região. 
Estiveram presentes no encontro a Coordenadora da 4ª CREDE Professora Elvira Veras, a Supervisora NRDEA Remédio Rês e as Superintendentes Escolares Clivia Lenny, Jairla Freitas e Liduina Maciel.   

O Núcleo Gestor honra-se pela realização do encontro em nossa instituição.

3 de mai. de 2012

Aula da Família - 2012

 Nesta quinta-feira  o CEPI está realizando a primeira Aula da Família do ano letivo de 2012 nos turnos manhã, tarde e noite. O encontro tem por objetivo apresentar aos pais e responsáveis os resultados de aprendizagem dos alunos no 1º período. Os professores receberão os pais em sala de aula para entrega dos boletins, fazendo as devidas considerações, apontando os aspectos positivos e negativos para a melhoria do rendimento escolar.
A Aula da Família também está acontecendo nas extenções do CEPI nas comunidades de Amarelas, Pedra Branca, Baixo, Corguinho, Tatajuba, Moreias, Sítio Santa Lúcia e Sítio São Mateus com os mesmo fins, que é melhorar o nível de aprendizagem dos alunos.   

Núcleo Gestor.